Ao esquecer de tomar a pílula, o risco de gravidez varia de acordo com o tempo de esquecimento e com a semana da cartela de anticoncepcional. Caso o esquecimento tenha sido por menos de 12 horas, deve-se tomar a pílula logo que lembrar e a eficácia do remédio se mantém normalmente, não havendo risco de gravidez.
O efeito contraceptivo da pílula diminui principalmente se o esquecimento ocorrer na primeira ou última semana da cartela ou quando se esquece mais de 2 comprimidos no mesmo mês, sendo importante usar camisinha nestes casos para prevenir a gravidez.
Esquecimento de até 12 horas
Se o esquecimento foi por menos de 12 horas, deve-se tomar a pílula esquecida e continuar tomando o restante da cartela normalmente no horário habitual. Nestes casos, não há risco de engravidar porque o medicamento mantém o seu efeito.
Assim, quem costuma tomar a pílula sempre às 10h da manhã e esqueceu de tomar neste horário, tem até às 22h da noite do mesmo dia para tomá-la sem correr o risco de engravidar.
Esquecimento por mais de 12 horas
Em anticoncepcionais de 21 ou 24 dias, o que se deve fazer quando o esquecimento é por mais de 12 horas depende da semana em que está a pílula, como mostrado a seguir:
Na 1ª semana:
Deve-se tomar a pílula esquecida logo que lembrar, mesmo que tenha que tomar 2 pílulas no mesmo dia, e seguir tomando o restante da cartela normalmente até o fim, além de usar camisinha durante os próximos 7 dias.
Além disso, é importante lembrar que há risco de gravidez caso tenha ocorrido contado íntimo sem preservativo na semana anterior ao esquecimento.
Na 2ª semana:
Deve-se tomar a pílula esquecida logo que lembrar, mesmo que tenha que tomar 2 pílulas juntas, e seguir tomando o restante da cartela até o fim no horário habitual.
Quando o esquecimento ocorre na 2ª semana não é preciso utilizar camisinha, pois a eficácia do remédio se mantém.
Na 3ª semana:
Deve-se ler a bula do medicamento, pois o que se deve fazer varia de acordo com a indicação do fabricante. Em geral, recomenda-se tomar a pílula logo que lembar e seguir a cartela normalmente, utilizando preservativo pelos próximos 7 dias.
Também existem as opções de emendar a próxima cartela, não fazendo a pausa habitual para a menstruação, ou parar a cartela no dia do esquecimento e fazer logo a pausa de 7 dias da menstruação.
Anticoncepcional de 28 dias
Para as pílulas com 28 comprimidos, como Micronor, Adoless e Gestinol, o risco de engravidar existe em qualquer semana do esquecimento, mesmo que a mulher esteja amamentando.
É importante ler a bula e seguir as recomendações do fabricante, que em geral informam que se o esquecimento foi de até 3 horas, deve-se tomar a pílula e seguir a cartela normalmente, usando camisinha pelos próximos 2 dias.
Nos casos em que o esquecimento foi de mais de 12 horas, deve-se tomar o comprimido e seguir a cartela no horário habitual, usando camisinha pelos próximos 7 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário