domingo, 1 de maio de 2016

Lute contra a dengue, a zika e a chikungunya

-
 Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas
O Brasil está passando por graves problemas de saúde devido ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de três doenças: dengue, a zika e a chikungunya e cada vez é maior o número de relatos do aumento de casos de microcefalia.
Sintomas:
As doenças revelam os mesmos sintomas:
– Febre alta
– Dor no fundo dos olhos
– Vermelhidão na pele
– Coceira
– Distúrbios gástricos
O Ministério da Saúde informa que após surgirem os primeiros sintomas, o paciente deve consultar uma unidade de saúde para orientações e avaliação do caso.
Não é recomendável auto-medicação, o que pode piorar agravar a doença.
A melhor forma de se evitar a dengue e a única arma contra a doença que temos atualmente é a prevenção.
Como não ainda não foram criados medicamentos que impeçam a contaminação, é fundamental diminuir a quantidade de mosquitos que circulam nos ambientes.
Verifique locais que acumulam água parada, região onde o mosquito transmissor da doença deposita seus ovos.
É importante não deixar a água parada em em latas, embalagens, copos, pneus velhos, vasos de plantas, garrafas, caixas d´água, tambores e latões.
Hora da Limpeza!
Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, o cuidado na hora da higienização de ambientes é fundamental.
Além de evitar a água parada, sempre que possível, limpe as paredes internas de locais que acumulam água (caixas d’água); limpar periodicamente calhas de telhados; jogar quinzenalmente desinfetante em ralos; drenar terrenos onde encontrar formação de poças; não acumular latas, pneus e garrafas e não despejar lixo em ruas e em aterros.
Procure um posto de saúde em sua região, a auto-medicação pode ser perigosa, principalmente em casos de dengue.
Muitas ações estão em desenvolvimento em todo o país para envolver toda a população no controle do mosquito.

Técnicas fáceis de relaxamento para crianças


Do medo do escuro até lidar com as pressões da escola, cada criança experimenta seus próprios medos, ansiedades e sentimentos de estresse.
Ensine seus filhos algumas das técnicas simples e eficazes de relaxamento para ajudá-los a controlar as tensões diárias e poderá ser uma ferramenta que pode beneficiá-los por toda a vida.
Dependendo da criança, algumas técnicas podem funcionar melhor do que outras, para iniciar  escolha uma ou duas das técnicas que sugerimos abaixo, inclua outros treinamentos quando sentir que seu filho estiver preparado.
01. Respiração profunda
A respiração profunda é uma forma eficaz para diminuir a resposta natural do corpo ao estresse.
Ela diminui o ritmo cardíaco, reduz a pressão arterial e proporciona uma sensação de estar no controle.
Esta técnica simples pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer idade.
a. Respire profundamente
b. Segure a respiração por um momento
c. Solte lentamente
Repita a respiração profunda até que se sinta relaxado.
02. Relaxamento Muscular Progressivo
O relaxamento muscular progressivo oferece uma ótima maneira de aliviar o estresse.
Isso é feito com movimentos de contrair e relaxar diferentes grupos musculares em seu corpo.
a. Rosto – Peça aos seus filhos para torcerem o nariz e testa como se cheirassem algo fedido e, em seguida, proceda ao relaxamento do rosto.
Repetir três vezes.
b. Mandíbulas – Peça ao seu filho para cerrar suas mandíbulas com força como se ela fosse um cachorro pendurado em um osso e, em seguida deixe a mandíbula completamente solta, para libertação do osso imaginário.
Repetir três vezes.
c. Braços e ombros – Proponha ao pequeno esticar os braços para os lados ou para frente, depois levantá-los acima de sua cabeça e esticar tão alto quanto ela possa.
Mantenha por alguns instantes, deixe cair e deixe os braços relaxados.
Repetir três vezes.
d. Mãos e braços – Sugira para a criança imaginar que está espremendo uma laranja com uma mão o mais forte que puder, em seguida, deixar a laranja cair no chão, deixando braço e mão moles.
Repita três vezes, depois alterne para o outro braço.
e. Estômago – Deitado de costas, sugira ao seu filho para contrair os músculos do estômago tão forte quanto ele puder, apenas por um momento.
Logo após, afrouxar a musculatura e relaxar.
Repita três vezes, e depois que ele faça a mesma técnica em pé.
f. Pernas e pés – Sugira ao seu filho ficar em pé e pressionar os dedos dos pés contra o chão como se estivesse cavando a areia da praia.
Repetir três vezes.
Com cada uma dessas técnicas, incentiva seu filho a perceber os resultados positivos de relaxar cada parte do corpo e tenha o objetivo de trabalhar com estes exercícios para alcançar o relaxamento do corpo inteiro.

Reflexologia Podal

A Reflexologia é uma terapia complementar holística (onde as propriedades de um sistema – quer se trate de seres humanos ou outros organismos – não podem ser explicadas apenas pela soma dos seus componentes.
O sistema como um todo determina como se comportam as partes); isto é, procura tratar a pessoa de forma plena e não apenas o sintoma predominante.
As origens da reflexologia datam de cerca de cinco mil anos. Há caminhos de energia naturais que atravessam o corpo, e correspondem a todos os principais órgãos, glândulas e sistemas do corpo. Ao estimular áreas dospés ou das mãos, às vezes, pode-se estimular reflexivamente o corpo a trabalhar naturalmente para restaurar seu próprio equilíbrio saudável.
O corpo humano é uma máquina incrível!
Ela tem milhares de peças e sistemas que trabalham em conjunto para manter o funcionamento do corpo em níveis ótimos.
Os efeitos negativos da vida cotidiana, o estresse, as emoções e dieta podem levar o corpo a um desequilíbrio.
O único propósito de Reflexologia é devolver o corpo para a homeostase – é a propriedade de um sistema aberto, em seres vivos especialmente, que tem a função de regular o seu ambiente interno para manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlado por mecanismos de regulação inter-relacionados.
A Reflexologia é uma terapia muito relaxante, que restaura o equilíbrio de todos os sistemas em um nível físico, emocional e espiritual.
Para a reflexologia podal os pés humanos têm uma grande quantidade de pontos de reflexo.
É fácil de ler e aprender os pontos reflexos gerais nos pés e o conhecimento pode ser usado para operar diferentes áreas do corpo com base na localização anatômica do órgão receptor.
O esquema de Reflexologia Podal mostra a localização dos diferentes pontos reflexos situados nos pés.
Happy Toes Fotolia_38927700_XS
Áreas básicas de reflexologia nos pésÉ um diagrama muito simples e fácil de aprender. Se você está ansioso para começar a reflexologia, então este esquema será muito útil. Na ilustração a seguir, os pontos da reflexologia que podem ajudá-lo o alívio do seio bloqueado.
No mapa, pesquisar a área de seios que é pontas de todos os dedos.
Agora pressione, por 20 segundos, com o polegar de sua mão e dedo mindinho, área do seio que é os dedos de pé e solte. No pé direito faça o processo com a mão direita e no pé esquerdo com a mão esquerda.
Agora gire suavemente articulações de cada dedo, de um lado para o outro, a partir do dedo mindinho.
Repita o processo para o pé esquerdo, também.
Estimule os dois pés e, em seguida, repita mais uma vez.
Repita o processo até que você sinta algum alívio.
No próximo mapa, é óbvio que o local do ombro está na borda externa que é perto dos dedos do pé.   xxxxx
Este exemplo vai ensinar como se livrar da dor no ombro.
Agora, comece a deslizar o polegar sobre a parte até área coluna, baixo para cima por alguns minutos.
Consuma muita água Respire pelo diafragma, pelo menos, por trinta segundos.
É claramente visível, no diagrama da Reflexologia, que a espinha está na parte interna de ambos os pés.
Esta é uma das áreas reflexivas vitais, pois atua como uma super-rodovia na conexão dos ossos, músculos e nervos com o cérebro. Sempre coloque uma pressão firme, enquanto estimula os pontos meridianos, primeiro no sentido horário, em seguida, no sentido anti-horário.

Massagem terapêutica auxilia na desintoxicação química

O ambiente cosmopolita e agitado em que vivemos, dietas de todos os tipos e um estilo de vida sedentário podem dificultar o processo de desintoxicação do corpo.
O corpo é projetado para liberar produtos químicos, toxinas e resíduos através de vários órgãos e processos envolvendo o sistemas circulatório e linfático.
O sistema linfático e circulatório e órgãos como o fígado e os rins são projetados para eliminar toxinas químicas de seu corpo.
A massagem terapêutica pode ajudar a estimular a circulação e promover a desintoxicação química.
Toxinas Ambientais
O aumento de poluentes em muitos ambientes modernos podem sobrecarregar o processo de desintoxicação natural do corpo, então ajude seu corpo e não tenha um estilo de vida sedentário – a falta de atividade física atrasa os sistemas circulatórios.
Quando sua circulação está funcionando em perfeito estado, o sangue recebe oxigênio e nutre os órgãos internos de forma mais eficaz, contribuindo para expelir de forma eficaz resíduos indesejados no organismo.
A técnica chinesa de massagem Chi Nei Tsang – significa “trabalhar a energia dos órgãos internos” – ou massagem abdominal ajuda nas funções dos rins, vasos linfáticos, fígado e intestinos – todos essenciais e fundamentais para o processo de desintoxicação química, além de ajudar a aliviar o estresse.
Quando os níveis de estresse são elevados, glândulas do corpo libertaram produtos químicos, entre eles o cortisol que atua como um corrosivo para os órgãos internos.
Neste caso, a massagem abdominal é útil para restaurar o equilíbrio físico e colabora no estado psicológico e emocional.
-

desintoxicação química

Fase I Desintoxicação
A fim de neutralizar substâncias químicas indesejáveis, o fígado utiliza duas etapas processo enzimático. Fase caminho eu converte um produto químico tóxico em um produto químico menos nocivo. Isto é conseguido através de reações químicas diversas (tais como oxidação, redução e hidrólise), e durante este processo radicais livres são produzidos, que, se excessiva, pode danificar as células do fígado.
Sem defesas adequadas livre radical, cada vez que o fígado neutraliza uma exposição a uma toxina, é danificado por radicais livres produzidos.
Antioxidantes reduz os danos causados por esses radicais livres. Se antioxidantes estão faltando e exposição a uma toxina é alta, os produtos químicos tóxicos tornam-se muito mais perigoso. Alguns podem ser convertidos a partir de substâncias relativamente inofensivas em substâncias potencialmente cancerígenas.
O antioxidante mais importante para neutralizar os radicais livres produzidos na fase I é a glutationa.
Fase de desintoxicação II
Esta é a chamada via de conjugação, pelo qual as células do fígado adicionar outra substância (por exemplo, cisteína, glicina, ou uma molécula de enxofre) para um produto químico tóxico ou drogas, para torná-lo menos nocivo. Isso faz com que a toxina ou droga solúvel em água, para que ele possa então ser excretado do corpo através de fluidos aquosos, tais como bile ou urina. Xenobióticos e metabólitos individuais geralmente seguem uma ou duas vias distintas. Existem, essencialmente, seis caminhos fase de desintoxicação II:
• conjugação da glutationa
• conjugação de aminoácidos
• Metilação
• Sulfatação
• Acetilação
• A glucuronidação
Através de conjugação, o fígado é capaz de transformar medicamentos, hormônios e várias toxinas em substâncias excretable. Para eficientes de desintoxicação de fase II, as células do fígado necessitam de enxofre contendo aminoácidos como a taurina e cisteína. A glicina nutrientes, a glutamina, colina e inositol também são necessários para eficientes de desintoxicação Fase II.
Glutationa também é criticamente envolvidas nos processos de desintoxicação de fase II. Se os altos níveis de exposição a toxinas produzem tantos radicais livres de fase I de desintoxicação que a glutationa se esgota, a II fase de processos dependentes de parar de glutationa, produzindo estresse oxidativo, ou dano hepático.
As toxinas transformado em intermediários ativados por fase I são substancialmente mais reativa do que a fase I foram toxinas.
A menos que rapidamente removido do corpo por meio de mecanismos de desintoxicação de fase II, podem causar problemas generalizados, especialmente carcinogênese. Portanto, a taxa na qual fase I produz intermediários ativado deve ser equilibrada pela velocidade com que a fase II termina seu processamento.