sábado, 9 de janeiro de 2016

Estafa pode diminuir sua saúde e desencadear doenças como hipertensão, fobias e gastrite

Desânimo sem explicação aparente, dores no corpo, falta dês motivação para continuar aquela atividade de que tanto gosta e uma vontade enorme de ir embora logo após chegar ao trabalho. Se você está com algum desses sintomas, fique de olho, pode ser estafa.
De origem emocional ou física, ela pode atingir crianças adultos e compromete o desempenho na escola, no trabalho e na relação com as demais pessoas no dia a dia, tornando todas as atividades, antes prazerosas, em obrigações desgastantes chatas. Por alterar todo o funcionamento do organismo, pode desencadear outras doenças como hipertensão, fobias e ansiedade, problemas cardíacos e gastrite. “Se você ficar acumulando tensões cansaço, vai virar uma panela de pressão e uma hora ela explode e faz um estrago maior
“A estafa pode ser física (periférica) ou mental (central) e está muito ligada a rotina que o paciente leva, por isso, antes de prescrever qualquer medicamento, pergunto se ele tem dado conta de todos os afazeres que estão sob sua responsabilidade ou se ele está passando por algum problema afetivo, só assim é possível tratar o problema”, explica Claudio.

Ai que cansaço!

Treino, caminhada, corre-corre com as crianças e muito cansaço. Mais popularmente conhecida como fadiga, a estafa periférica se caracteriza por dores musculares e cansaço físico ocasionados principalmente pela combinação entre desgaste excessivo (sem respeitar o tempo de recuperação) e pela má alimentação. “Não tem quem suporte esse ritmo frenético, é fadiga na certa”, explica o fisiologista. “Nestes casos, o tratamento é uma mudança radical na rotina e na alimentação. Geralmente estas duas ações resolvem o problema”, continua. “Se não for tratada, pode desencadear outras doenças como: anemia, prisão de ventre, diarreia e até queda de cabelo

Estresse x estafa

Muita gente confunde, mas estafa e estresse são problemas diferentes. Algumas diferenças ajudam a diferenciar os dois quadros. A fadiga ou estafa é um sintoma do estresse, mas não a a sua causa. No estresse, a intensidade da fadiga é maior e a maneira como nosso organismo reage a estes sintomas é bem diferente. Enquanto a estafa pode ser tratada com mudanças de hábitos ou tratamento médico, o mesmo não ocorre com o estresse, uma espécie de estágio crônico das duas formas de fadiga. “O grau de irritabilidade e da dor sentida no estresse é maior, além disso, o estresse é muito mais mental do que físico, por isso, não adianta usar os mesmos procedimentos. É uma questão de intensidade e durabilidade da fadiga”, explica Claudio.

Estafa central ou mental

Sintoma

– Falha de memória;
– Insônia;
– Irritabilidade e choro com facilidade;
– Desânimo;
– Tristeza e angústia;
– Azia, má-digestão;
– Palpitação;
– Diminuição do desejo sexual

Tratamento

Relaxar é o lema para curar a estafa. “Muitas vezes o tempo que se “perde” indo ao cinema ou em um parque, por exemplo, é um ganho de saúde e bem-estar.
É melhor parar agora do que perder o controle depois”, alerta o fisiologista.
– Saiba aproveitar os momentos de lazer;
– Converse sobre os problemas com os amigos ou com um profissional;
– Cultive o bom humor;
– Aprenda a relaxar;
– Não faça várias tarefas ao mesmo tempo;
– Procure resolver um problema de cada vez;

Os danos que a tristeza causa a saúde

Embora a tristeza profunda seja considerada por cientistas como um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, apenas 4%das 5 318 participantes da pesquisa Sinta Seu Coração associa a depressão com o infarto
O levantamento revela que 21% sentem ansiedade, 14% estão estressadas, 12% sentem fadiga e 6% vivem tristes. E o pior é que as mulheres ainda não perceberam a importância de zelar por suas emoções em prol da saúde do coração. Essa negligência é um perigo, afinal esses distúrbios psicológicos favorecem danos aos vasos. Estudos mostram que a depressão está por trás do aumento de substâncias inflamatórias na circulação. Tal mecanismo machuca o endotélio ? a parede interna do vaso ? e favorece a deposição de gordura, o que serve de gatilho para a formação da placa, isto é, da aterosclerose.
Não bastasse a tendência à inflamação, quadros depressivos interferem com o sistema responsável pelo relaxamento e contração dos vasos e assim a hipertensão pode dar as caras.
Para piorar, as pacientes deprimidas não têm disposição para a prática de atividade física e não cuidam direito do próprio cardápio, o que é um prato cheio para desencadear problemas cardiovasculares
Diante de um quadro assustador como este, as sociedades médicas começaram a incluir em suas diretrizes propostas para rastrear a depressão nos consultórios, independente da especialidade.

De onde vem a tristeza sem fim?
A doença tem forte componente genético, mas existem alguns estopins capazes de facilitar seu surgimento, caso do luto, da ruína financeira ou da separação conjugal. Os hormônios também têm sua parcela de culpa e graças a eles, as mulheres têm o dobro do risco se comparadas aos homens.
Uma das maneiras de prevenir a angústia é procurar gerenciar o estresse e compartilhar as dificuldades do dia a dia. Sim, a turma do sexo feminino precisa aprender isso urgentemente. A pesquisa Sinta seu Coração mostra que 18% raramente dividem seus problemas com outras pessoas. Estimular a prática de atividade física é mais uma excelente estratégia fundamental na prevenção do problema.

Em silêncio meus pensamentos te buscam


Em silêncio meus pensamentos te buscam

Esse blog é visto pelo mundo
 diversos países.
Espero que em algum lugar, você esteja, e que esta postagem passe pelo seus olhos, e te faça lembrar de de me dizer, como esta..
E que não demores tanto pra voltar (MARIO D)


Em silêncio
Meus pensamentos te buscam
tempo se congela
canções alimentam a alma.
saudade
 Torna-se dona de mim.
As estrelas me enfeitiçam
Como o encanto de seu olhar.
Tento ser forte
Suportando a saudade
E segurando as lágrimas,
Mas é inútil
Pois a noite é amiga da saudade
E unidas elas me vencem
E me faz render-se.
A saudade me prende
E as lágrimas me desobedecem,
Nada me faz esquecer
Nem passa- tempos me distraem
Cada gesto,
Cada olhar,
Está você...
Minha alma parece estar unida a sua
Pois já busquei mil maneiras
De lidar com a saudade
Mas ela sempre me vence...
É mais forte que meus instintos
É maior que meus limites
É uma
Incombatível Saudade.

Almas Gêmeas que se encontram - As verdades do amor

Dizem que para o amor chegar não há dia, não há hora, nem momento marcado para acontecer. Ele vem de repente e se instala no mais sensível dos nossos órgãos, o coração.

Começo a acreditar que sim. Mas percebo também que pelo fato deste momento não ser determinado pelas pessoas, quando chega, quase sempre os sintomas são arrebatadores. Vira tudo às avessas e a bagunça feliz se faz instalada. Quando duas almas se encontram o que realça primeiro não é a aparência fisica, mas a semelhança d'almas. Elas se compreendem e sentem falta uma da outra.

Se entristecem por não terem se encontrado antes, afinal tudo poderia ser tão diferente. No entanto sabem que o caminho é este e que não haverá retorno para as suas pretensões. É como se elas falassem além das palavras, entendessem a tristeza do outro, a alegria, o desejo, mesmo estando em lugares diferentes. Quando almas afins se entrelaçam passam a sentir saudade uma da outra num processo contínuo de reaproximação até a consumação.

Almas que se encontram podem sofrer bastante também, pois muitas vezes tais encontros acontecem em momentos onde não mais podem extravasar toda a plenitude do amor que carregam, toda a alegria de amar e querer compartilhar a vida com o outro, toda a emoção contida à espera do encontro fatal.

Desejam coisas que se tornam quase impossíveis, mas que são tão simples de viver. Como ver o pôr-do-sol, caminhar por uma estrada com lindas árvores, ver a noite chegar, ir ao cinema e comer pipocas, rir e brincar, brigar às vezes, mas fazer as pazes com um jeitinho muito especial.

Amar e amar, muitas vezes sabendo que logo depois poderão estar juntas de novo sem que a despedida se faça presente. Porém muitas vezes elas se encontram em um tempo e em um espaço diferentes do que suas realidades possam permitir.

Mas depois que se encontram ficam marcadas, tatuadas e ainda que nunca venham a caminhar para sempre juntas, elas jamais conseguirão se separar. E o mais importante: terão de se encontrar em algum lugar

Acupuntura Emagrece

Benefícios da Acupuntura que ajudam a emagrecer:

  • Drenagem de líquidos e diminuição de edemas e inchaços;
  • Eliminação de toxinas;
  • Melhora da função intestinal e digestiva;
  • Diminuição dos níveis de ansiedade;
  • Diminuição do apetite e da necessidade de comer doces;
  • Melhora da qualidade do sono.
Sim, a acupuntura emagrece. Longe dos efeitos colaterais sentidos com os fortíssimos tratamentos alopáticos usados para emagrecer de forma rápida e exagerada, o paciente tratado com a Medicina Chinesa vai, dia após dia, recuperando o seu equilíbrio corporal, acalmando a mente e se tornando mais feliz e satisfeito!
Nos dias atuais a obesidade se tornou um problema sério e muito comum.
O percentual da populacão acima do peso aumenta a um ritmo acelerado e, junto com esse aumento, cresce também o número de pacientes com doenças relacionadas a esse ganho de peso, como a hipertensão, colesterol alto, diabetes, doenças cardiovasculares, depressão, insônia, entre outras.

A Acupuntura

A Acupuntura trabalha através da liberação das energias bloqueadas restaurando o equilíbrio e harmonizando o Yin e o Yang.
Muitas pessoas relatam que, ao se submeterem ao tratamento de Acupuntura, seja para o alívio de dores ou alergias por exemplo, obtêm a perda de peso como um dos efeitos colaterais positivos.
Quando o seu corpo restabelece esse equilíbrio, a tendência natural é que você perca alguns quilinhos indesejáveis como consequência. Ao serem tratados com o objetivo específico de perderem peso, aí então a perda é ainda mais significativa.

Tratamento da acupuntura para emagrecer

O paciente passa por sessões semanais de Acupuntura sistêmica em conjunto com as demais ferramentas como auriculoacupuntura, eletro acupuntura, ventosa  Terapia, moxabustão entre outras.
Além disso, um bom profissional da M.T.C também irá associar o tratamento com a Dietética e Fitoterapia chinesas. O paciente fará uso das ervas e alimentos que irão complementar ainda mais o tratamento. Serão indicadas ervas que possuem funções tradicionais para a perda de peso, como também ervas que tem efeito sobre o controle do apetite e melhora do metabolismo corporal.
Além disso, outras ervas serão acrescentadas para tratar os desequilíbrios específicos que cada pessoa irá apresentar, além do aumento do peso. Por exemplo, poderão ser usadas ervas que fortaleçam o seu organismo, o sistema digestivo, que melhorem o sono e que diminuam a ansiedade.

Conheça os pontos da acupuntura que ajudam a emagrecer

  • Boca – Esse ponto está relacionado a compulsão em comer.
  • Estômago – Esse ponto está relacionado a obesidade. (comer mesmo quando o estômago está cheio)
  • Pulmões – Esse ponto está relacionado com o vício em comer.
  • Endócrino – Esse ponto está relacionado com a dificuldade em emagrecer por retenção hídrica
  • Baço– Esse ponto está relacionado a desiquilíbrios hormonais e de açúcar
  • Rim – Esse ponto está relacionado com o sistema nervoso e a retenção hídrica.
  • Tiroide – Esse ponto está relacionado com o metabolismo lento.

ALMAS GÊMEAS

Imagem Nossas mentes se acostumaram às questões complexas, cheias de “senão” e “porquê”. Quando precisamos lidar com o óbvio, o simples, não conseguimos chegar a uma conclusão. Sabe por que? Porque o simples não tem explicação; necessita apenas de sentimento. Não fomos treinados para sentir. Quem sente é considerado tolo, mole, sem juízo. Inteligente e perspicaz é quem tem habilidade para pensar!
Conhecer a própria alma não é tarefa para alguns dias ou meses. É tarefa, em princípio, para a vida toda. Estamos em constante transformação, evolução, aprendizagem e assimilação. Conhecer a própria alma exige muito mais do que uma percepção superficial.
Genericamente falando, muitas pessoas são semelhantes, mas quando conhecemos alguém e, principalmente, a nós mesmos profundamente, com interesse e amor, podemos descobrir a magia da exclusividade. Não existe ninguém igual a ninguém, nem mesmo os gêmeos, nem mesmo as almas gêmeas. Cada qual carrega em si algo de individual, de particular, de ímpar.
Na verdade, o que procuramos numa alma que seja gêmea da nossa é um nível superior de semelhanças, é alguém que, apesar de viver sua singularidade, olha na mesma direção que a sua, caminha com ritmo e intenções semelhantes às nossas.
Sendo assim, nessa procura serão necessários sensibilidade, doação de si mesmo e, acima de tudo, percepções livres de preconceitos e prejulgamentos. Talvez, a procura leve muito mais tempo do que gostaríamos. Conhecer a nossa própria alma já é trabalho que exige muita dedicação e empenho; um trabalho que, muitas vezes, nos causará angústias, decepções, dores e amadurecimento.
Quando nos comprometemos com o autoconhecimento, encaramos de frente todas as nossas características e isso inclui os defeitos, aquilo que faz parte de nós e que, na maioria das vezes, preferimos ignorar, esquecer…
Quem está realmente interessado em encontrar a sua Alma Gêmea sabe que as almas gêmeas existem porque foram, num determinado momento, divididas para que pudessem evoluir.
Viver e Ser não é uma questão melhor ou pior, de certo ou errado… É uma questão de equilíbrio, de sensibilidade e de respeito por si mesmo e, consequentemente, pelo outro.
Ninguém pode escolher pelo outro. A escolha é pessoal e intransferível. Depende exclusivamente de cada um. Eu sugiro que faça a sua escolha imediatamente e que possa, sinceramente, estar consciente dela!

O CAMINHO DA ALMA

A busca por um equilíbrio pessoal, um longo percurso de aprendizagem e os fundamentos de uma espiritualidade completamente diferente dos rumos mais conhecidos são o que Géraldine Correia apresenta neste livro. Uma viagem ao mundo das plantas psicotrópicas e às diferentes possibilidades no mundo do xamanismo, contada de forma bastante pessoal, mas, ao mesmo tempo, explicando bases e conhecimentos adquiridos ao longo da aprendizagem. E o primeiro impacto é, inevitavelmente, de estranheza, já que aquilo que aqui é explicado é, em muitos aspectos, diferente e contrastante com muitas outras formas de espiritualidade. Para quem não tiver conhecimentos prévios do tema (como foi o meu caso), a impressão inicial deixada por este livro é a de muito para assimilar em muito pouco tempo, já que se trata de um livro relativamente curto, mas onde as muitas experiências vividas pela autora se cruzam no seu relato de aprendizagem.
Passada esta confusão inicial, a leitura torna-se muito interessante. Ainda que a sensação de entrar num mundo completamente desconhecido nunca se desvaneça, é fácil, depois de assimilado o estilo de escrita da autora, diferenciar os princípios que definem a experiência vivida dos relatos da experiência pessoal. E estes dois elementos constroem um equilíbrio interessante: ao acompanhar a história da autora, desperta-se curiosidade em saber mais da sua evolução e do que a terá despertado, enquanto que, ao ver as regras associadas aos retiros e às diferentes plantas, surge o interesse em saber de que forma os seus efeitos se manifestam em cada um. 
Resulta disto uma obra interessante, onde é, apesar de tudo, o registo pessoal o que mais cativa, dando a conhecer uma forma diferente e pouco conhecida de viver a espiritualidade. Para mim, era um mundo completamente novo. 

OVÁRIOS POLICÍSTICOS

A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla S O P, é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.
É uma doença caracterizada pela menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e presença de micro cistos nos ovários.
Sua causa ainda não é totalmente esclarecida. A hipótese é que ela tenha uma origem genética e estudos indicam uma possível ligação entre a doença e a resistência à ação da insulina no organismo, gerando um aumento do hormônio na corrente sanguínea que provocaria o desequilíbrio hormonal.
Segundo o Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, a Síndrome do Ovário Policístico atinge cerca de 7% das mulheres na idade reprodutiva.

SINTOMAS

A falta crônica de ovulação ou a deficiência dela é o principal sinal da síndrome.
Em conjunto, outros sintomas podem ajudar a detectar essa doença, como:
  • Atrasos na menstruação (desde a primeira ocorrência do fluxo);
  • Aumento de pelos no rosto, seios e abdômen;
  • Obesidade;
  • Acne.
  • EXAMES

    A síndrome de ovário policístico (S O P) é uma doença causada pelo desequilíbrio dos hormônios na mulher. Ela pode alterar o ciclo menstrual, causar problemas de pele e ocasionar pequenos cistos nos ovários que por fim podem gerar dificuldades para engravidar entre outros problemas, porém algumas vezes pode ser assintomática.  As mulheres descobrem a síndrome entre 20 e 30 anos de idade, mas os primeiros sintomas aparecem logo nos primeiros ciclos menstruais ainda na adolescência. Pacientes que apresentam a doença normalmente têm antecedentes da mesma enfermidade em parentes próximos, como mãe e irmãs, o que configura uma pré-disposição genética ao desequilíbrio hormonal e suas consequências.
    O médico algumas vezes já consegue diagnosticar a S O P através da história e do exame físico, porém existem diversos exames que auxiliam no diagnóstico da síndrome. Pela ecografia e laparoscopia pélvica é possível observar a dilatação do clitóris e dos ovários. O exame de sangue auxilia na verificação dos níveis de hormônios como estrogênio, folículo estimulante (F S H), luteinizante (L H), testosterona, tireoide e prolactina. A S O P pode contribuir para o surgimento de muitas doenças também como: Diabetes, alterações do colesterol, aumento do peso e da pressão arterial podendo até causar câncer de útero se não for adequadamente tratada.

MIOMA

Miomas ou fibromas são tumores benignos do útero, consistindo em uma desordem hormonal que causa um enovelamento das fibras musculares e assim, forma nódulos nesse órgão. Geralmente, localizam-se no trato genital. Possuem uma coloração esbranquiçada e sua consistência é firme. Em sua maioria, os miomas são múltiplos.
Fibroma é uma doença que afeta cerca de 50% das mulheres, em sua maioria de pele negra. Outros fatores que elevam a propensão do desenvolvimento do mioma são a obesidade e a nuliparidade (não ter filhos).
O estrogênio é o principal causador dessa doença. Por isso, a maior incidência de miomas ocorre no período máximo da reprodutividade feminina, até a chegada da menopausa.


SINTOMAS

A maioria das mulheres não apresentam os sintomas da doença, mas dependendo do tamanho, da quantidade e da localização do mioma é possível apresentar os seguintes sintomas:
  • Sangramento uterino anormal;
  • Pressão na bexiga;
  • Dor no abdômen;
  • Dor lombar;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Dor pélvica com hemorragia.
  • TRATAMENTOS E CUIDADOS

    Os miomas devem ser tratados independentemente de apresentar sintomas ou não. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico e é realizado de acordo com o histórico de vida da paciente e da quantidade e tamanho dos nódulos.
    O tratamento medicamentoso pode ser feito com o uso de diversos medicamentos que podem ser tanto de uso oral como injetáveis, alguns exemplos deles são: anti-inflamatórios não hormonais, progestágenos, drogas inibidoras de hormônios entre outros.
    Caso a mulher tenha mais de 35 anos e possua filhos, um dos tratamentos indicados é a histerectomia, que consiste na retirada do útero com os miomas, por meio da laparoscopia, videolaparoscopia ou via vaginal. Quando a mulher deseja manter o útero, pode se optar pelo tratamento medicamentoso ou retirar somente os miomas, mas com grandes possibilidades de futuramente crescerem novos miomas. Nesse caso, é indicado também o uso de medicamentos que bloqueiam a produção de hormônios.
    Mulheres que desejam engravidar devem receber um tratamento especial, pois os miomas podem prejudicar a fertilidade, podendo levar a um aborto. Quando a mulher consegue engravidar, os fibromiomas não podem ser retirados, mas deve-se tomar cuidado, pois podem induzir ao parto prematuro devido ao seu aumento volumétrico. Após o parto, eles devem ser removidos.
    Em último caso, quando a mulher não deseja realizar uma cirurgia, o tratamento indicado é a embolização, que obstrui as artérias do útero com partículas sólidas que reduzirão a nutrição dos miomas e assim, diminuindo o volume uterino e a quantidade dos nódulos.

TPM: Tensão Pré-menstrual

TPM: Tensão pré-menstrual: Este é um dos períodos mais delicados tanto para as mulheres quanto para quem está ao lado delas. Nesta fase é fácil perceber que o número de discussões, crises e brigas aumentam. A sensibilidade feminina fica muito mais à flor da pele e a busca por tratamentos cresce a cada ano. A TPM.

A TPM ou Síndrome pré-menstrual é o período cíclico que precede a menstruação. Nesse intervalo de tempo, podem aparecer sintomas psíquicos e físicos, que geralmente desaparecem no primeiro dia do fluxo menstrual. Em algumas mulheres, a TPM é interrompida somente com o fim do fluxo.
A principal causa da TPM é a alteração hormonal feminina durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Parece haver uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina. É importante ressaltar que essa síndrome acompanha a menstruação normal da mulher.
sintomas
Os sintomas na TPM podem ser físicos ou emocionais causando desconforto na mulher. As principais características são:
Sintomas Emocionais:
  • Depressão;
  • Vontade de chorar;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Fome em excesso ou falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Dificuldade de concentração;
  • Cansaço.
Sintomas Físicos:
  • Dor de cabeça;
  • Acne;
  • Aumento de peso;
  • Inchaço nas mamas;
  • Dores osteo musculares;
  • Distensão gasosa.
Para caracterizar a TPM não é necessária a ocorrência de todos esses fatores, que devem desaparecer com o fluxo para serem chamados de síndrome pré-menstrual.
Outros problemas que também atacam grande parte das mulheres podem ser tratados com a acupuntura. São eles: a depressão, ansiedade, cefaleia, infertilidade e cistites de repetição.  De acordo com especialistas do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (C.M.BA), órgão oficial da acupuntura médica do país, quando uma pessoa está depressiva e ansiosa, ela sofre com um desequilíbrio na oferta de neuro transmissores como a serotonina e noradrenalina. A acupuntura é capaz de reverter esta perda.
O diagnóstico da tensão pré-menstrual costuma ser demorado, principalmente pela falta de exames que comprovem a sua existência. As mulheres que tem sintomas mais severos passam em diversos médicos e demoram anos para serem diagnosticadas com a combinação de sintomas que condizem com a fase do ciclo menstrual exata para serem diagnosticadas com TPM. Outra questão é que a maioria das mulheres que têm sintomas intensos de tensão pré-menstrual não procura ajuda médica por acreditarem que são normais ou por acreditarem que o médico não dará importância para a sua queixa.
Apesar de não ter diagnóstico e tratamento exatos, a TPM pode ser caracterizada por um quadro de sintomas que podem ser amenizados por meio do tratamento correto. Se você passa por esse sofrimento todos os meses não espere pela sua próxima menstruação, procure o quanto antes um ginecologista, explique seu problema e inicie o melhor tratamento para o seu caso, TPM tem tratamento!

Como podemos diagnosticar a Hiperplasia Benigna da Próstata causada pela deficiência da energia Yang QI? Medicina chinesa.

Se existe a presença de água e umidade estagnadas, será bem fácil reconhecer através da análise do corpo e saburra da língua.
Analise do corpo e saburra da lingua

primeira língua, da esquerda para a direita, inchada, larga e com marcas de dente, indica a presença de água ou umidade estagnadas e uma deficiência da energia Yang do Rim.
segunda, com a presença de uma saburra branca e úmida, nos mostra que ha umidade-frio no interior.
A terceira, com uma saburra branca e grossa, nos mostra umidade-frio, água e umidade estagnadas. A saburra espessa indica que a mais presença de umidade ou fleuma.
Se o paciente apresenta uma língua semelhante a alguma dessas três, nos podemos ter certeza que a Hiperplasia Benigna da Próstata é causada pela deficiência da energia Qi e Yang QI no corpo.
O foco do tratamento consiste em restaurar o equilíbrio do corpo mais do que tratar os sintomas da Hiperplasia Benigna da Próstata.
A fórmula, a base de plantas, visa ajudar as glândulas prostáticas, já desequilibradas, a restabelecer seu funcionamento normal, eliminando a estagnação e a umidade (bloqueio), aumentando o fluxo de sangue para a próstata e melhorando o ambiente da mesma.
Essa fórmula, apesar de não conter grande variedade de ervas, possui uma combinação muito harmônica e uma ação muito focada, o que leva a resultados excelentes.
Para o tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata onde o paciente não apresenta sinais de deficiência da energia Qi e Yang Qi, e seu pulso e sua língua diferenciam do descrito aqui, outras fórmulas poderão ser prescritas ou modificações devem ser realizadas dentro dessa fórmula.
Durante o tratamento, recomenda-se ao paciente ingerir chá morno feito a base de gengibre fresco, afim de potencializar o efeito de aquecer o organismo e eliminar a estagnação de água e umidade.
  • O paciente é aconselhado a evitar o consumo de alimentos frios e crus assim como a ingestão de bebidas geladas;
  • Suspender o consumo de bebidas alcoólicas que podem aumentar a produção de urina e irritar a bexiga;
  • Evitar alimentos fritos e gordurosos;
  • Manter-se aquecido e evitar ambientes muito frios que podem levar a retenção da urina e aumentar a urgência urinaria;
  • Evitar excesso de trabalho ,estresse, e sexo frequente, que podem reduzir ainda mais a energia do corpo;
  • Evitar permanecer sentado por longos períodos e manter uma rotina leve de exercícios físicos;
  • Não fumar.

Como a Medicina Tradicional Chinesa pode ajudar aqueles que sofrem de Hiperplasia Benigna da Próstata?

A Hiperplasia Benigna da Próstata é uma condição médica caracterizada pelo aumento benigno da próstata que normalmente se inicia em homens acima de 40 anos., podendo afetar 3 em cada 4 homens com idade acima dos 70.
Esse aumento, quando significativo, pode levar à compressão da uretra intra- prostática, promovendo a diminuição do fluxo urinário e fazendo a musculatura da bexiga aumentar a força necessária para eliminar a urina. Com a evolução do quadro, a bexiga se torna aumentada de tamanho com a ocorrência de retenção da urina, o que pode levar a complicações, como infecções urinárias.
A Hiperplasia Benigna da Próstata, como o próprio nome diz, é um crescimento benigno, que nada tem a ver com câncer. É um processo natural do envelhecimento e não se transforma em câncer de próstata. O aumento da próstata em si não é um problema. O problema se encontra no fato da próstata estar anatomicamente localizada junto a algumas estruturas do trato urinário, principalmente a uretra.
Crescimento da glândula prostática promovendo estreitamento da uretra e dificuldade para urinar
Glândula Prostática
Os sintomas podem vir isolados ou associados e diferenciam-se em cada indivíduo.
As principais queixas são:
  • Diminuição do fluxo urinário com jato fraco e lento, podendo levar de 3-5 minutos para concluir a micção;
  • Dificuldade e demora em iniciar a micção;
  • Sensação de que, após a micção, a bexiga não se esvaziou completamente;
  • Idas frequentes ao banheiro, especialmente durante a noite;
  • Urgência para urinar. A pessoa não consegue segurar, tendo uma necessidade imediata de urinar.
Infecções urinárias recorrentes devido ao não esvaziamento completo da bexiga que faz com que grande volume de urina fique sempre represado, favorecendo o crescimento de bactérias em seu interior. O fato da urina ficar represada dentro da bexiga também favorece a formação de cálculos (pedras) no seu interior.
Outro sintoma é a disfunção erétil (impotência), que ocorre por compressão dos nervos que controlam a ereção.
Esses sintomas tem um impacto negativo na qualidade de vida dos homens, interferindo em suas atividades diárias e sociais.

Tratamento

Qualquer idoso, ao primeiro sinal ou sintoma de crescimento da próstata, deve ser avaliado por um urologista que irá entender os sintomas que estão afetando o paciente, além de realizar o toque retal, solicitar dosagem do PSA, encaminhar para uma ultrassonografia trans retal e abdominal e biópsia da próstata.
Pacientes que apresentam H.BP diagnosticada em exames de rotina e não apresentam nenhuma queixa ou sinal de obstrução urinária podem ser acompanhados regularmente sem tratamento halo pático específico. Se houver aumento da próstata e sinais de obstrução moderada das vias urinárias, geralmente o tratamento indicado é feito com medicamentos que diminuem o tamanho da próstata. Entre as drogas disponíveis podemos citar:
  • Terazosina,
  • Doxazosina,
  • Tansulosina,
  • Alfuzosina,
  • Finasterida,
  • Dutasterida.
Quando a obstrução das vias urinárias é grave ou quando o tratamento com medicamentos não tiver sucesso, ou seja, se não houver redução do tamanho da próstata, a cirurgia passa a ser uma opção afim de evitar uma completa obstrução da passagem da urina, preservando a função renal e evitando que ocorra uma insuficiência renal grave.
A indicação da necessidade da desobstrução prostática cirúrgica deve ser cuidadosamente analisada pelo médico.

Tratamento através da Medicina Tradicional Chinesa

De acordo com a MTC, o foco do tratamento não deve ser apenas local, ou seja, apenas no aumento da próstata e sintomas associados. O profissional da MTC, deve focar seu diagnóstico e sua conduta no organismo como um todo, observando o sistema imunológico, a energia e o equilíbrio do corpo do paciente.
O uso isolado de antibióticos, hormônios e outros medicamentos que aliviam os sintomas da Hiperplasia Benigna da Próstata são indicados mas, não são suficientes para corrigir os danos em outras partes do corpo, além de diminuírem a imunidade do organismo.
A cirurgia, por menos invasiva que seja, não deixa de ser uma cirurgia, podendo ocasionar danos à próstata e consequências ao paciente.
O profissional da M.TC, deverá entender todos os sintomas apresentados pelo paciente, fazer a análise da língua e do pulso e, só então, dar um diagnóstico e traçar um plano de tratamento individual e personalizado para cada paciente, focando em fortalecer o organismo, aumentar a energia corpórea e ajudar o corpo a se auto ajustar.
Na visão da M.TC, assim como os cabelos grisalhos, o aumento da prostata é um processo natural do envelhecimento.
O motivo principal é a diminuição da energia do corpo. Quando a energia (Qi, Yang Qi) do corpo está deficiente, a água e a umidade interna perdem sua força para fluirem adequadamente e então, passam a ficarem retidas, estagnadas, condensadas.
Outras síndromes podem estar envolvidas dentro do diagnóstico da MTC, mas,na grande maioria dos casos, para se tratar com sucesso a hiperplasia benigna da prostata, o foco deve ser na energia do corpo que pode estar enfraquecida.
Ainda na dinastia Han, o famoso médico Zhang Zhong Jing (autor do renomado livro Shan Han L.u.n), descreveu uma fórmula especial para tonificar, aquecer a energia do corpo enfraquecida ao mesmo tempo que drena e elimina o acúmulo de água interna e umidade estagnada.
A função dessa fórmula na Medicina Chinesa é fortalecer e aquecer a energia do corpo e promover a micção. É mais indicada em casos onde o paciente, com uma fraqueza de energia pré existente, contraiu um agente patogênico externo ou em casos onde haja deficiência de Yang do Baço e/ ou Rim dando origem a retenção de fluidos. Muito indicado para Hiperplasia Benigna da Próstata que acomete os idosos.