terça-feira, 3 de novembro de 2015

ELEMENTO   ÁGUA.
A  personalidade de água quando em equilíbrio transmite calma em seu olhar e introspectiva; a água mais escuta sobre os outros do que fala de si, as pessoas a sua volta nunca sabem ao certo sobre o íntimo da personalidade água (nuca sabe-se sobre uma briga em casa e muito menos o que se passa na cabeça de um elemento água. Uma personalidade verdadeira que te olha nos olhos dá conselhos e realmente se importa com você, é considerada uma pessoa muito companheira. Busca pelo duradouro, profundidade em seus sentimentos, muitas vezes ama calada. Não gosta de mudanças, como exemplo: faz sempre o mesmo caminho de volta pra casa, não gosta de explorar o novo.
Nunca sabemos o que a água está pensando, um destaque do elemento água são o branqueamento dos cabelos. A água hora faz rio (tranquila) mas também pode fazer inundação, isto quer dizer que a água tem uma personalidade muito forte com isso quando o temperamento de água se irrita se assemelha muito a madeira, possui em seu interior o sentimento de vingança.

O órgão que controla a água é o rim considerado o estoque de energia vital, responsável pelo ciclo das águas em nosso corpo. É nesse órgão que estão inseridos os problemas de: medo, insegurança, sexualidade e determinação. Pessoas portadoras de Síndrome do pânico e fobias em geral são tratadas equilibrando seu ponto água. Traumas e culpas.

O medo é a característica principal do elemento água. Todas as pessoas precisam deste sentimento que dá limites a vida. Uma pessoa que não tem medo de nada, muitas vezes se torna inconsequente. Por outro lado o excesso deste sentimento limita as ações e as iniciativas. Pessoa do elemento água gosta do natural, nada de plásticas e transformações no que é natural.

A víscera que controla a água é a bexiga. O sentimento é a força de vontade e confiança. A patologia que cerca uma desarmonia é a incontinência urinária. Responsável pela iniciativa de projetar planos e estratégia na vida.

Como todo elemento possui as duas essências, o ideal seria um equilíbrio entre Yin e Yang. Mas com a desarmonia as características predominam o yin ou o yang.  Assim coloco as características individuais da água Yin e água Yang:

ÁGUA YIN.
Tem noção do perigo, tem controle sobre a emoção, possui um caráter reservado, calado, observa muito mais do que fala, odeia discussão, fala diretamente com quem tem que falar, é vista pelos outros como pessoas frias. Pessoas com falta de determinação, pouca ambição (dizendo tá ruim mas poderia estar pior), Timidez exagerada, medo e insegurança. Tendências depressivas. O que pode ajudar água Yin? Estar presente no meio social, não se colocar num pedestal, não andar a margem das pessoas, evitar ficar sozinho, não aceitar tarefas que não pode fazer, não deixar tarefas sem fazer.

ÁGUA  YANG.
É mãe de madeira por isso carrega a personalidade forte, sabe onde quer chegar, gosta de fazer tempestade, não perdoa fácil (carrega mágoas), chega inundando tudo, é explorador, audaz e decidido, criativo, muitas vezes impulsivo e inconsequente  características de madeira), tem um medo interior de não dar certo na vida porém não demonstra, medo de perdas, vive sobre constante stress, gosta de ter dominância sobre as pessoas, dentro de casa gosta de ter controle e impor sua opinião. Tende a agressão. Seu desafio é ser amável.

Estas são características dos dois extremos da água, desta forma se você se enquadra em características assim, é hora de procurar se equilibrar. A personalidade da água é amiga, porém o desequilíbrio transforma brisa em tempestade.

Elemento madeira

ELEMENTO   MADEIRA.
 Uma das personalidades mais fortes entre os elementos. Sempre que se conviver com uma madeira, já saiba que ela não faz por mal, todas as características fazem parte de sua estrutura. Ela é muito franca em seus atos e suas palavras, na maioria das vezes acaba afastando pessoas por seu excesso de sinceridade. Quando não gosta de alguém não finge.

Possui uma postura invejável, simbolizada por uma árvore firme e forte,  sabemos que é muito difícil derrubar uma árvore com suas próprias mãos assim é o elemento madeira praticamente impossível de enfrentá-lo. Defende seu ponto de vista com “unhas e dentes”, mesmo descobrindo que está errado não gosta de dar o “braço a torcer” , a última palavra é sempre da madeira e quando não possui argumentos chora ou grita ou joga objetos (coisas que chamem atenção).
Por natureza a madeira é tensa e quando é colocada em alguma situação de tensão, surgem problemas relacionados a stress. São pessoas que estão mais propícias a terem problemas de nervos, tendões e músculos. Bursites, tendinites, ciatalgias, ATM (contratura na articulação da boca), cefaléias e enxaquecas tensionais, e outras patologias que envolvem o stress de madeira. Personalidade que possui como figura “um general” que pisa firme quando anda, possui a fala como lei, é autoritário e explosivo quando se sente ameaçado. As principais características de sua personalidade são: decidida, competitiva, inflexível, expansiva, independente, confiante, compulsiva, inquieta, ciumenta, irritada e agressiva. Gosta de movimentos (viagem, esportes, badalações, festas, danças).  É o elemento que sabe falar “não” porém não sabe escutar “não”. Possui dificuldade para lidar com frustrações.
Os órgão que regem a madeira são: fígado e vesícula biliar. O único elemento que controla madeira é o metal que se torna um relação difícil, já que o metal CORTA a madeira. Se abre nos olhos. Filha do elemento água traz algumas características positivas da mãe quando está equilibrado como: ser justa e honesta, quando desequilibrado pode adquirir a vingança de herança da água. O sentimento que domina a madeira é a raiva.

Madeira yin.

Quando a personalidade de madeira está desequilibrada com a falta de yang, a madeira passa a ter a energia contida, não conseguindo se expressar abertamente, torna-se agressiva e com mania de perseguição, achando que o mundo está contra ela. Em análises percebe-se que esse desequilibrio são de madeiras que estão presas em casa, gerando frustração, já que tem noção que é muito capaz lá fora. Possui sintomas depressivos ligado a frustração e ressentimentos, tem pouca iniciativa, surge uma certa timidez perante os desafios, não consegue concluir nada que começa, diminui acentuadamente a capacidade de criatividade (herdada de sua mãe água), dificuldade de planejamento, explosões momentâneas, implosões de maior frequência dando espaço as “…ites” tendinites, bursites, artrites,… e fibromialgias. Geralmente a pessoa fica com mais sono, dorme até mais tarde, tende a acordar cansada e se pergunta o tempo todo: ” O que há comigo sempre fui tão dinâmica? Não me reconheço mais”. Sintomas: sensação de mãos atadas, depressão, irritabilidade, melancolia, angustia no peito, problemas menstruais, TPM, sensação de bola na garganta, impaciência e alteração de humor. Riscos futuros: depressão e câncer.
MADEIRA  YANG.
Está bem próximo a personalidade de fogo, torna-se mais inquieto passando por cima dos outros para conseguir o que quer, não observa o que está em sua volta, fica mais intolerante, crítico e egoísta. Gera ansiedade, incerteza e insegurança. Torna-se extremamente desconfiado. Os sintomas: ansiedade, insônia, olhos ressecados, dor de cabeça nas fontes latejante, diminuição de memória e sonhos excessivos, trismos(trava a articulação da boca), mal humor de fúria, obstipação. Riscos futuros: problemas cardíacos e AVC(S).

Elemento Fogo

O elemento fogo.
Elemento que ainda carrega a alegria de viver de uma criança, possui brilho e força intensa, comunicativo ao extremo, sorridente, sempre considerado um grande amigo, pois sempre tem tempo para conversar com os amigos! Um elemento fácil de agradar, basta saber ouvi-lo e levá-lo para passear… o fogo gosta de estar entre pessoas, conversar sobre tudo. Está sempre antenado e tenta acompanhar todas as conversas a sua volta. É um elemento que não guarda raiva dos outros, esquece rápido os problemas. Mesmo quando tem assuntos mal resolvidos tenta agir o mais diplomata possível. Mas é orgulhoso com pessoas próximas (cônjuge, pais, irmãos e filhos).

Quando bem equilibrado consegue separar bem os problemas do trabalho da rotina de casa. Mas quando não equilibrado possuem problemas para dormir… não conseguem ter um sono duradouro, a princípio acorda várias vezes durante a noite possui sonhos de perseguição que está subindo, correndo e fugindo. Geralmente inicia-se com medicações para dormir, o problema é que qualquer medicação no elemento fogo em 6 semanas vira água e há necessidade de aumentar a dose para tentar algum efeito. No entanto basta tentar equilibrar esse fogo, em algumas sessões de acupuntura aumentamos o Yin e o fogo volta a dormir.

Tem a postura de um imperador. O elemento fogo simboliza a energia Yang no seu estágio mais radiante e expansivo. Essa fase é representada pelo verão e meio-dia. O fogo acolhe a urgência por movimento e envolvimento, filho de madeira o que lhe dá a razão de viver, a consciência e a auto-estima. Só a água é capaz de apagar o fogo. As pessoas de fogo escutam muito os conselhos de pessoas de água! O elemento fogo precisa de um pulso firme por perto, ou se perde. A personalidade fogo se resume em: dominante, comunicativo, alegre, espontâneo, agitado, impaciente, extrovertido, social, bastante ativo, organizador de eventos, gosta de expressar idéias e opiniões, seduz o mundo, gastadores compulsivos. Dificilmente tem inimigos, mas é claro que existem aqueles que invejam seu modo de viver com alegria. Gosta dos prazeres da vida e estima muito a qualidade de vida. As pequenas coisas são capazes de fazê-lo feliz como dormir, comer… Pessoas de fogo adoram dormir. 
O órgão que rege o fogo é o coração, desta forma a circulação é a principal prevenção de uma pessoa de fogo. No elemento fogo o primeiro órgão a ser atingido energeticamente é o coração, assim sendo se o fogo está muito alto a água tenta apagar desta forma desestabiliza o rim, consequentemente problemas renais são comuns na personalidade fogo.

Existe uma dupla personalidade do elemento fogo, que apenas quem convive com um é capaz de perceber. O fogo enquanto está no meio de pessoas, em festas, aulas, trabalho… é o centro das atenções. Conversa, dá risadas, fala alto; porém quando entra em casa se sente carente e depressivo, fica amuado, se isola, se acha incapaz. São pessoas extremamente envolventes mas por dentro sempre parece faltar alguma coisa! Os maiores índices de suicídios e depressões são do elemento fogo. Quando os amigos ouvem que um fogo está em depressão dão risada, porque não conhecem as dúvidas e melancolias internas que o fogo esconde. Desta forma o fogo precisa se manter equilibrado, para não entrar em estagnação. É exatamente como se houvesse uma mudança entre Yin e Yang todos os dias.

Fogo yin.
Quando o fogo está na fase Yin, ele fica preso no mundo da imaginação e dos sonhos, angustiado, instável, fica se repetindo ” ninguém me ama ninguém me quer!”  não se acha amado e não tem capacidade de se fazer amar,  tende a seriedade com tristeza sem causa, tendência a solidão, não se dá valor. O fogo pode entrar nesta fase várias vezes durante uma semana, o problema é o fogo entrar nesta fase e não mais sair!

O seu desafio é conservar sua energia e usá-la com moderação, aprender a expressar seus sentimentos e suas necessidades. Acordar todos os dias querendo um algo mais, em busca de novas amizades e novas conquistas. Procurar estar entre as pessoas que lhe agradam, evitar a solidão! Valorizar seu ego e perceber o quão importante você é para o mundo!

FOGO  YANG.
Na fase yang  fogo, ele é exagerado, irresponsável, impulsivo faz as coisa muito sem pensar, não consegue ter firmeza, se torna extremamente desorganizado, se torna inconsequente e incoerente, perde seus limites. Não consegue terminar nada que começa, se enrola nos seu próprios negócios, se perde. Pega um pensamento e não desgruda, cria coisas onde não existem, pouca persistência, desiste fácil.

Elemento terra

São regras práticas, mas sua linguagem é simbólica e faz parte de uma cosmologia. As leis que regem o homem, também regem o Universo, pois o homem é um “Universo (macro) em Miniatura (micro)” O homem seria filho desse sopro universal da união do Céu e da Terra.
Lei Mãe e Filho (Geração): Tonificando a Mãe, tonificamos o filho. Sedando o Filho, sedamos a Mãe.
 Lei Marido-Mulher (Dominância): Tonificando o marido, sedamos a mulher. Tonificando a mulher, sedamos o marido.
 Lei Meio-Dia/Meia-Noite (Horário Biológico de Atividade Máxima de cada Meridiano): Tonificando um órgão Yang no horário Yang, sedamos o órgão Yin que se encontra em oposição de 12 horas e vice-versa.
Obs.: Energia Yang – das 23 às 11 horas, energia Yin – até as 23 horas, sendo o dia Yang e a noite Yin. Esses horários representam a influência e a passagem de uma predominância energética para a outra.
Lei dos Cinco Elementos: Esta lei representa uma tentativa de reproduzir uma explicação racional do Universo. Para percebemos a importância do número 5, observemos que temos 5 sentidos, 5 órgão e 5 vísceras, para nos orientarmos, utilizamos 5 pontos cardeais.
O 5 Elementos que que se originam da interação Yin com Yang são: FOGO, TERRA, METAL, ÁGUA e MADEIRA. Esses 5 elementos constituem dois Ciclos, um de Geração e outro de Dominância:

CICLO DE GERAÇÃO
A Água gera a madeira por nutrição, a Madeira gera o Fogo por combustão, o Fogo gera a Terra pelas cinzas, A Terra gera o Metal pela condensação, o Metal gera a Água pela fundição e o ciclo se reinicia…

CICLO DA DOMINÂNCIA:
A Água domina o Fogo pela extinção, o Fogo domina o Metal pela fundição, o Metal domina a Madeira pelo corte, a Madeira domina a terra pela penetração, a Terra domina a Água pela absorção e o ciclo se reinicia…

Entendendo um pouco, um pouco, o ciclo de dominância e contra dominância, dos cinco elementos




Sempre é necessário lembrar:

Metal corta Madeira

Madeira suga Terra

Terra absorve Água

Água apaga Fogo

Fogo derrete Metal

… desta forma conseguimos analisar os elementos que se desequilibram

Metal.
O metal é o elemento mais objetivo, traz a energia etérea para ser transformada em energia física. Adquiri o ritmo interno da vida do ter e do deixar ir. É observador, introvertido, inteligente, desconfiado, teimoso, calculista  e às vezes frio.
Sua energia dá ao corpo a capacidade de movimento, agilidade, equilíbrio e coordenação dos movimentos, bastante realista, pés nos chão, tem noção de limites. Crítico, lógico e racional, sabe usar os artifícios certos para chegar onde quer.
Por ser bastante racional, o emocional fica alojado em seu interior, dá sensação de frieza em suas atitudes. O metal sabe cortar muito bem o desnecessário, assim sendo pessoas também são cortadas de sua vida facilmente. 
tudo certo, muito pontual para seus compromissos, não suporta enrolação é controlado por fogo (único elemento que derrete o metal), controla a madeira (tem poder de cortar a auto estima da madeira). Ponto fraco do metal: tem medo de se entregar na mão dos outros, possui medo de se envolver, tem dificuldade de expor seus sentimentos. Tem receio de formar laços duradouros com outras pessoas e repete ” eu avisei que eu era assim…” bastante sincero deixa claro quando não quer se envolver. Se fecha aos problemas, participa pouco da vida por medo de se envolver demais ou se arriscar. Guarda mágoas e ressentimentos das pessoas como sua mãe terra.

Possui o outono como estação, o trocar das folhas e renovar. assume facilmente novas fases no trabalho e na vida. Devolve o que não lhe pertence. Sente dor de forma intensa, não transmite mas não sabe lidar com perdas de pessoas, possui uma tristeza muitas vezes sem causa. Até perder alguém. Sofre o resto da vida por perdas e mortes. Pode entrar em depressão se não conseguir se conformar com a perda.

Os órgãos alvo são pulmão e intestino grosso.
 O pulmão sempre renovando o ar com a respiração, responsável pelo sentimento da tristeza do metal, cuida do ciclo das águas no corpo. Ambos órgão controlam o puro que entra e o impuro que sai. Desta forma nunca acumulam restos. Pulmão é pele, muitas vezes a pele transpõe o interior da pessoa. O elemento fogo quando desequilibrado aquece o ciclo das águas e domina o metal desregulando o intestino (colites) e a pele (furúnculos, alergias)

Metal yin
Se fecham ainda mais para vida, tem muita dificuldade demonstrar seus sentimentos, com medo de se envolver emocionalmente, tido como uma pessoa fria e sem sentimentos. Torna-se ainda mais introvertidos, calados e analíticos.  Geralmente estão desequilibrados por tristeza, mágoa e ressentimentos.Isola-se.

Podem viver perdidos em seus sonhos e memórias, sem nunca chegar a realizá-los. Participam pouco da vida por receio de arriscar. Falta a clareza e a objetividade, se aproxima da personalidade da água yin. Perde a essência de transformar e inovar as coisas. Fica estagnada, por falta de energia com dificuldade de terminar o que começa. Cansaço, insônias, falta de objetividade.
Metal yang.
Bastante rígido em relação aos outros, opiniões bem definidas não aceita argumentos, sentem-se muito competentes e ficam ainda mais competitivos. Não aceitam mudanças que não são feitas por ele, acha que tudo precisa ser feito no seu tempo, esquecendo que cada um tem um tempo diferente de fazer as coisas.

Torna-se ainda mais obsessivo e perfeccionista. Tendência a agressividade, não consegue ouvir os outros, deixa de ter idéias e passa a reproduzir, copiar ideias dos outros. Se acha auto suficiente. Não precisa de ninguém, sente-se capaz de enfrentar desafios. Enfrenta os problemas com frieza e muitas vezes com arrogância. Afasta as pessoas pela postura de pedestal. As pessoas evitam conversar, já que só vão ouvir o quanto ele é bom!