sábado, 19 de dezembro de 2015

como tratar vertigem na medicina tradicional chinesa?

A medicina tradicional chinesa afirma que a labirintite é vento e umidade no fígado. O vento-úmido causa a tontura e penetra o fígado. Segundo a MTC, a má alimentação, rica em gordura e carboidratos durante a primavera, que é o período em que o fígado e a vesícula biliar melhor funcionam, podem causar desequilíbrios no corpo durante o verão, a próxima estação, e ocorrer o esgotamento das suas funções. 

Os sintomas da labirintite são: enxaqueca, tonturas, vertigens, problemas de visão em geral: olhos que coçam, olhos lacrimejantes ou secos, olhos amarelados ou avermelhados, fotofobia, visão turva, glaucoma, conjuntivite e mais; dores na boca do estomago, dores musculares em geral, fadiga, aversão a ruídos, câimbras, zumbido, aversão ao vento, boca amarga, unhas fracas, apetite irregular, má digestão, micose, pé de atleta, unha encravada ( o lado interno do grande artelho esta relacionado ao meridiano do fígado e o quarto artelho ao meridiano da vesícula biliar.

Vertigem o que é?

O que é Vertigem:

Vertigem é uma palavra do âmbito da medicina que indica a sensação de perda de equilíbrio.
Relativamente à etimologia, vertigem tem origem no termo em latim vertigo, e por isso, em alguns casos, é chamada de tonteira sendo usada como sinônimo de tontura.
A vertigem ocorre graças a uma alteração temporária no aparelho auditivo(inflamação ou irritação), alteração na pressão dos líquidos que se encontram no ouvido interno.
Um caso em que ocorrem vertigens é quando uma pessoa tem medo de alturas, ficando com tonturas. Neste caso a vertigem tem origem psicológica, mas apesar disso alguns médicos indicam que estes casos devem ser qualificados como tontura e não como vertigem.
A vertigem rotatória pode ocorrer também em viagens de barco ou de avião. O consumo de álcool também pode provocar vertigens.
tratamento da vertigem vai depender da sua causa, podendo ser através de medicamentos que controlem os sintomas ou cirurgias a nível do ouvido interno.
Em sentido figurado, a palavra vertigem pode indicar uma tentação inesperada ou um momento de loucura momentânea
.

Diferença entre vertigem e tontura

Para muitos especialistas, apesar de serem classificadas como sinônimos, existem várias diferenças entre vertigem e tontura.
É verdade que tanto a vertigem como a tontura causam desequilíbrio. No entanto, as causas por trás da vertigem e tontura são distintas.
Enquanto a tontura pode ser causada pela desidratação, hipotensão (pressão arterial baixa) e hipoglicemia (níveis reduzidos de açúcar no sangue), a vertigem ocorre exclusivamente por alguma condição adversa no labirinto (ouvido interno), sendo que são conhecidas aproximadamente 300 afecções no ouvido interno que podem causar vertigens.

Vertigem postural

vertigem postural ou posicional é um vertigem forte causada por algumas alterações no posicionamento da cabeça (quando por exemplo uma pessoa olha para cima, inclinando a cabeça para trás).
A vertigem postural tem curta duração (aproximadamente 30 segundos) e pode aparecer graças a danos no ouvido interno, ou por uma otite média. Além disso, durante uma crise de vertigem postural é comum acontecer o nistagmo, que é uma movimentação irregular e involuntária dos olhos.

Acupuntura nos problemas da visão

O olhos refletem a alma e, também a saúde. É a única janela que nos proporciona sentir as imagens do nosso mundo. A qualidade dessa imagens captadas, dependem dos olhos e também do estado geral do organismo. 

Muitas doenças podem interferir na qualidade da visão, entre as mais conhecidas e preocupastes está a diabetes, a hipertensão sanguínea entre outras. Estas duas doenças produzem a deterioração do sistema de irrigação de sangue, nos olhos. As artérias que levam o sangue para os olhos começam fechar e, assim a visão decresce em função da pouca irrigação sanguínea do nervo ótico. Como a diabetes e a hipertensão são doenças muito comuns, atingem uma grande parte da população que, muitas vezes, não sabem dos perigos dessa doenças inimigas da visão.

Contudo muitas outras doenças podem atingir os olhos. Na medicina chinesa, a acuidade visual ou a qualidade da visão depende principalmente do bom funcionamento dos seguintes órgãos: rim, baço/pâncreas e fígado.

Rim- é do Elemento Água, responsável pela boa hidratação dos olhos, através da lágrima, e do humor aquoso. Todo o sistema ocular depende de uma boa hidratação para funcionar. Poeticamente falando, os rins são a fonte de líquidos que hidrata a boa visão.

Baço/pâncreas- a função é a nutrição. Baço/pâncreas é do Elemento Terra, responsável pela absorção e processamento dos alimentos para fornecer as substancias nutritivas para o organismo. Além disso, administra os líquidos internos mantendo a circulação e o armazenamento de todos eles, como a linfa, sangue,mucos gástricos, lagrima, saliva, liquido raquidiano, humor aquoso e outros. Quando existe problemas nessas funções os tecidos não recebem adequadamente os alimentos que vem através da circulação de sangue e dos líquidos orgânicos. 

Fígado- É responsável pela clareza da visão. Funciona como um controlador do foco da imagem. Uma frase antiga da medicina chinesa fala que “o fígado abre-se nos olhos e os olhos refletem a condição do funcionamento do fígado.” O fígado melhora ou deteriora imediatamente a função da visão. Um exemple disso é a queda da visão por ingestão de álcool ou drogas. O fígado e do Elemento Madeira.

No tratamento de todas as patologia do sistema ocular, pela acupuntura, é necessário examinar o Rim, o Figado e o Baço/pâncreas, pelos métodos de diagnóstico tradicionais da Medicina Tradicional Chinesa. Além disso, é preciso tratar os pontos de ação ao redor dos olhos. Mesmo em doenças como o glaucoma, o tratamento baseado nesse roteiro produz o controle da pressão ocular e a redução do uso de colírios.

Como tratar as dores nas articulações com remédios naturais.

remédios caseiros para artrose.

  • Um dos remédios caseiros mais eficazes na hora de combater a dor nas articulações é a aplicação de calor na zona dorida. Pode usar uma bolsa de água quente, uma manta elétrica ou cataplasmas sobre a articulação em causa.
  • Devemos salientar que no caso de a articulação estar inflamada, deverá aplicar frio em vez de calor. Para isso, pode usar bolsas de gelo ou inclusivamente algum alimento congelado, mas sempre coberto com um pano ou toalha para que não fique em contato direto com a pele.
  • Um dos alimentos que mais pode ajudar a reduzir as dores nas articulações é o abacaxi fresco, uma vez que contém uma enzima chamada bromelina que reduz os processos inflamatórios. É importante comer esta fruta fresca (sem ser em lata), uma vez que em conserva perde as suas propriedades.
  • Além disso, a linhaça é outro dos remédios naturais que pode usar para combater a dor articular. Tem um alto conteúdo de ácidos omega 3 que são muito benéficos.
  • A substância que as urtigas possuem, funciona como proteção natural da planta, é muito eficaz para diminuir consideravelmente a dor nas articulações, atuando diretamente através da pele. Além disso, tem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar líquidos das articulações inflamadas, por isso as infusões desta planta podem ser muito benéficas.
  • Do mesmo modo, o suco de amora pode ajudar a aliviar a dor nas articulações graças às suas propriedades anti-inflamatórias naturais, utilizadas desde a antiguidade.
  • Beber infusões de gengibre diariamente também pode ser muito eficaz para as dores nas articulações, visto que é um anti-inflamatório natural, com uma forte ação analgésica e além disso, melhora a circulação sanguínea.
  • exercício físico também contribuiu para reduzir as dores articulares pelo fato de melhorar a mobilidade articular, sempre e quando não gera estresse por ser demasiado intensos



  •    

    Homeopatia é uma opção para alergias

    A alergia é uma resposta do corpo a algo estranho ao organismo que chega a atingir 30% dos brasileiros, conforme dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai). As substâncias que provocam alergia, chamadas de alérgenos, como poeira, pelos de cachorro e alguns alimentos, podem estimular reações como coceira na pele, nariz irritado, espirros e dificuldades para respirar. As condições do ambiente também podem agir como disparadoras das alergias, como a baixa umidade do ar, que concentra poluentes alérgenos e tendem a prejudicar, principalmente, o sistema respiratório. A homeopatia pode ser uma boa alternativa para tratar quem sofre desses sintomas porque pode fazer com que aos poucos a pessoa fique menos sensível ao que provoca sua alergia.

    Entender o processo alérgico

    Um dos tipos de alergia mais comuns entre os brasileiros é a rinite alérgica. O processo alérgico é desencadeado por um alérgeno que, quando entra pelo nariz através da respiração, encontra células de defesa chamadas mastócitos. Quando o pó entra no corpo, a pessoa alérgica libera substâncias como a histamina através dos mastócitos. Esses químicos liberados pelo corpo são responsáveis pelos sintomas da alergia, como coriza, coceira e ardência nos olhos. Remédios convencionais contra a alergia contém anti-histamínico, que minimiza os sintomas das alergias e são conhecidos por causar sonolência e outros efeitos colaterais.
    A homeopatia busca tratar a causa da alergia e não seus sintomas. Os medicamentos são feitos de acordo com cada paciente, suas respostas aos alérgenos e o grau da alergia, de forma mais individualizada. As doses pequenas dos remédios homeopáticos são preparadas a partir de quantidades muito diluídas do mesmo agente patogênico que causa a alergia. Uma pessoa alérgica a leite, por exemplo, pode receber um medicamento homeopático com quantidades muito diluídas da bebida. O tratamento faz com que o corpo se acostume lentamente, curando a pessoa alérgica.

    Tratar alergias e da asma com medicina alternativa

    São muitos os que têm recorrido à medicina alternativa para ajudar a aliviar os sintomas de asma e alergia.
    Estas abordagens de tratamento pode incluir várias técnicas, onde mais de uma pode ser usada ao mesmo tempo na busca da cura. Entre elas está a acupuntura, a ioga e o uso de plantas medicinais, massagem e até a hipnose.
    Médicos americanos defendem que as técnicas usadas na medicina alternativa podem apenas melhorar, ou aliviar os sintomas destas duas condições. Orientam que neste caso, já que há o interesse pela alternativa, o melhor é integrá-la com o uso da convencional, alertando que deve-se respeitar o conjunto de ações já desenvolvidas no tratamento convencional. O que aplica-se, principalmente, a substituição de medicamentos. É dito, ainda, que os sintomas de asma ou alergia também podem melhorar por conta própria, como uma doença (como um resfriado ou gripe) que simplesmente segue seu curso.
    Acupuntura para Alergias
    Acupuntura é um procedimento mais antigo e comumente utilizado médico  que é utilizado para tratar uma variedade de problemas. A acupuntura como termo significa o tratamento de uma variedade de condições de saúde, estimulando uma variedade de pontos anatômicos. Existem diferentes escolas de pensamento, quando se trata do uso da acupuntura. Há escolas chinesas, japonesas e coreanas da acupuntura. Na medicina tradicional chinesa, as alergias estão relacionadas com o vento. Os sintomas de que vão tão rapidamente quanto eles tinham vindo. De acordo com a medicina tradicional, as pessoas que não têm resistência a resfriados e outras infecções respiratórias são mais suscetíveis a alergias. Se uma pessoa tem alergias crônicas, é devido a problemas com o baço, rins ou pulmões.
    Acupuntura para alergias alimentares
    Acupuntura também pode ser usado para tratar alergias alimentares também, uma vez que ajuda na restauração da função imune normal do corpo. As agulhas são inseridas em determinados meridianos ou pontos de acupuntura no corpo. Isto faz com que os bloqueios sobre as vias de ser removidos o que por sua vez resulta na recuperação de equilíbrio harmonioso e livre fluxo de força de vida em todo o corpo. De acordo com alguns, alergias alimentares são como resultado de alergia a proteínas específicas presentes no corpo, em vez de sumos  presentes nos alimentos. Junto com a acupuntura, recomenda-se comer alimentos para aumentar a imunidade. A alimentação deve ser rica em vitamina C, magnésio e beta-caroteno.
    Acupuntura para alergias sazonais
    Os pontos correspondentes são usados ​​para desobstruir os seios e membranas mucosas. Os resultados deste tratamento variam  de um paciente para outro. Alguns pacientes notam a diferença na sua condição dentro de alguns dias de tratamento, enquanto alguns vem  a diferença depois de uma série de tratamentos. Um tratamento com acupuntura de 20 minutos é dado  uma vez por semana durante seis semanas. Os pontos  que são estimulados são pontos do intestino grosso, vesícula biliar, pulmão e fígado.
      

    Vamos falar um pouco sobre alergias

    O que é Alergia?

    Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos suscetíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.
         

    Tipos

    Alimentar

    • Leite de vaca
    • Ovos
    • Amendoim
    • Soja
    • Peixes e frutos do mar
    • Nozes

    Pele

    Manifesta-se com lesões e coceira intensa. Em alguns casos, pode ser muito grave, acometendo o corpo inteiro.

    Nariz

    A inflamação alérgica da mucosa do nariz, conhecida como rinite alérgica, pode ocorrer de forma repetida. Sua principal causa são os alérgenos inalantes, como ácaros e poeira doméstica.

    Vias respiratórias

    asma é uma doença acompanhada de inflamação alérgica das vias respiratórias. Também é conhecida como bronquite alérgica ou bronquite asmática. É provocada, principalmente, por: