terça-feira, 10 de novembro de 2015
Como se transmite herpes?
O contato direto com a ferida ou com objeto contaminado com o vírus da herpes são as potenciais vias de transmissão de herpes, uma doença de pele que ainda não tem cura.
Como se pega herpes labial?
A herpes labial pega-se através do beijo ou do uso de copos, talhares, batom, toalha ou qualquer outro objeto que o indivíduo que tenha herpes labial colocou na boca, quando a ferida da herpes estava exposta.
Como se pega herpes genital?
A herpes genital pega-se através do contato com a ferida da herpes como encostar, esfregar ou lamber a área, ou através do contato com algum objeto utilizado pelo portador da doença, como o uso de toalha, roupa íntima, lenço, quando a ferida da herpes estava exposta.
Quando o indivíduo que possui o vírus da herpes não está com a ferida, ele não pode contaminar outros. Sempre que a ferida estiver "aberta", o líquido que sai dela contém o vírus da herpes e este pode facilmente contaminar outros.
Para evitar a transmissão da herpes recomenda-se tratar a ferida com o uso dos medicamentos receitados pelo médico sempre que ela aparecer e ter todos os objetos de uso pessoal separados e lavados logo após o seu uso.
IDENTIFICANDO A HERPES
O médico pode identificar o herpes genital através da observação da área genital e perianal do indivíduo, da análise dos sintomas da doença, e a confirmação diagnóstica pode ser feita através dum exame laboratorial.
Sintomas da herpes genital
Os sintomas da herpes genital incluem:
- Bolinhas arredondadas, muito próximas umas das outras, contendo um líquido rico em vírus, de cor amarelada e com vermelhidão ao redor.
Através da análise clínica poderá saber se a área está mais sensível à dor, avermelhada e se há coceira envolvida.
Existem casos onde estas feridas não estão íntegras, devido ao ato de coçá-las ou devido ao uso de roupas muito apertadas. Neste caso, pode haver ainda a presença de bactérias que podem levar a uma infecção secundária.
Diagnóstico da herpes genital
Para o diagnóstico da herpes genital, o médico poderá realizar uma raspagem na ferida a fim de armazenar uma pequena quantidade de líquido vindo de seu interior. Através do microscópio, pode-se ou não observar a presença do vírus do herpes na amostra.
Ao identificar o vírus, o diagnóstico é fechado, e o médico deverá dizer qual é o tratamento mais adequado. Normalmente, é receitado um antiviral como o Aciclovir e orienta-se a não ter relações enquanto houver ferida, nem mesmo com preservativo.
Tratando Herpes genital
O tratamento para herpes genital pode ser feito em casa com o uso de comprimidos antivirais, como Aciclovir, Fanciclovir ou Valaciclovir, durante cerca de 10 a 14 dias. O tratamento não dói e deve ser indicado pelo urologista, no caso do homem, ou pelo ginecologista, na mulher.
Além dos comprimidos, o médico também pode indicar o uso de uma pomada para herpes genital, como Aciclovir creme, que deve ser aplicada sobre a região afetada até 5 vezes por dia, e que não deve ser utilizada também pelo parceiro para não passar o vírus de um para o outro.
TRATAMENTO CASEIRO MUITO EFICAZ.
Um excelente tratamento caseiro para herpes genital é o banho de assento com chá de manjerona ou com infusão de hamamélis, pois possuem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias ou antivirais, que ajudam a diminuir o desconforto provocado pela infecção genital.
Estes tratamentos caseiros para herpes genital podem ser utilizados tanto no tratamento da herpes genital feminina como no tratamento da herpes genital masculina.
Outra boa opção para ajudar o organismo a eliminar o vírus da herpes é utilizar erva-cidreira em pomada, pois reduz para metade a carga viral presente nas feridas da herpes genital, podendo ser comprada em farmácias de manipulação.
Tratamento caseiro para herpes genital com manjerona
O tratamento caseiro para herpes genital com manjerona tem ação analgésica e antiviral, que ajudam a diminuir a irritação e a dor causada pela herpes, sempre que associado ao tratamento receitado pelo médico.
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de folhas secas de manjerona
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Juntar os ingredientes e deixar repousar por 10 a 15 minutos. Depois coar e lavar a região íntima com a infusão, secando muito bem a seguir.
Este tratamento caseiro pode ser feito até 4 vezes ao dia, enquanto a ferida não estiver cicatrizada.
HERPES GENITAL TEM CURA?
O herpes genital não tem cura.
No entanto o tratamento que é feito com remédios antivirais como o Aciclovir, por exemplo, podem ajudar a prevenir ou encurtar a duração da doença e a eliminar os sintomas como as verrugas genitais.
O herpes genital ainda não tem cura porque o vírus do herpes não pode ser eliminado do organismo, pois aloja-se nas terminações nervosas, local onde nenhum remédio consegue alcançar. Porém, os remédios antivirais diminuem a replicação do vírus, o que leva a uma diminuição do seu tempo de atuação e diminui as chances de transmissão da doença para outras pessoas.
Como tratar o herpes genital
O tratamento para herpes genital é feito, desta forma, com remédios antivirais em forma de pomada ou comprimidos, como Aciclovir ou Valaciclovir, prescritos pelo médico.
Com o tratamento, as verrugas genitais cicatrizam e podem até desaparecer e ocorre diminuição da vermelhidão, dor e coceira na região íntima.
Assinar:
Postagens (Atom)