domingo, 20 de dezembro de 2015

Entendendo o bruxismo:

O bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Quando ocorre durante o dia, é chamado de briquismo.
Os principais sinais e sintomas são: dor de cabeça, dor na articulação têmporo-mandibular, desgaste e amolecimento dos dentes, hipertrofia e/ou dor no masseter (músculo da mastigação), dificuldade em abrir a boca ao acordar, zumbido ou dor no ouvido, alterações do sono e estalos ao abrir e fechar a boca.
As causas são multifatoriais e envolvem principalmente os fatores emocionais (como estresse e ansiedade) e estruturais, como problemas de oclusão. Pode estar também associado à ingestão de drogas, álcool, cafeína e alimentos pesados antes de dormir, aos distúrbios do sono e à dor crônica.
De acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa será feito um diagnóstico da síndrome do paciente, pois na maioria das vezes os sintomas do bruxismo estão acompanhados por sinais e alterações em outros órgãos e sistemas. Feito o diagnóstico, o tratamento consiste na aplicação de agulhas de acupuntura no local da dor (face, músculo masseter e temporal) e em outros locais de acordo com a disfunção que está ocasionando o bruxismo. Dependendo do terapeuta e do caso, poderão ser empregadas técnicas como eletroacupuntura, a qual irá aumentar o efeito de relaxamento local, fitoterapia chinesa e acupuntura auricular.
Desta forma, estaremos tratando não apenas o problema, mas também a sua origem. Atuando no todo e não apenas nos sintomas e local da dor, podemos ter um resultado mais eficiente do que apenas com as modalidades convencionais. Ainda assim, é necessário lembrar que o acompanhamento do caso pelo seu dentista é importante. Ele poderá associar tratamentos e avaliar eventuais problemas decorrentes do bruxismo, tais como desgastes dentários, inflamações (pulpites), problemas de oclusão e até perda óssea.

Natal chinês não difere do natal brasileiro

     


Natal na China

Os chineses cristãos comemoram o Natal decorando suas casas com coloridas lanternas de papel.
Também as árvores de Natal que são chamadas de árvores de luz, são decoradas com lanternas, flores e outros enfeites de papel.
Como as crianças americanas, as chinesas também penduram os seus pés de meia para que o PAPAI NOEL coloque ali os presentes. Mas lá o seu nome é um pouco mais complicado.
O velhinho é chamado de Dun Lhe dao Ren, que significa velho Natal.
No estante a grande maioria do chineses não é cristã. Para essa população a principal festividade desse período é a comemoração do Ano Novo chinês que acontece em uma data variável, no final de janeiro.
Durante a festa as crianças recebem novas roupas e brinquedos e há inúmeros shows de fogos de artifício.
Um espetáculo importante da comemoração do Ano Novo na chuva é a homenagem que se presta aos ancestrais. Retratos e pinturas dos ancestrais da família são colocados na principal peça da casa para serem vistos e lembrados pelos seus atuais membros.

Morador de rua passa em 1º lugar em concurso público em Minas Gerais

Selma Cruz/Prefeitura de Patos de Minas
O fato de morar na rua não significa não ter inteligência, ou não se capaz.


Valter Fonseca dos Santos, de 41 anos, morador de rua na cidade de Patos de Minas, em Minas Gerais, foi aprovado em 1º lugar no concurso público da prefeitura do município para o cargo de coveiro. Mesmo após 16 anos vivendo nas ruas, Valter conseguiu alcançar o primeiro posto da seleção após fazer 26 pontos de 30 possíveis. Ele disputou com outras 21 pessoas as três vagas abertas no certame, e seu primeiro investimento será alugar uma casa.

Valter saiu de Ilhéus, na Bahia, em busca de uma vida melhor na cidade mineira, mas enfrentou dificuldades para conseguir emprego. O novo funcionário público chegou a trabalhar em uma lavoura de tomates, mas foi mandado embora logo que a safra acabou e sobrevivia fazendo “bicos” (serviços temporários). Para realizar seu sonho, estudou em bancos de praça e outros lugares durante quatro meses

.

Como esquecer Mariana em minas?

Eugênio Silva/O Cruzeiro/EM
A fenda aberta na barragem
Eugênio Silva/O Cruzeiro/EM
Acidade antes e depois


Lamentável

um minuto

Em um minto posso
 sorrir,
 cantar uma linda melodia
 fazer uma oração,
Num minuto você aperta a mão de alguém
 conquista um novo amigo.
 Em um minuto você  pode sentir A responsabilidade pesar em seus ombros
 A tristeza da derrota,
 A amargura da incerteza
 O gelo da solidão
 A ansiedade da espera
 A marca  da decepção
 A  alegria da vitória...
Num minuto você pode amar, 
buscar

 compartilhar
 perdoar, 
esperar,

 crer, 
vencer e ser..
       
Em um minuto
posso salvar alguém
amar alguém
escrever para alguém
ajudar alguém
entender alguém

Fazer alguém feliz

Um Minuto, você precisa de apenas um minuto, para mudar o rumo da sua história, em apenas um minuto você decide toda a sua eternidade.

Como é ressuscitada uma vítima de parada cardíaca?



Com uma corrida contra o tempo, que inclui uma seqüência de massagens, choques e medicamentos para fazer o coração voltar a bater e a realizar sua função primordial: bombear sangue e oxigênio pelo organismo. Nesse processo de ressuscitação, o mais importante é agir rápido. "Se a vítima for socorrida no primeiro minuto após a parada, ela tem 90% de chances de sobreviver", diz o cardiologista Sérgio Timer man, do Instituto do Coração (Incór), de São Paulo. Como quase 80% das mortes por parada cardíaca no Brasil acontecem fora dos hospitais, as etapas iniciais do salvamento ficam nas mãos de pessoas como nós. O primeiro passo é checar os sinais vitais da vítima. Se ela não tiver pulso e não estiver respirando, é bem provável que o coração tenha parado de bater. Depois de chamar ajuda médica, é hora de agir, fazendo a chamada respiração de resgate. É uma espécie de assopro na boca que difere um pouco da tradicional respiração boca-a-boca, onde também se puxa o ar. O segundo passo é aplicar a massagem cardíaca, uma série de compressões no peito da vítima para "acordar" o coração. Se nada disso der certo, a última coisa que dá para fazer fora do hospital é apelar para os choques elétricos - desde que haja por perto um aparelho específico para isso, o desfibrilador. O choque pode funcionar quando o coração pára de bombear sangue porque o órgão nessa situação começa a bater muito rápido e sem ritmo. É a chamada fibrilação ventricular. Como esse problema é responsável por 90% das paradas cardíacas, os médicos insistem para que locais públicos tenham desfibriladores à mão. "Se eles forem usados no local da emergência, a vítima tem 70% de chances de sobreviver. Se ela esperar até o hospital, esse número cai para 2%", afirma Sérgio. Depois disso, o negócio é deixar o trabalho para os cardiologistas, que vão medicar a pessoa ou optar por táticas mais drásticas para tentar reverter a parada.

Como ocorre um ataque cardíaco?

 Tudo começa com o acúmulo de gordura na parede interna das artérias coronárias, que têm apenas 2 milímetros de diâmetro e são responsáveis pela irrigação do coração. A formação das placas é um processo lento - pode levar anos -, causado principalmente pelo excesso de LDL, o colesterol "ruim", no sangue
À medida que a placa de gordura aumenta de tamanho, o calibre interno da artéria fica mais estreito. Isso dificulta o fluxo do sangue, fazendo o músculo cardíaco funcionar a meia bomba. O esforço extra gera a dor no peito, um dos primeiros sintomas do infarto do miocárdio
 A placa de gordura tem uma capa dura por fora, mas é mole por dentro. Como o sangue continua a passar mesmo com a placa, a superfície dura se rompe e libera a gordura. Em segundos, as plaquetas (células do sangue) aderem ao local para tapar o buraco
 As plaquetas tapam o buraco formando um coágulo. Por ser muito volumoso, ele acaba entupindo a artéria e bloqueia a passagem do sangue, que é obrigado a fazer o caminho de volta. Resultado: a região do músculo cardíaco que receberia esse sangue deixa de ser irrigada
Sem oxigênio e nutrientes, a parte afetada começa a necrosar. Esse processo começa quando o fluxo sanguíneo é interrompido, e o estrago tem até seis horas para ser revertido. Se nada for feito, o coração bate descompassadamente ou pára de bombear sangue, podendo causar a morte

Qual é o limite máximo e o mínimo para os batimentos cardíacos?


O coração de um jovem saudável, entre 15 e 20 anos, costuma bater no mínimo 60 e no máximo 90 vezes por minuto. Mas se esporadicamente sua freqüência cardíaca ultrapassa ou cai abaixo de tal faixa, isso não quer dizer que você tem algum tipo de doença. "O coração está ligado ao cérebro e ao corpo por estímulos nervosos e são eles que dizem o quanto ele precisa trabalhar", afirma o cardiologista Antônio Carlos Carvalho, da Unifesp. Em algumas pessoas, o nervo simpático (que libera adrenalina) atua com mais força, fazendo com que o indivíduo perceba mais facilmente quando o coração acelera. Em outras pessoas, a atuação do nervo vago (que breca os batimentos) é mais percebida. Basta uma situação que estimule um dos dois nervos e pronto. Quando você está malhando, por exemplo, sua freqüência cardíaca pode chegar a 150 ou 160 bpm (batimentos por minuto) sem que isso represente uma ameaça à saúde. Agora imagine que você está no milésimo sono. Deitadão na cama, sem se mexer ou fazer qualquer esforço, seu metabolismo é muito menos intenso e seu cérebro praticamente desliga. Por que seu coração iria disparar? Enquanto dormimos, é normal nossa freqüência cardíaca chegar aos 40 bpm, também sem causar nenhum problema. Afinal você sempre acorda bem no dia seguinte, não? Outro fator que influencia muito a freqüência cardíaca é a idade. Um recém-nascido tem entre 120 e 140 bpm, pois seus sistemas de regulação do sistema circulatório ainda não estão bem desenvolvidos. A freqüência cardíaca maior ajuda a fornecer mais oxigênio ao coração dos bebês. Conforme eles crescem, os batimentos vão diminuindo. Décadas mais tarde, na velhice, os batimentos provavelmente serão mais espaçados ainda, numa faixa entre 50 e 80 bpm.

Vida selvagem na china.

Fotógrafo registra revoada de periquitos-derbiana (Psittacula derbiana) na China. "A Beleza da Natureza - Fotografia de Natureza e Vida Silvestre na China" é o primeiro registro de imagens da natureza do país, com fotos feitas em 63 programas da Expedição sobre Biodiversidade em Imagens (IBE, na sigla em inglês), que pesquisou durante seis anos a fauna e flora naturais da China. Fundado em 2008, o IBE tem como principal objetivo registrar a natureza na China por meio de expedições às diversas regiões do país:

Magical Nature Tour...Rising Jelly Fish...:
Tiger:
Olha isso!!
Mother and a Baby Panda:
Instinto divino..
Natureza e vida.
Sea Turtles:
Certos animais tem habilidades incríveis para detectar nossas emoções e há evidências de que cachorros podem ter sentimentos muito similares aos nossos.:
Certos animais tem habilidades incríveis para detectar nossas emoções e há evidências de que cachorros podem ter sentimentos muito similares aos nossos.
Polar Bear cub in the snow:
Giraffes in the sunset • photo: NINA Bradica on Flickr. Awesome! Can you imagine really seeing this in person?!?:

Pilula capaz de turbinar o cerebro e lançada no Brasil


Brasil  - Nesta semana, uma nova pílula tem causado muita controvérsia na indústria médica e farmacêutica. Chamada por alguns cientistas de "Viagra para o cérebro", o suplemento que inspirou o filme "Sem Limites" acabou de ser legalizado no Brasil.
No filme, o ator Bradley Cooper vive um escritor que descobre uma droga capaz de aumentar seu foco e inteligência, dando-lhe uma vantagem sobre todo mundo. No filme, a pílula vem acompanhada de efeitos colaterais, que foram adicionados para dar mais emoção à trama. Na vida real, o suplemento (vendido aqui no Brasil sobre o nome de Focus X) não possui nenhum efeito colateral, pois seus ingredientes são 100% naturais.

Dr. Robert Johnson (Neurologista)Recentemente colocou um avançado suplemento cerebral (Focus X) a teste. Tivemos que ver por nós mesmos o porque de tanta comoção sobre o produto.
Nos Estados Unidos, a pílula já deu muito o que falar, sendo utilizada por megaempresários e cientistas proeminentes. Alguns cientistas chegaram a afirmar que a pílula dá uma vantagem injusta àquelas pessoas que a tomam, e querem que o suplemento seja proibido. Ainda nos EUA, estudantes das melhores universidades do país, como Harvard e Stanford, afirmam que fazem uso diário do suplemento para aumentarem seu desempenho.

O suplemento tem seu efeito mais pronunciado em homens de 18 a 40 anos, devido à reação dos ingredientes do suplemento a um gene chamado NRXN3, presente apenas no DNA masculino. A maioria diz ficar com capacidades de memória elevados, super-focados e com altos níveis de energia. Alguns usuários também relatam diminuição dos níveis de stress associados ao alto volume de trabalho.

lisboa Portugal.

most-romantic-cities-world_10

Roma

most-romantic-cities-world_07

París

most-romantic-cities-world_06

florense Itália lindo

most-romantic-cities-world_05

quais os meridianos tocados para tratar acnes e espinhas?.

Meridianos

Na medicina chinesa a Energia é a essência de todas as coisas, a primeira manifestação do universo sensível.
Esta energia - Chi, para os orientais - resulta da combinação de duas forças opostas - Yang, ativa ou positiva e Yin, passiva ou negativa - que surgem continuamente do Tao, a Unidade Primordial, origem do universo de pluralidades. Yang e Ying, os dois princípios antagônicos da Unidade se juntam pela força de atração dos opostos em combinações variadas e criam a energia, que se condensa formando a matéria e todas as concreções físicas.
A energia Chi desloca-se, no nível subcutâneo, através de linhas preferenciais denominadas meridianos. Esses canais imateriais conduzem a energia diferenciada em variadas combinações Yin-Yang, cujos fluxos se intercambiam alternante e complementarmente no corpo, constituindo um sistema responsável pela defesa, regulação e ressonância do organismo em relação às influências cósmicas. Saúde implica, em primeiro lugar, na circulação adequada da força vital através de canais livres e desimpedidos.
Cada meridiano é formado por um número determinado de pontos que transmitem a energia em sentido e ordem sempre constantes. Existem vários tipos de meridianos conforme a função que desempenham, sendo 14 considerados importantes - 12 meridianos principais e 2 meridianos extras. Os demais destituídos de pontos próprios, são os meridianos virtuais que somente se manifestam nos estados patológicos e os meridianos de ligação denominados Vasos Secundários.
Meridianos principais: São pares e simétricos; cada meridiano representa um órgão ou unidade funcional que com ele se liga por meio dos vasos secundários.
Nas extremidades todos os meridianos principais se interligam formando a Grande Circulação de Energia.
São constituídos de:
6 meridianos Yin (condutores de energia com predominância da força Yin) correspondentes aos órgãos de elaboração, que transformam os elementos externos em energia e sangue => Pulmões, Baço-Pâncreas, Coração, Rins, Fígado e a função Circulação-Sexo;
6 meridianos Yang (condutores de energia com predominância Yang) correspondentes aos órgãos que controlam a purificação e a circulação do sangue e da energia no organismo => Intestino Grosso, Estômago, Intestino Delgado, Bexiga, Vesícula Biliar e a função Triplo-Aquecedor.
Meridianos extras: São ímpares e passam pelo centro do corpo. Interligam-se formando a Pequena Circulação de Energia, um sistema regulador destinado a manter o equilíbrio energético da Grande Circulação.
Os dois meridianos extras são: Vaso da Concepção e Vaso Governador.

Pontos de Energia

Todas as práticas chinesas incluem, direta ou indiretamente, o trabalho de desbloqueio dos pontos de energia. Localizados abaixo da pele, esses vórtices energéticos transmitem o chi através de linhas preferenciais que se inscrevem no corpo numa topografia precisa. Ou seja, essas linhas ou meridianos, resultam de interligação ordenada dos pontos entre si, e cada meridiano dispõe de um certo número invariável de pontos. O meridiano é um trecho ao longo do circuito energético, uma faixa de representação fisioenergética com estreitas conexões com o órgão material que lhe dá o nome.
Alinhados verticalmente no território somático, 309 pontos, duplicados nos dois lados do corpo, se interligam formando a Grande Circulação de Energia - a cadeia dos 12 meridianos principais. Acrescidos dos 52 pontos pertencentes aos 2 meridianos ímpares da Pequena Circulação, tem-se 670 pontos denominados pontos de meridianos. Além desses, um grande número de pontos extrameridianos, pontos dos microsistemas da orelha, do nariz, das mãos e dos pés completam um total de cerca de 1000 pontos conhecidos e utilizados nas terapias chinesas.
O que de fato ocorre quando da estimulação dos pontos - com agulhas, calor ou pressões - é algo que somente a perspectiva energética chinesa esclarece. Mas os pontos não se nivelam em importância. Cada um deles tem seus efeitos e indicações específicas, embora aqueles que pertencem a um mesmo meridiano apresentem efeitos terapêuticos muito semelhantes. Basicamente todo ponto tem propriedades locais e sistêmicas mais ou menos pronunciadas.
O efeito local refere-se a uma contingência anatômica:independentemente do meridiano a que pertence, um ponto irá influir na área do corpo onde se localiza.
Sua estimulação promove o descongestionamento local, beneficiando afecções da estrutura e ainda influindo nas disfunções de um órgão que se localiza naquela região.

medicina chinesa e acnes

Acne é uma doença que atinge 80% dos adolescentes, podendo surgir também na vida adulta. Encontrada principalmente na face, pescoço, costas, peito e ombros, a acne é uma inflamação no folículo da glândula sebácea e, em ocorrências mais graves, pode deixar cicatrizes e marcas.
Na maioria dos casos, a acne ocorre devido a uma predisposição genética e pode ser descrita como um espessamento (hiperqueratinização) no folículo pilo-sebáceo que, associada ao sebo, forma uma massa no interior do folículo. Essa massa gera os terríveis cravos, que podem ser abertos (cravo preto) ou fechados (cravo branco). A inflamação do folículo caracteriza a acne.
Na medicina tradicional Chinesa, a acne tem um tratamento diferenciado. Cada caso é tratado individualmente, dependendo da necessidade do paciente. As principais estratégia referem-se a sedar o calor, secar a mucosidade e retirar o calor do sangue. Há pontos específicos utilizados com a aplicação de agulhas, além das orientações alimentares.

Além da predisposição genética, a acne pode aparecer em decorrência de fatores hormonais, ambientais, emocionais e bacterianos. As bactérias atuam sobre o excesso de sebo, iniciando a inflamação da pele e formando lesões avermelhadas, doloridas e com pus.
Os problemas de pele estão sem dúvida relacionados a uma má qualidade de vida resultando na disfunção do pulmão, baço, coração e fígado
A medicina chinesa considera que cada doença está relacionada com os órgãos internos e se manifestam na superfície do corpo. Então, os problemas de pele estão sem dúvida relacionados aos órgãos internos. A aparição de acne na pele está estreitamente relacionada com a disfunção do pulmão, baço, coração e fígado.
Em primeiro lugar, a disfunção do baço e do estômago: ocorrem quando a pessoa bebe e come sem limites, come muita carne e gordura, bebe muito vinho, como os alimentos crus, frios, ou fritos. Com a finalidade evitar a aparição de acne, em primeiro lugar, o homem deve controlar sua forma de comer e beber.
Em segundo lugar, a disfunção dos pulmões: o pulmão se conecta diretamente com a pele; os resíduos do metabolismo da pele passam pelos poros e saem com o suor. Se os poros se encontram com disfunções, os resíduos se depositam nos poros e aparece a acne. Na forma de vida moderna, as pessoas vivem em moradias com ar condicionado, o que leva a disfunção do pulmão.
Em terceiro lugar, a disfunção do coração: é ele que guia o sangue, o que significa que o coração move o sangue que corre pelas veias para nutrir às funções corporais. Se faltar fornecimento de sangue, o homem ficará pálido. Quando o sangue estanca, o rosto ficará negro e aparecem manchas. As preocupações da vida moderna e a pressão do trabalho fazem que o sangue fique lento e estanque e a acne aparece na pele.
Em quarto lugar, a disfunção hepática: se o qi (energia vital) do fígado não consegue fluir sem problemas, provoca-se uma disfunção hepática, o que conduz a indigestão, disfunção do transporte do baço, desequilíbrio do estômago, e aparecimento de acne.
Portanto, a acne e diversas manifestações superficiais são sinais dos órgãos internos e das funções dos meridianos. De fato, o aparecimento de acne na pele, adverte que as funções do pulmão, baço, fígado e/ou coração ficaram desordenadas, e se deve ajustar as funções dos órgãos internos. Somente desta maneira o homem pode resolver os problemas de pele fundamentalmente.

previsões no brasil e no mundo em 2016

2016 no Brasil e no Mundo

O mundo vai entrar no ano de 2016 – número que, por redução (2+0+1+6), aponta o arcano 9, O Eremita, como seu “regente”.
Pelo menos o mundo se põe em movimento e parece encontrar alguma luz, direção ou entendimento. Mas segue devagar, sente-se velho e combalido.
Do lado positivo, devem crescer as qualidades de sabedoria, prudência, seriedade, autodeterminação. Algumas pessoas ou grupos podem trazer contribuições luminosas para a resolução de problemas mundiais, ou apontar caminhos mais seguros por entre situações acidentadas. Outras pessoas podem lançar luz sobre segredos e assuntos até agora obscuros. Para quem esteja disposto (pessoas, organizações, países), há a possibilidade de reavaliação e reorientação de seu trajeto.
O Eremita, o Pendurado e o Mundo
9. O Eremita, 12. O Pendurado e 21. O Mundo

Do lado negativo, há uma perda generalizada de energia no plano material, além de empobrecimento. A tal da “austeridade” continua sendo imposta, causando isolamento e depressão em nível individual e mundial. Pode ser bem difícil nadar contra essa corrente.
Já o Brasil, que “nasceu” no ano 1500 do calendário mundial, entrará em seu ano 516 – ligado ao arcano O Pendurado (5+1+6= 12).
As coisas viram de cabeça para baixo; é uma mudança e tanto passar de A Força (a carta 11, que representou 2015) para O Pendurado. Considerando que os principais atributos da Força vividos este ano tiveram a ver com hostilidades e tentativas agressivas de domínio da situação, a mudança pode representar uma pausa ou suspensão bem vinda.
Pelo lado positivo, essa carta pode indicar, por exemplo:
Retificação do conhecimento, com lições e exposições públicas propiciando nova visão dos fatos;
Um patriotismo mais merecedor desse nome, com pessoas dando exemplos e encarando sacrifícios pessoais em prol do bem geral;
Suspensão de hostilidades, trégua;
Amadurecimento de decisões; lançamento de sementes; ideias voltadas para o futuro.
Já pelo lado negativo, muito provavelmente teremos um ano estagnado, de indecisão ou de obstáculo às decisões e providências. Um ano em que nos sentiremos vulneráveis, de mãos atadas. Há a perspectiva de uma melhora, uma nova fase em breve... mas a passagem é estreita e desconfortável.
Repetindo o exercício do ano passado, somo as duas cartas (9 + 12) e vejo que obtemos... O Mundo!
É muito interessante que a soma de duas cartas que falam de fraqueza e dificuldade no plano material leve a esse arcano que fala de vitória e coroamento. Interessante também que tanto no número da carta como no desenho da figura central da carta, o 21 seja o 12 de cabeça para baixo...
E ainda outros aspectos interessantes: o número 9 é o maior número, o último da série decimal, o que contém todos os outros; por isso, certamente, o arcano O Eremita é velho e carrega toda a sabedoria possível a uma só pessoa. O número 12 é o último da série duodecimal e indica o último signo do zodíaco (Peixes, que tem alguns aspectos bem representados pelo Pendurado). Ambos são “fim de linha”, de certa maneira, e somados dão a última carta do tarô, a que completa e coroa um ciclo – e que, pictoricamente, parece uma tenra figura nascendo de uma mandorla-vulva para algum novo mundo.
Será que nosso Pendurado, que pode ser visto como uma figura idealista passando por punição e sofrimento (ou buscando iniciação), se for acrescentado da experiência de um mundo esgotado, mas já mais sábio, resultará num novo mundo para nós? Um mundo, aliás, que parece meio pequeno...
Que tenhamos todos um bom ano!

Retrospectiva e visão astrológica

Foi dito em 2015.

 em 2015 mais escândalos virão à tona e prevê a prisão de um grande número de políticos, gestores e empresários.

Há dois anos, o médium paulista Robério Alexandre Bavelone, 59 anos, conhecido nacionalmente como Robério de Ogum, previu o agravamento da crise econômica no Brasil. Em outubro de 2014, em meio às eleições mais acirradas desde 1989, ele registrou em vídeo que Dilma Rousseff seria reeleita presidente da República. Para 2015, o médium prevê que novos escândalos políticos virão à tona no País e que o mundo inteiro seguirá um movimento de justiça. “Todos aqueles que tentaram se beneficiar nas sombras do poder serão punidos”, adverte. “Será um ano muito mais da justiça do que da impunidade, a caçada mal começou.”
VERMELHAS-02-IE-2353.jpg
"Politicamente, 2015 não será um ano bom para o ex-presidente Lula.
Os escândalos vão afetar muitas pessoas do PT,
e ele precisa dar atenção à saúde"


O médium errou ao prever que a Seleção Brasileira ganharia a Copa do Mundo e explica que o desastre começou a se anunciar na partida contra o Chile. “Perdemos muito do nosso astral naquele jogo. Houve uma discussão dos jogadores no vestiário”, afirma. “Naquele dia foi quebrada a energia que o Brasil tinha.” Robério diz que gostaria de errar previsões negativas como mortes e acidentes, mas vê um ano com importantes falecimentos: um ou dois ex-presidentes brasileiros, dois ícones do esporte, um grande comunicador e um ídolo do rock mundial.
Como será o ano de 2015?
 
ROBÉRIO DE OGUM -
 Será um ano regido por Ogum e Exu, por isso haverá muita punição ao ser humano. Aquelas pessoas que matam, que prejudicam os outros serão castigadas e punidas. No Brasil, vamos ver muitos escândalos ganharem visibilidade. Podemos nos preparar para ver coisas que estavam escondidas aparecerem. Vamos ver empresários que nunca poderíamos imaginar caindo nas mãos da Justiça. Teremos uma Justiça e uma polícia muito fortalecidas, governadores estarão muito acuados.
 -
 A presidente Dilma enfrentará um ano mais difícil?
 
ROBÉRIO DE OGUM -
 Dilma caminha na direção certa. Ela veio ao mundo para chegar onde está, mas tem uma missão muito difícil. Dilma tem uma história de contestação, de cobrança social, de atuação como guerrilheira, o que significa dizer que o espírito dela é muito atingido. Ela está tendo de enfrentar um escândalo ainda pior do que o do mensalão. O carma de Dilma é de punir muito, de ser muito severa, de brigar. 
 
 O escândalo da Petrobras continuará abalando o governo?
 
ROBÉRIO DE OGUM -
 Veremos muitos governadores cassados. Um número muito maior do que imaginamos de gestores e políticos será preso. Este ano será muito mais da justiça do que da impunidade. Em todo o mundo, será um ano severo e de punição.
Como será o ano de 2015?
 
ROBÉRIO DE OGUM -
 Será um ano regido por Ogum e Exu, por isso haverá muita punição ao ser humano. Aquelas pessoas que matam, que prejudicam os outros serão castigadas e punidas. No Brasil, vamos ver muitos escândalos ganharem visibilidade. Podemos nos preparar para ver coisas que estavam escondidas aparecerem. Vamos ver empresários que nunca poderíamos imaginar caindo nas mãos da Justiça. Teremos uma Justiça e uma polícia muito fortalecidas, governadores estarão muito acuados.
 
 A presidente Dilma enfrentará um ano mais difícil?
 
ROBÉRIO DE OGUM -
 Dilma caminha na direção certa. Ela veio ao mundo para chegar onde está, mas tem uma missão muito difícil. Dilma tem uma história de contestação, de cobrança social, de atuação como guerrilheira, o que significa dizer que o espírito dela é muito atingido. Ela está tendo de enfrentar um escândalo ainda pior do que o do mensalão. O carma de Dilma é de punir muito, de ser muito severa, de brigar. 
 

 O escândalo da Petrobras continuará abalando o governo?
 
ROBÉRIO DE OGUM -
 Veremos muitos governadores cassados. Um número muito maior do que imaginamos de gestores e políticos será preso. Este ano será muito mais da justiça do que da impunidade. Em todo o mundo, será um ano severo e de punição.
 Neymar irá brilhar em 2015?
 
ROBÉRIO DE OGUM -
 O ano que vem será do Neymar. Ele vai superar Lionel Messi e vai se tornar a bola da vez porque é muito iluminado. Ele tem intuição e enxerga as coisas antes dos outros. Em 2015 esse processo de conquista vai começar e em 2016 ele vai se tornar o melhor jogador do mundo.
 
ISTOÉ -
 Em 2014, o mundo assistiu ao alastramento do ebola na África. Prevê alguma nova epidemia?
 
ROBÉRIO DE OGUM -
 Até hoje, o HIV não foi completamente controlado. A medicina estará muito fortalecida em 2015, mas de tempos em tempos surge uma nova doença. O ebola se espalhou pela África justamente porque é o equilíbrio do mundo. As dores de alma são maiores naquele continente. Há pessoas com carmas mais pesados. Mas, nos próximos anos, não vamos ter uma doença de carma coletivo, como o ebola.
 
  Alguma celebridade terá pela frente um ano difícil?
 
ROBÉRIO DE OGUM -
 Em 2015, perderemos muitas pessoas famosas. Vamos perder dois comediantes brilhantes que marcaram a história. Perderemos também um comunicador. No esporte, dois grandes campeões mundiais virão a falecer. Pelé precisa cuidar da saúde e se voltar para o lado espiritual. No mundo, vamos perder um ícone do rock. Será um ano muito ruim para Fidel Castro. A apresentadora americana Oprah Winfrey também passará por dificuldades. 
 
 E o presidente americano Barack Obama?
 
ROBÉRIO DE OGUM -
 Vejo um ano negativo para Obama. Ele estará muito pressionado, encontrará dificuldades para governar e não conseguirá fazer o sucessor.
 No fim de 2014, a apresentadora Xuxa foi dispensada da Rede Globo. Ela voltará É -
à tevê?
 
ROBÉRIO DE OGUM -
 Sempre disse que seria difícil para Xuxa encontrar um grande amor. Até que ela encontrou. Mas Xuxa não tem um carma equilibrado. Quando ela está mal no amor, ela cresce profissionalmente e abre caminhos. Ela não tem dois fôlegos para estar bem no amor e bem profissionalmente. Este ano, ela estará bem no amor, porque encontrou sua alma gêmea (o cantor Juno), mas profissionalmente será um ano complicado. 
 

 Quem será a grande revelação em 2015?
 
ROBÉRIO DE OGUM -
 O neto do Silvio Santos, Thiago Abravanel. Ele poderá ser o substituto do avô.
 
 Quais líderes políticos mundiais terão um ano de obstáculos?
 
ROBÉRIO DE OGUM -
 O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, pode ser deposto. É um ano em que a imagem política dele começa a se apagar. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, também terá um ano difícil em todos os aspectos. O presidente do Uruguai, José Mujica, terá um ano de dificuldades em relação a sua 
saúde. 
Antes das eleições, ele registrou em vídeo que Dilma venceria

Há dois anos, o médium paulista Robério Alexandre Bavelone, 59 anos, conhecido nacionalmente como Robério de Ogum, previu o agravamento da crise econômica no Brasil. Em outubro de 2014, em meio às eleições mais acirradas desde 1989, ele registrou em vídeo que Dilma Rousseff seria reeleita presidente da República. Para 2015, o médium prevê que novos escândalos políticos virão à tona no País e que o mundo inteiro seguirá um movimento de justiça. “Todos aqueles que tentaram se beneficiar nas sombras do poder serão punidos”, adverte. “Será um ano muito mais da justiça do que da impunidade, a caçada mal começou.
VERMELHA-01-IE.jpg