O bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Quando ocorre durante o dia, é chamado de briquismo.
Os principais sinais e sintomas são: dor de cabeça, dor na articulação têmporo-mandibular, desgaste e amolecimento dos dentes, hipertrofia e/ou dor no masseter (músculo da mastigação), dificuldade em abrir a boca ao acordar, zumbido ou dor no ouvido, alterações do sono e estalos ao abrir e fechar a boca.
As causas são multifatoriais e envolvem principalmente os fatores emocionais (como estresse e ansiedade) e estruturais, como problemas de oclusão. Pode estar também associado à ingestão de drogas, álcool, cafeína e alimentos pesados antes de dormir, aos distúrbios do sono e à dor crônica.
De acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa será feito um diagnóstico da síndrome do paciente, pois na maioria das vezes os sintomas do bruxismo estão acompanhados por sinais e alterações em outros órgãos e sistemas. Feito o diagnóstico, o tratamento consiste na aplicação de agulhas de acupuntura no local da dor (face, músculo masseter e temporal) e em outros locais de acordo com a disfunção que está ocasionando o bruxismo. Dependendo do terapeuta e do caso, poderão ser empregadas técnicas como eletroacupuntura, a qual irá aumentar o efeito de relaxamento local, fitoterapia chinesa e acupuntura auricular.
Desta forma, estaremos tratando não apenas o problema, mas também a sua origem. Atuando no todo e não apenas nos sintomas e local da dor, podemos ter um resultado mais eficiente do que apenas com as modalidades convencionais. Ainda assim, é necessário lembrar que o acompanhamento do caso pelo seu dentista é importante. Ele poderá associar tratamentos e avaliar eventuais problemas decorrentes do bruxismo, tais como desgastes dentários, inflamações (pulpites), problemas de oclusão e até perda óssea.