quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

PRISÃO DE VENTRE.

Manifestações da Prisão de Ventre

Prisão de ventre, ou obstipação, é uma condição em que se verifica a baixa frequência de evacuação, dificuldade de expulsão de fezes ou produção de fezes duras ou secas.
A prisão de ventre está associada muitas vezes a:
  • Pouco exercício físico
  • Reduzida ingestão de fibras e de líquidos
  • Alterações de rotina (viagem, gravidez,..)
  • Medicamentos e excesso de laxativos
  • Ignorar vontade de ir à casa de banho.
  • Situações de stress

Prisão de Ventre e Medicina Chinesa

Para a Medicina Chinesa a prisão de ventre tem origens distintas estando a cada uma delas associados diferentes tipos de desequilíbrio energético:
  • Vazio ou falta de chi, sangue ou de yin ou yang. Mais frequente em pessoas idosas, esta desarmonia leva a que não haja evacuação e que a pessoa fique muito tempo na casa de banho. Por vezes o paciente apresenta palidez e transpiração excessiva durante a evacuação
  • Excesso de yang ou estagnação do chi: Observam-se  fezes secas, barriga inchada e gazes.
Má alimentação, ou em excesso, pode provocar calor nos intestinos que vai consumir os fluxos intestinais.
Alimentos muito frios e excesso de preocupações enfraquecem o baço e pâncreas causando estase de chi, dificuldade em mexer os músculos peristálticos do intestino e acumulação de mucosidades que os entopem.
Falta de fibra e de exercício físico são causas frequentes de obstipação.

Tratamento da Prisão de Ventre

O diagnóstico energético, necessário ao estabelecimento do programa terapêutico, é efetuado a partir da interpretação de sintomas, de aparências e de sinais subtis do corpo, sendo alguns indicadores obtidos a partir da observação da língua, face, olhos e pulso.
Para alívio imediato da prisão de ventre, utilizam-se por vezes técnicas de acupunctura, que atuam diretamente no intestino.
A aplicação destas técnicas é interessante para proporcionar motivação e alívio no paciente, apesar de não contribuir para a eliminação do desequilíbrio energético associado à prisão de ventre.
tratamento da prisão de ventre pela Medicina Chinesa incide na eliminação do desequilíbrio energético que está na origem da prisão de ventre devolvendo ao paciente de forma permanente alívio, sensação de leveza e regularidade nos intestinos.
A Medicina Chinesa tem obtido resultados surpreendentes no tratamento da prisão de ventre:
  • Sem químicos
  • Sem efeitos secundários
  • Sem ansiedade, sem stress


INSÔNIA E MEDICINA CHINESA


Para além do repouso físico e psíquico que o sono proporciona, enquanto dormimos ocorrem processos metabólicos essenciais que contribuem para o crescimento harmonioso do organismo (crianças e adolescentes), para o equilíbrio energético necessário a uma vida saudável e para o desenvolvimento da intuição e criatividade da mente.
A mais antiga literatura de Medicina Chinesa, o Tratado de Medicina Interna do Imperador  Amarelo, 3.000 anos A.C refere já influência de cada tipo de desarmonia, excesso de yin ou de yang, na qualidade do sono e na forma como se manifesta a insônia.
Segundo a Medicina Chinesa, os casos de insônia estão associados a distúrbios energéticos no coração e no fígado.
A energia yin do fígado está ligada às emoções e à nossa atitude perante o mundo, pelo que o stress ou perturbações emocionais afetam a qualidade do sono e provocam insônia.
A energia yang do coração, ligada à razão, quando em excesso entra em conflito com o fígado, perturbando o equilíbrio necessário ao sono.
Cansaço, preocupações e stress podem prejudicar o baço e o pâncreas causando deficiência do sangue e consequente insônia.
Alimentação irregular ou excessiva debilita o baço e provoca umidade e calor no estômago que sobe, perturbando a mente.

INSONIA DISTÚRBIOS DO SONO MEDICINA CHINESA

uma pessoa sofre de insônia quando regular e continuadamente ocorre uma, basta uma, das situações:
  • Demasiado tempo para adormecer
  • Dificuldade em dormir a noite toda
  • Sonhos e pesadelos noturnos
  • Necessidade de levantar a meio da noite
Afetando cerca de 20% da população nos países ocidentais a incidência da insônia é mais expressiva em ambientes urbanos em pessoas do sexo feminino e em idosos.
Não sendo uma doença em si, a insônia é antes uma condição que resulta de factores múltiplos, pelo que a cura deve incidir na eliminação das causas.
Problemas associados à insônia
  • Stress, ansiedade e depressão
  • Adolescência ou envelhecimento
  • Cafeína, nicotina e álcool
  • Alguns medicamentos
  • Dores, problemas respiratórios e digestivos.
  • Hábitos de sono irregulares

Tudo que é demais faz mau.

O Rim á a base de transformação da Energia Pós Celestial –> o corpo não pode se manter somente com a energia pré celestial, ou seja, só com a herança genética. Então, para que possamos ficar vivos e saudáveis, precisamos da energia pós celestial, que depende dos alimentos que ingerimos e do ar que respiramos, somado à qualidade de vida que temos. Além de comer bem e de respirar corretamente temos que evitar o estresse emocional, os locais insalubres, as relações destrutivas entre muitas outras coisas.
- O Rim é responsável por uma equação que soma: a comida que se come + o ar que se respira (energia pós celestial) + o Jing (energia pré celestial) = formando o que chamamos de QI Original, que nutre todo nosso corpo e circula em todos os meridianos (e que em outro artigo comparei ao nosso sistema linfático).
Sabendo que a Energia Pré Celestial não pode ser reposta e que ela faz parte da formação do QI Original, é obrigação de todo ser humano, que pretende viver mais, economizar essa energia, 
CINCO EXCESSOS:
EXCESSO 1 : Excesso de trabalho sem repouso adequado
- Pessoas que trabalham mais de 8 horas por dia, passando longos períodos em pé ou sentado em má postura, ou que fazem excessivamente o uso da voz e que além disso repousam por poucas horas, sentindo-se ainda cansados quando voltam ao trabalho, estão mais sujeitas a lesar a essência do rim, encurtando a própria vida.
EXCESSO 2 : Excesso de atividade física ou sedentarismo
- Pessoas que abusam de atividades físicas, como ir a academia praticar musculação todos os dias por mais de 1 ou 1h e meia por dia, geram um estresse no corpo fazendo com que o mesmo precise produzir mais energia e sangue para suprir a necessidade dos músculos. Assim, os órgãos responsáveis pela produção de energia e sangue (nos quais o Rim está envolvido em ambas) se estressam e perdem sua capacidade de produção. Assim, o rim será lesado, consequentemente o Jing.
- Pessoas que são sedentárias, dão ao corpo um estímulo de “não necessidade” de produção de energia. Assim, o Rim irá reduzir seu funcionamento antes do momento certo, causando até mesmo envelhecimento precoce.
EXCESSO 3 : Excesso de Atividade Sexual
- Segundo os orientais, a atividade sexual tem como principal objetivo a reprodução. Isso porque no ato de ejacular, o homem está liberando diretamente seu JING para que um feto seja formado (lembrando que a energia pré celestial de um bebê depende da soma das energias pré celestiais dos pais). De uma maneira mais simples, o homem “perde essência” sempre que ejacula, pois é no sêmen que está sua herança genética, assim, desgasta o rim a cada ato sexual, podendo lesar o rim, envelhecer e morrer mais cedo.
- Já as mulheres perdem menos essência que os homens no ato sexual, o que não a exclui do perigo de adoecer e envelhecer precocemente se abusar desta prática.
EXCESSO 4 : Estresse Emocional
- O estresse emocional, proveniente de vários sentimentos como raiva, frustração, preocupação, ansiedade, medo, tristeza entre muitos outros impedem a energia do corpo de circular livremente. Quando o corpo encontra dificuldade de circular energia, ele entende que a necessidade de produzi-la é menor. Assim, os órgãos começam a produzir menos Qi, o Rim pára também sua produção, o Jing que não é usado na produção do Qi original, acaba se desgastando para manter sentimentos nocivos no interior do organismo, e com isso, o ser humano adoece.
EXCESSO 5 : Má Alimentação
- Se a alimentação de uma pessoa for irregular (muitas horas sem comer, comer apressado, com raiva, trabalhando) ou se for inadequada (falta de nutrientes ou excesso de alimentos causadores de doenças como gordura e álcool), o corpo terá dificuldade em produzir a Energia Pós Celestial. Sem essa energia, o Rim não consegue usar o Jing na equação que forma a energia Original, que nutre todos os meridianos. Assim, o Jing se perde, o Rim deixa de realizar suas funções e a pessoa adoece.

Bom dia amigos de blog


Hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar?
Ir alto.
Sonhe alto,
queira o melhor do melhor,
queira coisas boas para a vida.
pensamentos assim trazem para nós
aquilo que desejamos.