segunda-feira, 4 de abril de 2016

Saiba como Identificar a Alergia Alimentar e o que fazer

alergia alimentar é uma reação de alergia, que pode manifestar-se em diferentes parte do corpo como pele, mãos, pés, boca, olhos e nariz, causando sintomas como vermelhidão, coceira e bolhas vermelhas na pele, inchaço nos olhos, boca e língua, podendo as vezes causar sintomas mais graves como dificuldade em respirar com chiado. Os sintomas podem surgir até 2 horas depois da ingestão do alimento, e o tratamento da alergia pode ser feito com anti-histamínicos como a Loratadina, por exemplo.
A alergia alimentar trata-se de uma reação inflamatória a uma substância presente no alimento, bebida ao aditivo alimentar ingerido, sendo importante ir no pronto socorro ou chamar o SAMU logo que os primeiros sintomas surgem, pois a alergia pode evoluir para uma reação alérgica grave também conhecida como choque anafilático.

Principais Sintomas de Alergia Alimentar

Os principais sintomas da alergia alimentar podem surgir até 2 horas depois da ingestão do alimento, bebida ao aditivo alimentar, e geralmente incluem:
  • Coceira e vermelhidão na pele;
  • Placas avermelhadas e inchadas na pele;
  • Inchaço nos lábios, língua, orelhas ou olhos;
  • Aftas;
  • Nariz entupido e escorrendo;
  • Sensação de desconforto na garganta;
  • Falta de ar e dificuldade em respirar;
  • Dor abdominal e excesso de gases;
  • Vômito, diarreia ou prisão de ventre;
  • Ardor e queimação ao evacuar.
  • Os sintomas da alergia alimentar podem surgir em todo o corpo e os sintomas mais graves começam quando está presente uma sensação de desconforto na garganta, que pode levar a dificuldades em respirar e falta de ar.

    O que fazer quando os primeiros sintomas surgem

    Assim que os primeiros sintomas de alergia alimentar surgem, é importante que tome medidas rapidamente, começando por tomar logo um remédio para a alergia receitado pelo médico, como a Loratadina ou Allegra, por exemplo.
    Depois disso, é importante que fique atento ao sintomas, sendo importante que procure socorro médico imediatamento caso identifique que os sintomas pioraram ou caso note que algum desconforto na garganta ou dificuldade em respirar.
    Se a alergia surgiu pela primeira vez ou se não tem remédios para a alergia à mão, é importante ficar atento ao sintomas que surgem, só sendo necessário procurar socorro médico apenas se existirem sinais de piora.

    Tratamento da alergia alimentar

    O tratamento para a alergia alimentar depende da gravidade dos sintomas apresentados que podem variar de pessoa para pessoa, sendo porém este geralmente feito com remédios anti-histamínicos como Allegra ou Loratadina ou com corticoides como a Betametasona, que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia. 
    Além disso, nos casos mais graves onde ocorre choque anafilático e falta de ar, o tratamento é feito com a injeção de adrenalina, podendo também ser necessário o uso de uma máscara de oxigênio para ajudar na respiração.
  • Como saber se tenho alergia

    O diagnóstico da alergia alimentar pode ser feito através de testes de alergia na pele ou ao sangue, que são pedidos pelo médico para identificar a origem da alergia.
    Geralmente, quando não existem suspeitas sobre o que pode estar causando a alergia, o médico começa por testar os alimentos mais alergênicos como o amendoim, morango ou camarão, sendo o diagnóstico feito por exclusão de partes até que se chegue ao alimentos responsável.
    O teste de alergia na pele consiste na observação dos sintomas que aparecem na pele após a aplicação de diferentes extratos de alimentos conhecidos por causar alergia, deixando atuar durante cerca de 24 a 48 horas. Após esse tempo, o médico irá então observar se o teste deu positivo ou negativo, observando se ocorreu vermelhidão, urticária, coceira ou bolhas na pele. Veja em maior detalhe como é feito o teste de alergia
  • Saiba como Identificar a Alergia Alimentar e o que fazer
  • O teste de alergia é um tipo de exame de diagnóstico que serve para saber se a pessoa tem ou não algum tipo de alergia de pele, alergia alimentar, medicamentosa ou até respiratória.
    Geralmente, o teste de alergia é feito no consultório do alergologista ou dermatologista, e é recomendado quando o individuo apresenta coceira, inchaço ou vermelhidão na pele. Esses testes também podem ser feitos através de exames de sangue que determinam quais as substâncias dos alimentos ou ambiente têm maior risco de provocar alergia.

    Preço do Teste de Alergia

    O teste de alergia pode variar entre 200 e 300 reais, dependendo do tipo de alergia que se está tentando diagnosticar.
  • Como é feito o teste de alergia

    Para fazer o teste de alergia deve-se consultar um alergologista que, dependendo do tipo de alergia, irá recomendar um dos seguintes testes de alergia na pele:
    • Teste de alergia no antebraço: deixa-se pingar, no antebraço do paciente, algumas gotas da substância que se pensa causar alergia ou faz-se algumas picadas, com uma agulha com a substância, e aguarda-se 20 minutos para verificar se o paciente faz reação;
    • Teste de alergia nas costas: também conhecida por teste de alergia de contacto, consiste em colar uma fita adesiva nas costas do paciente com uma pequena quantidade da substância que se julga causar alergia ao paciente, depois deve-se esperar até 48 horas e observar se surge alguma reação na pele.
    Os testes de alergia cutâneos podem ser feitos para detetar uma alergia em qualquer pessoa, incluindo em bebês, e a reação positiva consiste na formação de uma bolha vermelha, como uma picada de mosquito, que leva ao inchaço e coceira no local.
    Além destes testes, o paciente pode fazer um exame de sangue para avaliar se existem substâncias no sangue que indicam se o indivíduo tem algum tipo de alergia. 
    No caso de alergia alimentar, como alergia ao leite, glúten ou ao camarão, por exemplo, o médico pode recomendar ainda a realização de um teste de provocação oral, que consiste em ingerir uma pequena quantidade do alimento que causa alergia e verificar a reação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário