quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

DSTS: Conheça as principais doenças sexualmente transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas pela sigla DSTs, são doenças transmitidas, principalmente, através de relações sexuais com uma pessoa infectada - e sem o uso de métodos de barreira, como a camisinha e o preservativo feminino. O contágio por DSTs também pode ocorrer de mãe para filho, durante a gravidez ou parto, através do compartilhamento de seringas ou devido a uma transfusão de sangue infectado.
Os sintomas das DSTs são variados, assim como seus agentes causadores, que podem ser vírus, fungos ou bactérias. Algumas são de tratamento fácil e rápido, como, por exemplo, a gonorreia, enquanto outras, como a Aids, ainda não possuem uma cura definitiva e podem levar à morte.
A Organização Mundial de Saúde estima que ocorram 340 milhões de casos de DSTs por ano no mundo. Porém, a prevenção das DSTs não é complicada. E o uso de preservativos, que podem fornecer uma barreira física durante as relações sexuais, é o melhor método para prevenir o contágio. Além disso, consultas regulares ao urologista ou ginecologista são muito importantes para diagnosticar a presença de alguma DST e realizar o tratamento apropriado.
A seguir, veremos com mais detalhes os agentes infecciosos, os sintomas e o tratamento de algumas DSTs:

Aids

A Aids, ou síndrome da imunodeficiência adquirida, é uma doença causada pelovírus HIV. O HIV ataca os linfócitos, células do sistema imunológico do ser humano, deixando-o mais susceptível a outras doenças, principalmente aquelas provocadas por vírus e bactérias.
Os sintomas da Aids podem demorar a se manifestar. Muitos portadores passam anos sem manifestar sinais da doença. Os sintomas são muito variados, pois estão relacionados ao comprometimento do sistema imunológico. Podem ocorrer, por exemplo, gripes constantes, perda de peso, febre e diarreia. O diagnóstico é realizado por meio de exames de sangue.
No estágio avançado da Aids, o número de linfócitos fica muito baixo e o indivíduo contrai facilmente as chamadas doenças oportunistas, como, por exemplo, gripe, pneumonia e tuberculose, que podem acabar sendo fatais.
A Aids ainda não possui uma cura definitiva. Seu tratamento é realizado por meio de um conjunto de medicamentos, popularmente conhecido como "coquetel", que tenta impedir a replicação do HIV. Também é importante tratar adequadamente as doenças oportunistas adquiridas

Vírus do papiloma humano - HPV

O vírus do papiloma humano (HPV) é uma doença causada por alguns tipos de vírus que provocam lesões e verrugas - chamadas de papilomas - na vulva, na vagina, no colo do útero, no pênis ou no ânus. Alguns tipos de HPV podem levar ao desenvolvimento de câncer, principalmente de colo do útero.
O diagnóstico do HPV pode ser feito por meio de exames físicos realizados pelo médico, biópsias e, no caso das mulheres, por meio de um exame de rotina chamado papanicolau, que detecta alterações nas células uterinas.
Dependendo do tipo de HPV, o tratamento pode ser feito por meio da remoção cirúrgica ou da cauterização das lesões e verrugas, administração de medicamentos que melhoram o sistema imunológico e, no caso do câncer, de quimioterapia.

Gonorreia

A gonorreia é uma doença causada pela bactéria Neisséria  gonorreae, que provoca ardor ao urinar e secreções com odor desagradável na uretra ou na vagina. O período de incubação - ou seja, entre a contaminação (durante a relação sexual) e a manifestação dos sintomas - é curto, cerca de 2 a 10 dias.
O diagnóstico é feito por meio de exames físicos e da análise do histórico do paciente. Também são realizados exames laboratoriais, em que se analisam amostras da secreção, a fim de confirmar a presença da bactéria.
A gonorreia pode ser totalmente curada, desde que seja diagnosticada corretamente e tratada. O tratamento é realizado por meio da administração de antibióticos orais ou injetáveis. Porém, quando não tratada, a gonorreia pode levar a complicações como infertilidade e, nas mulheres, provocar uma doença inflamatória chamada de doença inflamatória pélvica, que pode ser fatal.

Sífilis

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum. A doença apresenta três estágios: sífilis primária, secundária e terciária. Após o contágio, o período de incubação é de cerca de um mês. Após este período surge o principal sintoma do estágio primário, uma lesão genital, geralmente na região da cabeça do pênis ou nos lábios vaginais, sem secreções e com a borda endurecida, conhecida como cancro duro ou úlcera genital.
Após a contaminação e a formação do cancro, a bactéria continua a se reproduzir no interior do organismo e passa a atingir outros órgãos. Essa disseminação da bactéria provoca feridas e manchas na pele por todo o corpo, caracterizando o estágio secundário da doença.
No estágio terciário, a sífilis provoca lesões maiores na pele e pode atingir o sistema nervoso, provocando problemas neurológicos e podendo levar à morte.
O diagnóstico é realizado por meio do exame físico, pelo médico, e de exames laboratoriais, realizados com amostras do cancro. O tratamento da sífilis é feito através da administração de penicilina, o primeiro antibiótico descoberto pelo homem. Recomenda-se que o paciente não mantenha relações sexuais sem proteção por um período de cerca de 15 dias após o final do tratamento, a fim de assegurar que todas as bactérias foram eliminadas.

expectativas



Expectativas

Os tratamentos disponíveis para hipertensão pulmonar podem levar a bons resultados. Algumas pessoas com esta condição podem apresentar complicações graves de saúde, principalmente se o problema não for tratado corretamente. Em casos ainda mais sérios, hipertensão pulmonar pode levar à morte.
Também não é recomendável engravidar se a mulher tiver essa condição.

Sintomas de Hipertensão pulmonar



Deficiência respiratória ou sensação de desfalecimento durante alguma atividade é, com frequência, o primeiro sintoma notado de hipertensão pulmonar. Frequência cardíaca acelerada (palpitações) pode estar presente também, principalmente após atividade física mais intensa. Ao longo do tempo, os sintomas ocorrem com atividade mais leve ou até mesmo durante períodos de repouso.
Outros sintomas incluem:
Pessoas com hipertensão pulmonar costumam ter sintomas recorrentes.

Diagnóstico de Hipertensão pulmonar

Um exame físico, geralmente, é feito pelo médico para determinar a causa dos sintomas. No entanto, apesar de ele ser bem esclarecedor, não é capaz sozinho de confirmar o diagnóstico. Mesmo porque os sintomas apresentados durante uma crise de hipertensão pulmonar são muito parecidos com os sinais de outras doenças, como asma e outros problemas relacionados ao pulmão. Por essa razão, alguns exames podem ser solicitados pelo médico, como:
  • Exames de sangue
  • Cateterização cardíaca
  • Radiografia do tórax
  • Tomografia computadorizada do tórax
  • Ecocardiograma
  • Eletrocardiograma
  • Testes de funcionamento dos pulmões
  • Varredura do pulmão
  • Arteriograma pulmonar
  • Caminhada monitorada
  • Estudo do sono

O que é Hipertensão pulmonar?

A hipertensão pulmonar é uma condição em que a pressão arterial é anormalmente alta nas artérias dos pulmões. Esse problema, além disso, costuma sobrecarregar o lado direito do coração, podendo levar a complicações mais graves de saúde.

Causas

O lado direito do coração bombeia sangue por meio dos pulmões, local onde recebe oxigênio. Depois, o sangue retorna para o lado esquerdo do coração, onde é bombeado para todo o restante do corpo.
Quando as artérias do pulmão ficam muito estreitas, o transporte de sangue fica prejudicado, levando, assim, ao aumento da pressão arterial. Além disso, quando os vasos sanguíneos estão muito estreitos, o coração precisa trabalhar mais para forçar a passagem do sangue, o que acaba sobrecarregando-o. Fora tudo isso, o estreitamento das artérias ainda impede que o fluxo de sangue seja suficiente. Por isso, se a circulação não acontece normalmente, ou seja, se o sangue não chega aos pulmões em quantidade suficiente para receber oxigênio, a circulação do corpo inteiro fica prejudicada.
A hipertensão pulmonar pode ser causada por:
Em muitos casos, a causa da hipertensão pulmonar é desconhecida.

O que é Hipertensão?

O que é Hipertensão?

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.
pode ser causada por alguns fatores, como:
→ Má alimentação (excesso de sal e gordura);
→ Obesidade;
→ Uso de certos medicamentos;
→ Estresse;
→ Sedentarismo;
→ Fatores genéticos;
→ Tabagismo;
→ Consumo de bebidas alcoólicas.
Geralmente a hipertensão é uma doença que não apresenta sintomas alarmante




Quando o seu coração bate, ele contrai e bombeia sangue pelas artérias para o resto do seu corpo. Esta força cria uma pressão sobre as artérias. Isso é chamado de pressão arterial sistólica, cujo valor normal é 120 mmHg (milímetro de mercúrio). Uma pressão arterial sistólica de 140 ou mais é considerada hipertensão. Há também a pressão arterial diastólica, que indica a pressão nas artérias quando o coração está em repouso, entre uma batida e outra. Um número normal de pressão arterial diastólica é inferior a 80, sendo que igual ou superior a 90 é considerada hipertensão.




FELIZ ANO NOVO PÁZ SABEDORIA SAÚDE

De repente num momento fugaz, 
os fogos de artifício anunciam 
que o ano novo está presente 
e o ano velho ficou para trás.

De repente, num instante fugaz, 
as taças se cruzam 
e o champagne borbulhante anuncia que o ano velho se foi e o ano novo chegou.

De repente, os olhos se cruzam, 
as mãos se entrelaçam 
e os seres humanos,
num abraço caloroso, 
num só pensamento, 
exprimem um só desejo 
e uma só aspiração: 
PAZ e AMOR.

De repente , não importa a nação; 
não importa a língua, 
não importa a cor,
não importa a origem, 
porque sendo humanos e descendentes de um só Pai, 
lembramo-nos apenas de um só verbo: AMOR.

De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, 
cantamos uma só canção, 
um só hino:
o da LIBERDADE.

De repente, esquecemos e lembramos do futuro venturoso, 
e de como é bom VIVER

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Benefícios do shiatsu.

Os Benefícios do Shiatsu
Vinculado à medicina natural, o Shiatsu reforça o sistema imunitário, equilibra o sistema nervoso autônomo, melhora o metabolismo, aumenta o rendimento físico e intelectual, eleva a vitalidade, proporciona bem-estar físico e emocional, desperta a consciência do próprio corpo e melhora as relações humanas.

Como saber se preciso de uma limpeza de rins?



O consumo constante de boas quantidades de líquidos evitará que se formem cálculos renais, principalmente os de oxalato de cálcio.
É natural que você deseje saber se necessita de um tratamento para limpar os rins, já que não tem um precedimento para afirmar que os rins precisam de uma limpeza.
Podemos prestar atenção em alguns sinais que podem alertar se estamos sofrendo algum tipo de problema que requer um tratamento desse tipo:
Se você possui cálculos renais, sofre de retenção de líquidos, infecções renais ou diabetes tipo II,estas são boas razões para realizar uma limpeza de rins.
Uma limpeza de rins deve ser realizada com recomendação e supervisão de um especialista,que vai recomendar a ingestão de muito líquido, especialmente água, já que ajudará a eliminar todos os resíduos tóxicos que se encontrem em nossos rins, desta maneira o funcionamento correto do organismo será garantido. A quantidade ideal que se pode beber por dia são oito copos ou dois litros.
Para que a limpeza seja completa e obtenhamos os melhores resultados devemos ter uma dieta com poucas proteínas, deixando de consumir todo tipo de produtos lácteos, além de frango, peixe e frutos do mar.
Também é importante evitar café, chocolate e todos aqueles alimentos que aumentem o oxalato de cálcio, ou ácido úrico nos rins, o qual provoca a formação de cálculos renais.

Como podemos desintoxicar os rins?


É muito importante lembrar que existem muitas ervas que oferecem grandes benefícios quando se trata de nossa saúde, se nos referimos à limpeza de nossos rins vamos encontrar uma variedade de plantas que são muito eficazes no tratamento destas doenças, que incluem o seguinte :

- Cavalinha: consumida como um chá para estimular a função renal e do trato urinário.
- Juniper, dente de leão, gengibre, urtiga, salsa, trevo vermelho, amarelo ouro, raiz de malvavisco, todas essas ervas podem dar excelentes resultados para o tratamento de dores nos rins, e tudo pode ser tomado como infusão, mais você pode combinar várias dessas plantas, desta forma será ainda mais rápida sua eficácia.

Chás naturais para expelir cálculos renais.

quebra pedra
Quebra pedra é um dos nomes populares para as várias  plantas do género Phylanthus, muito utilizadas em chá para dissolver cálculos dos rins e bexiga. Este termo, quebra-pedra, surgiu devido ao facto de esta planta, conseguir crescer entre fendas e frestas das pedras.
Quebra pedra, Phylanthus amarus, apresenta substâncias anti-cancerígenas e anti-inflamatórias, a phylanthus niruri, combate o vírus da hepatite B, tendo já sido comprovada a sua eficácia,o que levou uma empresa norte-Americana, a patentear a planta para a usar num medicamento contra esta doença.
A quebra-pedra, Phylanthus acutifolius, é muito utilizada para dissolver os cálculos renais e da bexiga, é nativa do Brasil,  possui  folhas de cor verde escura e azuladas na parte inferior.

Definindo shiatsu, para entender melhor.

O Ministério da Saúde do Japão define-o como:
“Tratamento que, aplicando pressão com os dedos polegares e as palmas das mãos sobre determinados pontos do corpo, corrige irregularidades, mantém e melhora a saúde, contribui para aliviar diversas enfermidades e activa a capacidade de autocura do organismo. Não tem efeitos secundários.”
Shiatsu significa literalmente pressão com os dedos (shi: dedo, e atsu: pressão.
Esta pressão exerce-se com os dedos polegares e as palmas das mãos. Por meio das terminações nervosas da pele, esta apercebe-se dos estímulos tácteis, da pressão profunda, de calor, frio e dor através das terminações nervosas livres.
As dominadas elevações tácteis das polpas dos dedos, em especial dos polegares, e as eminências metatársicas tenar e hipotenar são muito sensíveis devido a uma grande acumulação de determinados corpúsculos. Isso permite que o terapeuta de Shiatsu localize com as mãos os denominados Tsubos (pontos de aplicação de Shiatsu), bem como  diversas desordens em músculos e órgãos. Quanto maior for a experiência do terapeuta maior será a sua capacidade de avaliação das subtis alterações físicas sem outra ferramenta além do tacto.

Tratando calculo renal com shiatsu

O terapeuta de Shiatsu utiliza os seus dedos para pressionar as zonas doloridas do corpo do paciente. Quando nos dói alguma parte do corpo, de uma forma natural levamos a mão a essa zona. É um acto instintivo que nasce com o ser humano e que não necessita de uma aprendizagem prévia; é uma forma natural de aliviar a dor, e está na origem do Shiatsu e de outros tipos de tratamento. Por outro lado, as inflamações são acumulações de iões positivos por isso, ao colocarmos as nossas mãos, carregadas de iões negativos, sobre a zona inflamada, neutralizamos a carga positiva e a dor desaparece.
O terapeuta de Shiatsu pressiona as zonas do corpo do paciente cujo fluxo sanguíneo não é adequado. Quando uma zona do corpo não recebe o fluxo sanguíneo adequado, observamos o seguinte na pele dessa zona:
·         Não tem brilho
·         Está seca
·         Tem falta de elasticidade
·         Aparece uma penugem para proteger a zona
Ao pressionar estas zonas, que de uma maneira geral coincidem com os denominados tsubos, a circulação melhora. Para fazer uma comparação, se o corpo fosse uma rede de caminho-de-ferro, as vias seriam as linhas que ligam os pontos de pressão, e as estações seriam os tsubos. Estes encontram-se em maior quantidade em torno das articulações e perto das inserções dos músculos. À semelhança dos sedimentos dos rios, que se acumulam nas curvas, também os tsubos  se acumulam em torno das articulações e nas zonas de complicada estrutura do corpo humano.

Calculo renal o que fazer?

O que é Cálculo renal?

Sinônimos: pedra no rim, litíase, nefrolitíase
O cálculo renal é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outro órgão do trato urinário. O cálculo renal é conhecido popularmente como pedras nos rins.

Tipos

Existem quatro tipos de cálculos renais, sendo que um se diferencia do outro no que diz respeito à sua formação e principais características. Os tipos de pedras no rim existentes são:

Cálculos de cálcio

São os mais comuns. Ocorrem mais frequentemente em homens do que em mulheres e aparecem e aparecem no geral entre 20 e 30 anos. Tendem a reaparecer após tratamento. O cálcio pode combinar-se com outras substâncias, como o oxalato, o fosfato ou o carbonato para formar a pedra. Algumas doenças do intestino delgado, dietas ricas em vitamina D e distúrbios metabólicos aumentam o risco de formação dos cálculos de oxalato e cálcio.

Cálculos de cistina

Estes podem aparecer em pessoas que têm cistinúria, uma doença renal hereditária e que afeta tanto homens quanto mulheres.

Cálculos de estruvita

Encontrados principalmente em mulheres com infecção do trato urinário. Essas pedras podem crescer muito e bloquear o rim, o ureter ou a bexiga.

Cálculos de ácido úrico

Acontecem com pessoas que perdem muito líquido, que não é recuperado com hidratação. São mais frequentes em homens do que em mulheres. Podem, ainda, ocorrer juntamente com dietas ricas em proteína, gota ou quimioterapia. Fatores genéticos também podem contribuir para o surgimento de pedras no rim deste tipo.
Outros tipos de pedras também podem ser formados, mas são muito raros.

Causas

As pedras nos rins são formadas quando a urina apresenta quantidades maiores que o normal de determinadas substâncias, como cálcio, oxalato e ácido úrico. Essas substâncias podem se aglutinar e formar pequenos cristais – que, depois, se transformarão em pedras.
Alguns fatores são considerados de risco, pois contribuem para o surgimento do cálculo renal.

Sintomas de Cálculo renal

Uma ou mais pedras no rim podem não apresentar sintomas no início. Quando elas começam a se movimentar dentro do rim ou de outros órgãos do trato urinário é que a dor começa. Confira os principais sinais do problema:
  • Dores intensas e que se espalham pela região abdominal
  • Dores que vêm e vão, variando de intensidade
  • Dor ao urinar
  • Urina com sangue, avermelhada, amarronzada ou rosada
  • Urina com cor anormal, geralmente escura e mal cheirosa
  • Náusea e vômito
  • Necessidade persistente de urinar, levando a pessoa ao banheiro muitas vezes ao dia
  • Febre e calafrios, em caso de infecção
  • Quando as pedras são pequenas e não manifestam muitos sintomas, o paciente não precisará passar por procedimentos muito invasivos. Nesses casos, o médico poderá indicar algumas medidas que ajudam na recuperação:
    • Beber muita água (de dois a três litros por dia) ajuda a eliminar as pedras por meio da urina
    • Analgésicos para a dor provocada pelo cálculo renal também são uma opção
    No entanto, quando as pedras são grandes e causam sintomas mais fortes ao paciente, o tratamento deve ser diferenciado. Pedras maiores não podem ser expelidas sozinhas, podem causar sangramentos, danos mais graves aos rins e infecções no trato urinário. Para esses casos, procedimentos mais invasivos devem ser utilizados, a exemplo de:
    • Litotripsia extracorpórea por ondas de choque eletrohidráulicas. Esse tipo de tratamento consiste na criação de fortes vibrações para quebrar as pedras e facilitar a excreção
    • Traqueostomia percutânea: consiste na retirada cirúrgica de pedras maiores por meio de um pequeno corte feito nas costas do paciente
    • Ureteroscopia. O médico inserirá um tubo muito fino por meio da uretra do paciente para retirar as pedras presentes no trato urinário
    • Cirurgia de glândulas paratireoides. Uma alteração nas glândulas paratireoides, localizada próxima à tireoide, faz com que ela aumente os níveis de cálcio no corpo, podendo causar pedras no rim. Uma cirurgia nessas glândulas pode ser a solução para regular a produção do hormônio.

sábado, 26 de dezembro de 2015

YIN YANG - AS FORÇAS QUE GOVERNAM O UNIVERSO E O HOMEM


A Teoria Yin/Yang, é uma das mais antigas teorias que procura  explicar o universo e as forças que o governam, a alternância e a relatividade, a permanente mudança com que nos vemos confrontados ao longo da nossa história pessoal e da Historia da própria Humanidade.
Expressões como " a teoria da relatividade" , " polos negativo e positivo", " teoria quântica", traduzem uma semântica sempre relacionada com a ciência ou comum nos meios  e na gíria cientifica. Na realidade ha milhares de anos que o mundo ( a geia), o cosmos e o homem, são vistos numa relação de inter-penetração, em que a dualidade complementar pode ser vista. Essa concepção é-nos dada através dos clássicos escritos na China, há milhares de anos, em particular no Livro das Mutações (I Ching).
A Teoria Yin /Yang,  procura explicar o mundo e a realidade de um ponto de vista dual, ou de relatividade. Há uma serie de formas de entender e interpretar esta teoria. As pessoas familiarizadas com a linguagem computorizada, sabem que a linguagem dos computadores é binária, ou sejam existem apenas dois símbolos ou dígitos 0 e 1. Portanto independentemente de quão complicado é o programa, ele é sempre fraccionado nos códigos 0 e 1. Este exemplo demonstra de como componentes simples podem ser utilizados, para criar estruturas bastante complexas.
Ao nível do universo, podemos dizer que tudo o que existe nele é matéria ou energia, ou a combinação das duas. Tudo o que existe, vive nesta relação dual dos dois opostos complementares. Assim a matéria é Yin e a energia Yang, a Terra é Yin e o Céu é Yang. Tudo o que vive ou existe no universo, existe sob esta determinação binária da coisa e do seu contrário, relação de contrários complementares, posto que a existência de um, é condição da existência do outro. Quando falamos de energia e de matéria, um depende do outro, pelo que a energia depende da matéria e a matéria não existe sem a energia para manter a sua estrutura.
YIN e YANG, os dois componentes do QI (Chi) - Apesar de opostos, Yin e Yang são complementares, as duas faces de uma moeda. Pensemos na teoria do Big Bang. Toda a matéria, tempo e espaço, tiveram a sua origem a partir de um único ponto, que designaremos de Singularidade. Independentemente da distância a que estamos ou daquilo que nos diferencia, todos tivemos origem no “UNO”. Existe pois uma “unidade” em nós. Todos possuímos um mesmo tipo de energia cósmica e universal que terá estado na origem de tudo o que existe, e que vive e flui através de tudo o que vive, o Qi. Todos nós desde o minúsculo micróbio até ao mais hercúleo ser humano, tem algo que os une, em termos de matéria e energia.
Não existem fronteiras rígidas entre o Yin e o Yang. Quando falamos de céu, este parece que tem valor apenas de um ponto de vista dos seres humanos que habitam a terra. Vida e morte surgem num ciclo perpétuo de interdependência, e como não podemos viver sem esta perspectiva de um cosmos, quiçá o cosmos não fará sentido sem a presença humana. No ser humano coexistem o “negativo” e o “positivo” , o “bom “ e o “mau”, sem esquecer a relatividade destes e de que nos servem em termos linguísticos para classificar, e nomear é já limitar.
Os nossos pensamentos e emoções independentemente de quão nobres ou detestáveis sejam – são impulsos eléctricos, energia que percorre a mais complicada e poderosa matéria, o cérebro humano. Na realidade, o cérebro humano é o tipo de matéria mais desenvolvida que existe sobre a terra. Darwin explicou-o cientificamente, e os líderes espirituais e mestres de todos os tempos e de diferentes latitudes, provaram a sua espiritualidade.
Todas as pessoas, da mais vulgar á mais inteligente, são governadas por pensamentos Yin e Yang. A agressão, a raiva é um tipo de energia Yang, enquanto um estado de passividade e inércia será o tipo de energia Yin. A ciência provou que os químicos produzidos durante um assomo de raiva, ou num estado de depressão, têm um efeito negativo no indivíduo, tanto de um ponto de vista físico, como mental, sendo por isso motores de energia destrutiva. Pensamentos de qualidade negativa, confusão e contradições existentes na nossa mente, são indutores de bloqueios no fluxo do Qi, que afetam muitas vezes de forma séria a nossa saúde física.
É de facto muito importante que consigamos o controle da nossa mente e daquilo que ela produz, pensamentos, pelos efeitos que estes podem ter no nosso estado geral. O excesso de energias do tipo yang ou yin, são causadoras de desequilíbrios, e o bem-estar, a saúde física e mental, dependem de um bom equilíbrio entre estes dois princípios que governam o universo, e presentes em todos os seres.

FRASES POPULARES DE DALAI LAMA


A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não vão lhe proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito” 


Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.” 
Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas, satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro...” 

Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar.” 


LENDAS CHINESAS SOBRE A ORIGEM DO MUNDO

Lendas Chinesas

Lendas chinesas sobre a origem do mundo

Na China, a criação explica-se através do yin e do yang, energias que se fundem para criar o Universo.
O yang é uma energia masculina, ativa, clara e ímpar; o yin é considerado o princípio feminino, em repouso, escuro e par. São representados pelas metades preta e branca de um círculo e constituem todos os aspetos da vida.
No Universo, estas energias podem estar em expansão e diluírem-se, ou, pelo contrário, aproximarem-se e concentrarem-se.
São simbolizadas por dois traços: contínuo para o yang, descontínuo para o yin.
Ao longo do tempo, muitas histórias e lendas foram sendo contadas em redor desse conceito, profundamente enraizado na cultura chinesa.

Existem dois tipos de lendas sobre a origem do mundo:

Sobre a abertura do céu e da terra, e a formação do mundo e todas as coisas;
Sobre a origem dos humanos, incluindo a origem das etnias.
As lendas sobre a abertura do céu (Yang) e da terra (Yin) são divididas em três tipos:
Um ou vários deuses criaram o mundo;
Um gigante que se transforma em todas as coisas do mundo;
O mundo nascendo da transformação da natureza.
Diversas etnias têm suas lendas sobre a origem do mundo. Na mitologia Han, é um gigante chamado Pan Gu quem cria o mundo. Depois, surgem os primeiros senhores do Céu e da Terra, cada um dando o seu contributo ao Homem.
Os principais são:
Nü Wa (Mãe da Humanidade), deusa que criou o homem e as regras de casamento.
Fu Hsi (ou Pao Hsi) (Pai da Escrita), mítico primeiro imperador da China. É reputado por ser o inventor da escrita, da pesca e da caça.
Shen Nong (ou Tian Zu) (Divino Lavrador), a lenda diz que o deus Jiang Shen Nong foi imperador na antiguidade. Inventou a agricultura e a medicina. É normalmente representado por dois cornos, que simbolizam a sabedoria.
Mais tarde, surge na mitologia chinesa o Imperador de Jade, chamado também de "Imperador do Céu", que é o deus mais supremo no budismo e no taoismo, e tem controle sobre todos os deuses dos três mundos: o mundo humano, o mundo celestial e o mundo subterrâneo

O mundo veio de uma bola cósmica, envolta em trevas, flutuando no universo. Dentro da bola, havia um espírito. O espírito foi-se desenvolvendo em silêncio, no seu interior, ninguém sabe por quantos anos, até que finalmente esse novo espírito, chamado Pan Gu, nasceu. Pan Gu vivia dentro da bola, com os olhos meio fechados, absorvendo a nutrição da bola, dormindo tranqüilamente.
Milhões de anos se passaram assim, Pan Gu cresceu e virou um gigante. Um dia, ele abriu totalmente os olhos. Mas porque se encontrava em total escuridão, Pan Gu não conseguiu ver nada.
Ele pensou que o negrume em frente dos olhos fosse por que ele não tivesse acordado totalmente; limpou os olhos, mas mesmo assim não via nada. Limpou várias vezes os olhos, mas em frente dele existia somente uma escuridão sem fim. Ele ficou bravo, pulando e gritando, pedindo pela luz, batendo na bola para quebrar o mundo escuro.
Pan Gu ficava pulando e gritando, ninguém sabe por quantos anos; finalmente, seus gritos e todo o barulho que fez atravessaram a bola e chegaram aos ouvidos do Imperador de Jade no céu.
Ao ouvir o barulho, o Imperador de Jade ficou muito feliz. Ele pegou um machado que tinha ao seu lado, e o jogou dentro da bola para Pan Gu.
Pan Gu, pulando e gritando, de repente, viu um fio de luz quando o machado atravessou a bola. Ficando surpreendido, ele alcançou a mão para tocar a luz. Ao mesmo tempo, o machado chegou e caiu na sua mão.
Sentindo que alguma coisa tinha caído na mão, ele deu uma olhada: era um machado. Mesmo não sabendo de onde veio o machado, ele ficou muito feliz e decidiu quebrar a escuridão com o machado.
Com a primeira machadada, Pan Gu ouviu um barulho enorme, tão forte que pareceu quebrar tudo. Uma racha apareceu na bola, e uma luz brilhante veio de fora.
Ele ficou tão alegre que por momentos, se deteve, exclamando sua emoção. Mas subitamente, viu que a racha ia-se fechando e a luz sumindo. Ele jogou o machado no chão e empurrou a parte de cima da bola para manter a racha, e a luz.
Sabendo que, se desistisse, a bola fecharia de novo e ele perderia a luz, Pan Gu ficou sustentando a parte de cima com muita força. As juntas dos seus ossos começaram a estalar, Pan Gu estava crescendo.
Todos os dias, ele crescia um Zhang (medida chinesa, 1 Zhang = 3 metros), e a racha aumentava um Zhang. Muitos anos se passaram, Pan Gu chegou à altura de 18 milhas de Zhang, o mesmo acontecendo com a racha.
Ao ver que os dois lados da racha ficaram suficientemente afastados um do outro, não podendo mais fechar, Pan Gu sentiu-se aliviado, e começou a dar uma olhada ao redor dele: a escuridão em cima tinha virado o céu, mudando a cor para azul claro; a escuridão, em baixo, mudou para terra grossa, de cor amarela-marrom.
Olhando para o céu azul claro, tão grande que parecia não ter fim, e a terra amarela, grossa e ampla, Pan Gu sentiu-se muito alegre: a escuridão tinha-se retirado e a terra estava coberta pela claridade. Ele começou a rir.
Ele riu tanto que, de repente, teve um colapso e seu grande corpo caiu no chão. Pan Gu havia morrido. Mas, na verdade, ele não morreu. Seu corpo brilhou e as partes da sua essência física começaram a se transformar.
O seu olho esquerdo voou para o leste do céu, e virou o sol brilhante que ilumina tudo. O seu olho direito voou para o oeste do céu e virou a lua terna.
A sua respiração transformou-se no vento da primavera que acorda a Vida e nas nuvens que flutuam no céu; a sua voz, no raio que ilumina as nuvens escuras com um trovão ensurdecedor.
Seus cabelos e barba voaram em todos os sentidos e viraram florestas densas, ervas prósperas e flores coloridas. Seu suor atingiu o céu e virou estrelas brilhantes. Seus braços e pernas se estenderam e formaram montanhas.
Suas veias tornaram-se caminhos serpenteando a terra, onde seu sangue fluiu, formando os rios. Seus dentes e ossos se espalharam e viraram metais brilhantes; jades brancos, pérolas cintilantes, ágatas lindas e tesouros abundantes. Da sua saliva, surgiu a chuva que umedece a terra. O que restava da vida em seu espírito virou lentamente em bichos, peixes, pássaros e insetos, e trouxe vitalidade para o mundo.
Lendas Chinesaspan gu

Nü Wa criou os humanos

Nü Wa é uma deusa que nasceu da terra.
Um dia, ela estava andando no campo, e olhou para as montanhas onduladas, os rios correntes, as florestas densas; viu que os pássaros estavam cantando e voando no céu, os peixes estavam brincando na água, os insetos estavam pulando na grama, o mundo era lindo. Mas Nü Wa se sentia muito sozinha e infeliz, nem ela sabia porquê.
Ela exprimiu sua solidão para as montanhas e as florestas, mas elas não a entenderam; ela contou seus pensamentos para os bichos e pássaros, mas eles não a entenderam. Sentando-se na beira de um lago e olhando para sua sombra na água, Nü Wa sentiu-se muito desapontada.
Uma brisa ligeira passou, uma folha caiu na água e causou ondulações leves, a sombra de Nü Wa ficou oscilando na água. De repente, Nü Wa percebeu que lhe faltavam vidas iguais como ela.
Lendas Chinesas
Nü Wa
Pensando nisso, ela pegou um pouco de lama amarela na beira do lago, amassou-a, e formou uma figura semelhante à sua sombra na água. Era uma figura pequena, com uma cara parecida, tendo duas mãos e dois pés. Quando ela colocou a figura no chão, a figura ganhou vida. Nü Wa ficou muito feliz, ela continuou fazendo muitas figuras, e chamou-lhes "humanos", moldando tanto homens como mulheres.
Porque os humanos foram criados simulando a aparência da deusa, eles receberam disposições e comportamentos diferentes de outras vidas. Eles sabiam falar a mesma língua de Nü Wa. Eles conversaram com ela, aplaudiram ao redor dela, e depois, saíram do seu lado e se espalharam.