O Ministério da Saúde do Japão define-o como:
“Tratamento que, aplicando pressão com os dedos polegares e as palmas das mãos sobre determinados pontos do corpo, corrige irregularidades, mantém e melhora a saúde, contribui para aliviar diversas enfermidades e activa a capacidade de autocura do organismo. Não tem efeitos secundários.”
Shiatsu significa literalmente pressão com os dedos (shi: dedo, e atsu: pressão.
Esta pressão exerce-se com os dedos polegares e as palmas das mãos. Por meio das terminações nervosas da pele, esta apercebe-se dos estímulos tácteis, da pressão profunda, de calor, frio e dor através das terminações nervosas livres.
As dominadas elevações tácteis das polpas dos dedos, em especial dos polegares, e as eminências metatársicas tenar e hipotenar são muito sensíveis devido a uma grande acumulação de determinados corpúsculos. Isso permite que o terapeuta de Shiatsu localize com as mãos os denominados Tsubos (pontos de aplicação de Shiatsu), bem como diversas desordens em músculos e órgãos. Quanto maior for a experiência do terapeuta maior será a sua capacidade de avaliação das subtis alterações físicas sem outra ferramenta além do tacto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário