sábado, 26 de dezembro de 2015

YIN YANG - AS FORÇAS QUE GOVERNAM O UNIVERSO E O HOMEM


A Teoria Yin/Yang, é uma das mais antigas teorias que procura  explicar o universo e as forças que o governam, a alternância e a relatividade, a permanente mudança com que nos vemos confrontados ao longo da nossa história pessoal e da Historia da própria Humanidade.
Expressões como " a teoria da relatividade" , " polos negativo e positivo", " teoria quântica", traduzem uma semântica sempre relacionada com a ciência ou comum nos meios  e na gíria cientifica. Na realidade ha milhares de anos que o mundo ( a geia), o cosmos e o homem, são vistos numa relação de inter-penetração, em que a dualidade complementar pode ser vista. Essa concepção é-nos dada através dos clássicos escritos na China, há milhares de anos, em particular no Livro das Mutações (I Ching).
A Teoria Yin /Yang,  procura explicar o mundo e a realidade de um ponto de vista dual, ou de relatividade. Há uma serie de formas de entender e interpretar esta teoria. As pessoas familiarizadas com a linguagem computorizada, sabem que a linguagem dos computadores é binária, ou sejam existem apenas dois símbolos ou dígitos 0 e 1. Portanto independentemente de quão complicado é o programa, ele é sempre fraccionado nos códigos 0 e 1. Este exemplo demonstra de como componentes simples podem ser utilizados, para criar estruturas bastante complexas.
Ao nível do universo, podemos dizer que tudo o que existe nele é matéria ou energia, ou a combinação das duas. Tudo o que existe, vive nesta relação dual dos dois opostos complementares. Assim a matéria é Yin e a energia Yang, a Terra é Yin e o Céu é Yang. Tudo o que vive ou existe no universo, existe sob esta determinação binária da coisa e do seu contrário, relação de contrários complementares, posto que a existência de um, é condição da existência do outro. Quando falamos de energia e de matéria, um depende do outro, pelo que a energia depende da matéria e a matéria não existe sem a energia para manter a sua estrutura.
YIN e YANG, os dois componentes do QI (Chi) - Apesar de opostos, Yin e Yang são complementares, as duas faces de uma moeda. Pensemos na teoria do Big Bang. Toda a matéria, tempo e espaço, tiveram a sua origem a partir de um único ponto, que designaremos de Singularidade. Independentemente da distância a que estamos ou daquilo que nos diferencia, todos tivemos origem no “UNO”. Existe pois uma “unidade” em nós. Todos possuímos um mesmo tipo de energia cósmica e universal que terá estado na origem de tudo o que existe, e que vive e flui através de tudo o que vive, o Qi. Todos nós desde o minúsculo micróbio até ao mais hercúleo ser humano, tem algo que os une, em termos de matéria e energia.
Não existem fronteiras rígidas entre o Yin e o Yang. Quando falamos de céu, este parece que tem valor apenas de um ponto de vista dos seres humanos que habitam a terra. Vida e morte surgem num ciclo perpétuo de interdependência, e como não podemos viver sem esta perspectiva de um cosmos, quiçá o cosmos não fará sentido sem a presença humana. No ser humano coexistem o “negativo” e o “positivo” , o “bom “ e o “mau”, sem esquecer a relatividade destes e de que nos servem em termos linguísticos para classificar, e nomear é já limitar.
Os nossos pensamentos e emoções independentemente de quão nobres ou detestáveis sejam – são impulsos eléctricos, energia que percorre a mais complicada e poderosa matéria, o cérebro humano. Na realidade, o cérebro humano é o tipo de matéria mais desenvolvida que existe sobre a terra. Darwin explicou-o cientificamente, e os líderes espirituais e mestres de todos os tempos e de diferentes latitudes, provaram a sua espiritualidade.
Todas as pessoas, da mais vulgar á mais inteligente, são governadas por pensamentos Yin e Yang. A agressão, a raiva é um tipo de energia Yang, enquanto um estado de passividade e inércia será o tipo de energia Yin. A ciência provou que os químicos produzidos durante um assomo de raiva, ou num estado de depressão, têm um efeito negativo no indivíduo, tanto de um ponto de vista físico, como mental, sendo por isso motores de energia destrutiva. Pensamentos de qualidade negativa, confusão e contradições existentes na nossa mente, são indutores de bloqueios no fluxo do Qi, que afetam muitas vezes de forma séria a nossa saúde física.
É de facto muito importante que consigamos o controle da nossa mente e daquilo que ela produz, pensamentos, pelos efeitos que estes podem ter no nosso estado geral. O excesso de energias do tipo yang ou yin, são causadoras de desequilíbrios, e o bem-estar, a saúde física e mental, dependem de um bom equilíbrio entre estes dois princípios que governam o universo, e presentes em todos os seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário