terça-feira, 3 de novembro de 2015
Entendendo um pouco, um pouco, o ciclo de dominância e contra dominância, dos cinco elementos
Sempre é necessário lembrar:
Metal corta Madeira
Madeira suga Terra
Terra absorve Água
Água apaga Fogo
Fogo derrete Metal
… desta forma conseguimos analisar os elementos que se desequilibram
Metal.
O metal é o elemento mais objetivo, traz a energia etérea para ser transformada em energia física. Adquiri o ritmo interno da vida do ter e do deixar ir. É observador, introvertido, inteligente, desconfiado, teimoso, calculista e às vezes frio.
Sua energia dá ao corpo a capacidade de movimento, agilidade, equilíbrio e coordenação dos movimentos, bastante realista, pés nos chão, tem noção de limites. Crítico, lógico e racional, sabe usar os artifícios certos para chegar onde quer.
Por ser bastante racional, o emocional fica alojado em seu interior, dá sensação de frieza em suas atitudes. O metal sabe cortar muito bem o desnecessário, assim sendo pessoas também são cortadas de sua vida facilmente.
tudo certo, muito pontual para seus compromissos, não suporta enrolação é controlado por fogo (único elemento que derrete o metal), controla a madeira (tem poder de cortar a auto estima da madeira). Ponto fraco do metal: tem medo de se entregar na mão dos outros, possui medo de se envolver, tem dificuldade de expor seus sentimentos. Tem receio de formar laços duradouros com outras pessoas e repete ” eu avisei que eu era assim…” bastante sincero deixa claro quando não quer se envolver. Se fecha aos problemas, participa pouco da vida por medo de se envolver demais ou se arriscar. Guarda mágoas e ressentimentos das pessoas como sua mãe terra.
Possui o outono como estação, o trocar das folhas e renovar. assume facilmente novas fases no trabalho e na vida. Devolve o que não lhe pertence. Sente dor de forma intensa, não transmite mas não sabe lidar com perdas de pessoas, possui uma tristeza muitas vezes sem causa. Até perder alguém. Sofre o resto da vida por perdas e mortes. Pode entrar em depressão se não conseguir se conformar com a perda.
Os órgãos alvo são pulmão e intestino grosso.
O pulmão sempre renovando o ar com a respiração, responsável pelo sentimento da tristeza do metal, cuida do ciclo das águas no corpo. Ambos órgão controlam o puro que entra e o impuro que sai. Desta forma nunca acumulam restos. Pulmão é pele, muitas vezes a pele transpõe o interior da pessoa. O elemento fogo quando desequilibrado aquece o ciclo das águas e domina o metal desregulando o intestino (colites) e a pele (furúnculos, alergias)
Metal yin
Se fecham ainda mais para vida, tem muita dificuldade demonstrar seus sentimentos, com medo de se envolver emocionalmente, tido como uma pessoa fria e sem sentimentos. Torna-se ainda mais introvertidos, calados e analíticos. Geralmente estão desequilibrados por tristeza, mágoa e ressentimentos.Isola-se.
Podem viver perdidos em seus sonhos e memórias, sem nunca chegar a realizá-los. Participam pouco da vida por receio de arriscar. Falta a clareza e a objetividade, se aproxima da personalidade da água yin. Perde a essência de transformar e inovar as coisas. Fica estagnada, por falta de energia com dificuldade de terminar o que começa. Cansaço, insônias, falta de objetividade.
Metal yang.
Bastante rígido em relação aos outros, opiniões bem definidas não aceita argumentos, sentem-se muito competentes e ficam ainda mais competitivos. Não aceitam mudanças que não são feitas por ele, acha que tudo precisa ser feito no seu tempo, esquecendo que cada um tem um tempo diferente de fazer as coisas.
Torna-se ainda mais obsessivo e perfeccionista. Tendência a agressividade, não consegue ouvir os outros, deixa de ter idéias e passa a reproduzir, copiar ideias dos outros. Se acha auto suficiente. Não precisa de ninguém, sente-se capaz de enfrentar desafios. Enfrenta os problemas com frieza e muitas vezes com arrogância. Afasta as pessoas pela postura de pedestal. As pessoas evitam conversar, já que só vão ouvir o quanto ele é bom!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário