terça-feira, 3 de novembro de 2015

Elemento terra

São regras práticas, mas sua linguagem é simbólica e faz parte de uma cosmologia. As leis que regem o homem, também regem o Universo, pois o homem é um “Universo (macro) em Miniatura (micro)” O homem seria filho desse sopro universal da união do Céu e da Terra.
Lei Mãe e Filho (Geração): Tonificando a Mãe, tonificamos o filho. Sedando o Filho, sedamos a Mãe.
 Lei Marido-Mulher (Dominância): Tonificando o marido, sedamos a mulher. Tonificando a mulher, sedamos o marido.
 Lei Meio-Dia/Meia-Noite (Horário Biológico de Atividade Máxima de cada Meridiano): Tonificando um órgão Yang no horário Yang, sedamos o órgão Yin que se encontra em oposição de 12 horas e vice-versa.
Obs.: Energia Yang – das 23 às 11 horas, energia Yin – até as 23 horas, sendo o dia Yang e a noite Yin. Esses horários representam a influência e a passagem de uma predominância energética para a outra.
Lei dos Cinco Elementos: Esta lei representa uma tentativa de reproduzir uma explicação racional do Universo. Para percebemos a importância do número 5, observemos que temos 5 sentidos, 5 órgão e 5 vísceras, para nos orientarmos, utilizamos 5 pontos cardeais.
O 5 Elementos que que se originam da interação Yin com Yang são: FOGO, TERRA, METAL, ÁGUA e MADEIRA. Esses 5 elementos constituem dois Ciclos, um de Geração e outro de Dominância:

CICLO DE GERAÇÃO
A Água gera a madeira por nutrição, a Madeira gera o Fogo por combustão, o Fogo gera a Terra pelas cinzas, A Terra gera o Metal pela condensação, o Metal gera a Água pela fundição e o ciclo se reinicia…

CICLO DA DOMINÂNCIA:
A Água domina o Fogo pela extinção, o Fogo domina o Metal pela fundição, o Metal domina a Madeira pelo corte, a Madeira domina a terra pela penetração, a Terra domina a Água pela absorção e o ciclo se reinicia…

Nenhum comentário:

Postar um comentário