terça-feira, 3 de novembro de 2015

Elemento Fogo

O elemento fogo.
Elemento que ainda carrega a alegria de viver de uma criança, possui brilho e força intensa, comunicativo ao extremo, sorridente, sempre considerado um grande amigo, pois sempre tem tempo para conversar com os amigos! Um elemento fácil de agradar, basta saber ouvi-lo e levá-lo para passear… o fogo gosta de estar entre pessoas, conversar sobre tudo. Está sempre antenado e tenta acompanhar todas as conversas a sua volta. É um elemento que não guarda raiva dos outros, esquece rápido os problemas. Mesmo quando tem assuntos mal resolvidos tenta agir o mais diplomata possível. Mas é orgulhoso com pessoas próximas (cônjuge, pais, irmãos e filhos).

Quando bem equilibrado consegue separar bem os problemas do trabalho da rotina de casa. Mas quando não equilibrado possuem problemas para dormir… não conseguem ter um sono duradouro, a princípio acorda várias vezes durante a noite possui sonhos de perseguição que está subindo, correndo e fugindo. Geralmente inicia-se com medicações para dormir, o problema é que qualquer medicação no elemento fogo em 6 semanas vira água e há necessidade de aumentar a dose para tentar algum efeito. No entanto basta tentar equilibrar esse fogo, em algumas sessões de acupuntura aumentamos o Yin e o fogo volta a dormir.

Tem a postura de um imperador. O elemento fogo simboliza a energia Yang no seu estágio mais radiante e expansivo. Essa fase é representada pelo verão e meio-dia. O fogo acolhe a urgência por movimento e envolvimento, filho de madeira o que lhe dá a razão de viver, a consciência e a auto-estima. Só a água é capaz de apagar o fogo. As pessoas de fogo escutam muito os conselhos de pessoas de água! O elemento fogo precisa de um pulso firme por perto, ou se perde. A personalidade fogo se resume em: dominante, comunicativo, alegre, espontâneo, agitado, impaciente, extrovertido, social, bastante ativo, organizador de eventos, gosta de expressar idéias e opiniões, seduz o mundo, gastadores compulsivos. Dificilmente tem inimigos, mas é claro que existem aqueles que invejam seu modo de viver com alegria. Gosta dos prazeres da vida e estima muito a qualidade de vida. As pequenas coisas são capazes de fazê-lo feliz como dormir, comer… Pessoas de fogo adoram dormir. 
O órgão que rege o fogo é o coração, desta forma a circulação é a principal prevenção de uma pessoa de fogo. No elemento fogo o primeiro órgão a ser atingido energeticamente é o coração, assim sendo se o fogo está muito alto a água tenta apagar desta forma desestabiliza o rim, consequentemente problemas renais são comuns na personalidade fogo.

Existe uma dupla personalidade do elemento fogo, que apenas quem convive com um é capaz de perceber. O fogo enquanto está no meio de pessoas, em festas, aulas, trabalho… é o centro das atenções. Conversa, dá risadas, fala alto; porém quando entra em casa se sente carente e depressivo, fica amuado, se isola, se acha incapaz. São pessoas extremamente envolventes mas por dentro sempre parece faltar alguma coisa! Os maiores índices de suicídios e depressões são do elemento fogo. Quando os amigos ouvem que um fogo está em depressão dão risada, porque não conhecem as dúvidas e melancolias internas que o fogo esconde. Desta forma o fogo precisa se manter equilibrado, para não entrar em estagnação. É exatamente como se houvesse uma mudança entre Yin e Yang todos os dias.

Fogo yin.
Quando o fogo está na fase Yin, ele fica preso no mundo da imaginação e dos sonhos, angustiado, instável, fica se repetindo ” ninguém me ama ninguém me quer!”  não se acha amado e não tem capacidade de se fazer amar,  tende a seriedade com tristeza sem causa, tendência a solidão, não se dá valor. O fogo pode entrar nesta fase várias vezes durante uma semana, o problema é o fogo entrar nesta fase e não mais sair!

O seu desafio é conservar sua energia e usá-la com moderação, aprender a expressar seus sentimentos e suas necessidades. Acordar todos os dias querendo um algo mais, em busca de novas amizades e novas conquistas. Procurar estar entre as pessoas que lhe agradam, evitar a solidão! Valorizar seu ego e perceber o quão importante você é para o mundo!

FOGO  YANG.
Na fase yang  fogo, ele é exagerado, irresponsável, impulsivo faz as coisa muito sem pensar, não consegue ter firmeza, se torna extremamente desorganizado, se torna inconsequente e incoerente, perde seus limites. Não consegue terminar nada que começa, se enrola nos seu próprios negócios, se perde. Pega um pensamento e não desgruda, cria coisas onde não existem, pouca persistência, desiste fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário