ELEMENTO MADEIRA.
Uma das personalidades mais fortes entre os elementos. Sempre que se conviver com uma madeira, já saiba que ela não faz por mal, todas as características fazem parte de sua estrutura. Ela é muito franca em seus atos e suas palavras, na maioria das vezes acaba afastando pessoas por seu excesso de sinceridade. Quando não gosta de alguém não finge.
Possui uma postura invejável, simbolizada por uma árvore firme e forte, sabemos que é muito difícil derrubar uma árvore com suas próprias mãos assim é o elemento madeira praticamente impossível de enfrentá-lo. Defende seu ponto de vista com “unhas e dentes”, mesmo descobrindo que está errado não gosta de dar o “braço a torcer” , a última palavra é sempre da madeira e quando não possui argumentos chora ou grita ou joga objetos (coisas que chamem atenção).
Por natureza a madeira é tensa e quando é colocada em alguma situação de tensão, surgem problemas relacionados a stress. São pessoas que estão mais propícias a terem problemas de nervos, tendões e músculos. Bursites, tendinites, ciatalgias, ATM (contratura na articulação da boca), cefaléias e enxaquecas tensionais, e outras patologias que envolvem o stress de madeira. Personalidade que possui como figura “um general” que pisa firme quando anda, possui a fala como lei, é autoritário e explosivo quando se sente ameaçado. As principais características de sua personalidade são: decidida, competitiva, inflexível, expansiva, independente, confiante, compulsiva, inquieta, ciumenta, irritada e agressiva. Gosta de movimentos (viagem, esportes, badalações, festas, danças). É o elemento que sabe falar “não” porém não sabe escutar “não”. Possui dificuldade para lidar com frustrações.
Os órgão que regem a madeira são: fígado e vesícula biliar. O único elemento que controla madeira é o metal que se torna um relação difícil, já que o metal CORTA a madeira. Se abre nos olhos. Filha do elemento água traz algumas características positivas da mãe quando está equilibrado como: ser justa e honesta, quando desequilibrado pode adquirir a vingança de herança da água. O sentimento que domina a madeira é a raiva.
Madeira yin.
Quando a personalidade de madeira está desequilibrada com a falta de yang, a madeira passa a ter a energia contida, não conseguindo se expressar abertamente, torna-se agressiva e com mania de perseguição, achando que o mundo está contra ela. Em análises percebe-se que esse desequilibrio são de madeiras que estão presas em casa, gerando frustração, já que tem noção que é muito capaz lá fora. Possui sintomas depressivos ligado a frustração e ressentimentos, tem pouca iniciativa, surge uma certa timidez perante os desafios, não consegue concluir nada que começa, diminui acentuadamente a capacidade de criatividade (herdada de sua mãe água), dificuldade de planejamento, explosões momentâneas, implosões de maior frequência dando espaço as “…ites” tendinites, bursites, artrites,… e fibromialgias. Geralmente a pessoa fica com mais sono, dorme até mais tarde, tende a acordar cansada e se pergunta o tempo todo: ” O que há comigo sempre fui tão dinâmica? Não me reconheço mais”. Sintomas: sensação de mãos atadas, depressão, irritabilidade, melancolia, angustia no peito, problemas menstruais, TPM, sensação de bola na garganta, impaciência e alteração de humor. Riscos futuros: depressão e câncer.
MADEIRA YANG.
Está bem próximo a personalidade de fogo, torna-se mais inquieto passando por cima dos outros para conseguir o que quer, não observa o que está em sua volta, fica mais intolerante, crítico e egoísta. Gera ansiedade, incerteza e insegurança. Torna-se extremamente desconfiado. Os sintomas: ansiedade, insônia, olhos ressecados, dor de cabeça nas fontes latejante, diminuição de memória e sonhos excessivos, trismos(trava a articulação da boca), mal humor de fúria, obstipação. Riscos futuros: problemas cardíacos e AVC(S).
Nenhum comentário:
Postar um comentário