Localizada dentro do Grande Hotel de Araxá, as Termas de Araxá são um convite ao relaxamento. Elas ficaram famosas por causa de Dona Beija, moradora de Araxá no século XIX, que encantava por sua beleza e o motivo seriam os banhos nas águas e na lama do Barreiro, região onde o Grande Hotel foi construído.
A história levou à pesquisas que foram comprovadas as propriedades medicinais das águas. As famosas termas funcionam hoje como um verdadeiro spa, oferecendo, além dos banhos terapêuticos de águas sulfurosa, radioativa e de lama, diversos tipos de massagens, acupuntura, sauna, duchas e um espaço denominado Mandala das Termas, onde é possível relaxar, meditar, praticar ioga, pilates e alongamentos oferecidos aos hóspedes.
Ali a dica é deitar e contemplar o teto do centro do salão, nele há um vitral que remete a história do barreiro, do banho tomado pelos os gregos até a atualidade.
Vitrais do Termas
Há várias opções de banhos e tratamentos estéticos, todos eles com acompanhamento de um profissional. Menos o uso da piscina emanatória com água radioativa, sem adição de produtos químicos, aquecida a 37 graus proporciona um efeito relaxante, só a uma orientação do tempo que se deve ficar imerso na água e em repouso fora dela.
São vários os tipos de banhos individuais, massagens e rituais. Veja alguns tipos de banho:
Banho radioativo simples: Com efeito revigorante a água aquecida a 37ºC melhora a circulação sanguínea.
Banhos sulfurosos simples: Também aquecida a 37ºC tem efeito cicatrizante, antiestresse e relaxante.
Banho radioativo ou sulfuroso com hidromassagem: Além das propriedades de cada banho já citado, neste banho é possível acrescentar essência de alecrim e espuma para limpar e hidratar a pele. Ideal para dores musculares.
Banhos de pérola: Com as bolhas de ar fazendo uma massagem relaxante por todo o corpo, no fundo da banheira um estrado de madeira distribui um jato de ar comprimido que agita a água.
Banho de mel com hidromassagem: Misturado com a água sulfurosa, o mel tem efeito hidratante.
Banho de aveia: Permite uma hidratação profunda na pele com efeito levemente esfoliante.
Banho de pétalas: Um dos mais procurados é outro banho que tem efeito relaxante, antiestresse e hidratante. Preparado com óleos aromáticos, pétalas de rosas e outras flores misturadas à água sulfurosa.
Banho de ervas: Uma mistura de camomila e lavanda produz um efeito relaxante e hidratante, limpando a pele.
Banho de lama: Recomendado no tratamento de reumatismo, artrite, artrose e dores musculares, ele não é recomendado para pessoas com pressão baixa. É um banho mais demorado e composto por quatro partes. Nos primeiros 20 minutos fica-se mergulhando em uma banheira com lama mineral e água sulfurosa; depois passa-se por uma ducha de cinco minutos e uma massagem energética de 10 minutos. Para finalizar um repouso de 15 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário