Neurologia e Medicina Ocidental
Neurologia é o ramo da medicina especializado no estudo dos distúrbios estruturais do sistema nervoso central, periférico e autônomo. Estuda as doenças do Sistema Nervoso e as suas relações com as outras partes do corpo humano, incluindo os revestimentos, vasos sanguíneos e os músculos. Há uma infinidade de doenças relacionadas ao sistema nervoso, as quais podem ser: genéticas, congênitas, adquiridas que causam alterações psíquicas e ou motoras, de comportamento, de linguagem, de memória, paralisia, etc.
Neurologia e Medicina Chinesa
A observação em Medicina Chinesa no que diz respeito às doenças neurológicas é muito diferente da verificada no contexto Ocidental. O caractere chinês Shen possui uma tradução complexa e difícil para a nossa forma de pensar, no entanto podemos traduzi-lo por Mente.
O espírito faz parte dos “cinco aspectos espirituais” que são:
- A alma etérea (hun) que reside no Fígado.
- A alma corpórea (po) que reside no Pulmão.
- O intelecto (yi) que reside no Baço/Pâncreas.
- O poder da vontade (zhi) que reside nos Rins.
- A Mente propriamente dita (shen) que reside no Coração.
O Coração abriga a Mente
Os textos antigos dizem-nos que o coração abriga a mente (shen). Uma mente em bom funcionamento e um bom espírito depende em primeiro lugar do Qi pré-natal adquirido na concepção através dos pais e a essência pós-natal que representa o Qi adquirido através dos alimentos e da água depois do nascimento.
Tudo se reflete desta forma na nossa condição física e psíquica como um todo.
Por exemplo, se o aspecto yin do coração ficar deficiente, os sintomas produzidos podem se dever ao relativo excesso de yang. Nesse caso, o paciente fica inquieto e febril, com o rosto ruborizado. A deficiência de yin interfere no funcionamento do coração e, portanto, da mente que ali se aloja, podendo causar insônia, pesadelos, falta de memória ou outros sintomas mentais.
Muito calor, ou fogo, também pode afetar o coração. Isso se origina no interior em consequência de problemas mentais persistentes que deprimem o Qi do organismo e estimulam a produção de fogo. Os sintomas podem incluir febre (refletindo o agente causador) e insônia (devido ao efeito sobre a mente, que se aloja no coração).
A mente reflete o estado físico dos órgãos e vísceras associados a nível interno, assim como do Qi, do Xue (sangue) e das essências e vice-versa.
Neurologia e Metafísica da Saúde
“Metafísica” é o título de uma obra de Aristóteles composta por quatorze livros sobre filosofia geral. Aristóteles usava geralmente a expressão “filosofia primeira” ou “teologia“ para fazer referência ao estudo do ser em geral. No entanto, a palavra “metafísica” acabou por se impor.
O significado da palavra Metafísica é: Meta = além e Física = matéria, ou seja, tudo o que está além do físico e seus aspectos causais e não simplesmente aquilo que estiver além do fato em si.
A metafísica parte do princípio de que é a alma quem organiza a matéria e não a matéria quem cria a essência. O que diferencia a metafísica das ciências particulares é que a metafísica considera o “inteiro” do ser total enquanto as ciências particulares estudam apenas “partes” específicas do ser.
Objetiva identificar no universo emocional, a condição interna que se encontra em desarmonia, onde iniciam os desarranjos fisiológicos e oferecer ao doente a consciência das condições Internas causadoras dos males físicos e assim reformular a sua condição emocional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário