A TPM ou Síndrome pré-menstrual é o período cíclico que precede a menstruação. Nesse intervalo de tempo, podem aparecer sintomas psíquicos e físicos, que geralmente desaparecem no primeiro dia do fluxo menstrual. Em algumas mulheres, a TPM é interrompida somente com o fim do fluxo.
A principal causa da TPM é a alteração hormonal feminina durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Parece haver uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina. É importante ressaltar que essa síndrome acompanha a menstruação normal da mulher.
sintomas
Os sintomas na TPM podem ser físicos ou emocionais causando desconforto na mulher. As principais características são:
Sintomas Emocionais:
- Depressão;
- Vontade de chorar;
- Irritabilidade;
- Ansiedade;
- Insônia;
- Fome em excesso ou falta de apetite;
- Sonolência;
- Dificuldade de concentração;
- Cansaço.
Sintomas Físicos:
- Dor de cabeça;
- Acne;
- Aumento de peso;
- Inchaço nas mamas;
- Dores osteo musculares;
- Distensão gasosa.
Para caracterizar a TPM não é necessária a ocorrência de todos esses fatores, que devem desaparecer com o fluxo para serem chamados de síndrome pré-menstrual.
Outros problemas que também atacam grande parte das mulheres podem ser tratados com a acupuntura. São eles: a depressão, ansiedade, cefaleia, infertilidade e cistites de repetição. De acordo com especialistas do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (C.M.BA), órgão oficial da acupuntura médica do país, quando uma pessoa está depressiva e ansiosa, ela sofre com um desequilíbrio na oferta de neuro transmissores como a serotonina e noradrenalina. A acupuntura é capaz de reverter esta perda.
O diagnóstico da tensão pré-menstrual costuma ser demorado, principalmente pela falta de exames que comprovem a sua existência. As mulheres que tem sintomas mais severos passam em diversos médicos e demoram anos para serem diagnosticadas com a combinação de sintomas que condizem com a fase do ciclo menstrual exata para serem diagnosticadas com TPM. Outra questão é que a maioria das mulheres que têm sintomas intensos de tensão pré-menstrual não procura ajuda médica por acreditarem que são normais ou por acreditarem que o médico não dará importância para a sua queixa.
Apesar de não ter diagnóstico e tratamento exatos, a TPM pode ser caracterizada por um quadro de sintomas que podem ser amenizados por meio do tratamento correto. Se você passa por esse sofrimento todos os meses não espere pela sua próxima menstruação, procure o quanto antes um ginecologista, explique seu problema e inicie o melhor tratamento para o seu caso, TPM tem tratamento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário