A insuficiência cardíaca, também conhecida por insuficiência cardíaca congestiva, surge quando o coração tem dificuldade para bombear o sangue para o corpo, gerando sintomas como cansaço, tosse noturna e o inchaço nas pernas ao final do dia.
Geralmente, a insuficiência cardíaca é mais comum em pacientes com pressão alta pois o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue, provocando dilatação do coração ao longo dos anos.
A insuficiência cardíaca não tem cura, mas pode ser controlada com o uso regular de remédios orais e cuidados com a alimentação, além de consultas regulares no cardiologista.
Principais tipos de insuficiência cardíaca
Os principais tipos de insuficiência cardíaca incluem:
- Insuficiência cardíaca crônica: é o tipo mais comum que se desenvolve ao longo dos anos devido à pressão alta, por exemplo;
- Insuficiência cardíaca aguda: surge repentinamente devido a um problema grave, como infarto, arritmia grave ou hemorragia e deve ser tratada em internamento para evitar complicações;
- Insuficiência cardíaca descompensada: surge em pacientes com insuficiência cardíaca crônica que não fazem o tratamento de forma adequada, sendo necessário internamento;
- Insuficiência cardíaca congestiva: existe acúmulo de líquidos nos pulmões, pernas e barriga, devido à dificuldade do coração em bombear sangue.
As causas dos diferentes tipos de insuficiência cardíaca devem ser investigadas por um cardiologista para evitar agravamento do problema, mas uma causa frequente é ter o coração crescido.
Sintomas de insuficiência cardíaca
Os sintomas de insuficiência cardíaca podem incluir:
- Cansaço frequente;
- Tosse excessiva durante a noite;
- Inchaço nas pernas, tornozelos e pés ao final do dia;
- Falta de ar ao realizar esforços ou em repouso;
- Palpitações e calafrios;
- Inchaço abdominal;
- Palidez;
- Dificuldade para dormir com cabeceira baixa.
O principal sintoma de insuficiência cardíaca é o cansaço progressivo que se inicia após grandes esforços, como subir escada ou correr, mas que com o tempo pode aparecer até mesmo em repouso.
Como tratar a insuficiência cardíaca
O tratamento para insuficiência cardíaca deve ser orientado por um cardiologista e, normalmente, inclui o uso de remédios para baixar a pressão, como Lisinopril ou Captopril, remédios para o coração, como Digoxina ou Amiodarona, ou remédios diuréticos, como Furosemida ou Espironolactona.
Além disso, também é recomendado que o paciente diminua o consumo de sal e de líquidos e faça exercício físico regular, sob orientação do cardiologista.
Nos casos mais graves de insuficiência cardíaca, em que o paciente não faz o tratamento de forma adequada, pode ser necessário utilizar cirurgia para fazer transplante de coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário