quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Vertigem o que é?

Vertigem é uma palavra do âmbito da medicina que indica a sensação de perda de equilíbrio.
Relativamente à etimologia, vertigem tem origem no termo em latim virtigo, e por isso, em alguns casos, é chamada de tonteira sendo usada como sinônimo de tontura.
A vertigem ocorre graças a uma alteração temporária no aparelho auditivo (inflamação ou irritação), alteração na pressão dos líquidos que se encontram no ouvido interno.
Um caso em que ocorrem vertigens é quando uma pessoa tem medo de alturas, ficando com tonturas. Neste caso a vertigem tem origem psicológica, mas apesar disso alguns médicos indicam que estes casos devem ser qualificados como tontura e não como vertigem.
A vertigem rotatória pode ocorrer também em viagens de barco ou de avião. O consumo de álcool também pode provocar vertigens.
tratamento da vertigem vai depender da sua causa, podendo ser através de medicamentos que controlem os sintomas ou cirurgias a nível do ouvido interno.
Em sentido figurado, a palavra vertigem pode indicar uma tentação inesperada ou um momento de loucura momentânea.

Sintomas de vertigem

Quando uma pessoa tem vertigem, ela tem a sensação que os objetos à sua volta estão em movimento. Frequentemente, as pessoas que têm vertigens perdem a consciência, desmaiando.
Além da sensação irregular de movimento, os episódios de vertigem para podem causar náuseas e vômitos. Como a pessoa perde o equilíbrio, a probabilidade de uma queda aumenta consideravelmente.

Diferença entre vertigem e tontura

Para muitos especialistas, apesar de serem classificadas como sinônimos, existem várias diferenças entre vertigem e tontura.
É verdade que tanto a vertigem como a tontura causam desequilíbrio. No entanto, as causas por trás da vertigem e tontura são distintas.
Enquanto a tontura pode ser causada pela desidratação, hipotensão (pressão arterial baixa) e hipoglicemia (níveis reduzidos de açúcar no sangue), a vertigem ocorre exclusivamente por alguma condição adversa no labirinto (ouvido interno), sendo que são conhecidas aproximadamente 300 afecções no ouvido interno que podem causar vertigens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário