Infertilidade – Incapacidade Biológica
Infertilidade ocorre quando existe a incapacidade biológica, temporária ou permanente, de uma pessoa poder contribuir para conceber um filho, ou ainda, no caso de mulheres, na impossibilidade de levar a termo uma gravidez.
A incapacidade de concepção pode dever-se a infertilidade feminina (1/3 dos casos), infertilidade masculina (1/3) ou a outras causas.
Atualmente cerca de 1 em cada 6 casais debatem-se com problemas ligados à infertilidade com forte impacto nos seus níveis de auto-estima, realização familiar e pessoal.
O aumento de casos de infertilidade nos países ocidentais deve-se a um conjunto de causas, entre as quais:
- Aumento da idade para engravidar.
- Maior número de parceiros sexuais.
- Acréscimo de sedentarismo.
- Consumo de álcool, tabaco e gorduras.
- Degradação do ambiente.
Para a Medicina Chinesa a infertilidade não é uma doença, mas sim uma condição originada por um conjunto de possíveis disfunções que deverão ser avaliadas e diagnosticadas.
Origens possíveis de infertilidade são o vazio de rim, vazio ou êxtase de sangue e estagnação de mucosidades.
Nas mulheres a retenção de frio no útero pode provocar infertilidade. Nos homens a infertilidade pode ser causada por vazio de chi e sangue, vazio de yang ou yin do rim, êxtase de chi do fígado ou umidade e calor no Aquecedor Inferior.
A Medicina Chinesa tem um historial clínico muito relevante no tratamento da infertilidade, existindo já registo de casos de sucesso na literatura médica datada de 3.000 anos A.C.
Factores hereditários, má alimentação, stress e trabalho excessivo contribuem para o aumento de casos de infertilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário