O sopro no coração, cientificamente chamado de sopro cardíaco, é caracterizado por um som que se ouve no intervalo entre as batidas normais do coração. Este som é referente a passagem de sangue pelo coração, através das válvulas cardíacas. Pode ser normal (sopro fisiológico ou inocente) ou pode estar relacionado a alguma doença cardíaca como:
- Prolapso da válvula mitral;
- Anemia;
- Febre reumática;
- Má formação congênita;
- Endocardite infecciosa e
- Calcificação das válvulas cardíacas.
É importante ressaltar que nem sempre o indivíduo que possui sopro no coração, possui alguma doença cardíaca. Muitas vezes esta é uma situação fisiológica que não representa nenhum perigo para a saúde.
Sintomas de sopro no coração
Geralmente o sopro no coração não gera sintomas, sendo somente evidenciado num exame clínico realizado pelo médico, conhecido como ausculta do coração. Contudo, quando o indivíduo possui um sopro de grau 5 ou 6, o médico pode até mesmo perceber uma certa vibração cardíaca quando posiciona uma de suas mãos sobre o tórax do indivíduo.
Sopro no coração infantil
O sopro no coração infantil pode ser normal ou decorrente de alguma doença. O sopro cardíaco é normal em bebês recém nascidos, pois seu corpinho ainda precisa se habituar a viver fora da barriga da mãe. Este sinal pode ser observado pelo médico nas primeiras 24 horas de vida do bebê e, somente se houver outros sintomas de doença cardíaca, como cansaço e boca roxa, é que poderá ser grave. Caso contrário, não é preciso se preocupar, pois normalmente com o crescimento da criança, o sopro irá desaparecer.
Causas do sopro no coração
O sopro no coração pode ser de origem fisiológica, isto é, não fazem mal, ou podem estar relacionados a doenças que afetam o coração, principalmente, nas válvulas cardíacas.
Diagnóstico de sopro no coração
O diagnóstico de sopro no coração pode ser feito pelo médico clínico geral ou cardiologista durante uma ausculta cardíaca, exame que se faz quando o médico coloca o estetoscópio no peito do paciente. Se a ausculta cardíaca evidenciar um sopro cardíaco leve e não há evidências de doenças cardíacas, ele geralmente é benigno e não deve ser tratado. Entretanto, quando o médico observa um sopro cardíaco de grau maior do que 2 ou associado a algum sintoma como cansaço, boca roxa, palpitações, desmaios, dor no peito, poderá solicitar uma ecocardiografia bidimensional com Doppler para investigar suas possíveis causas e então indicar o melhor tratamento.
Tratamento para sopro no coração
O tratamento para sopro no coração vai depender das suas causas e por isso pode ser muito variável. No caso do sopro ser causado por doenças cardíacas deve-se tratá-las com a tomada de medicamentos ou cirurgia. Mas é importante lembrar que nem sempre um sopro está relacionado à alguma doença cardíaca, e até mesmo um quadro de anemia pode proporcioná-lo, e neste caso ao curar a anemia, o sopro cardíaco tende a ser solucionado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário