Para começar, sabemos que a criança é um ser humano em pleno desenvolvimento. E para simplificar, vamos dizer que toda criança tem em torno de 40% de estrutura e 60% de energia. A estrutura é aquela palpável, os ossos, os órgãos, os tecidos, as vísceras. E nas crianças toda esta estrutura ainda está em formação. O restante, os 60% são pura energia. Energia aqui, é a força vital que irá promover as funções dos órgãos e manter as atividades do corpo. Por isso a criança tem tanta energia para gastar. Ela brinca, corre, pula, faz arte! Isso é normal e esperado.
No entanto, o que acontece é que com 40% de estrutura e 60% de energia há um desequilíbrio natural no corpo e justamente esta energia em excesso na criança pode muitas vezes se converter no que chamamos de padrão de calor. Como o corpo está está em hiperatividade por conta do desenvolvimento, o interior do corpo se assemelha a uma máquina a vapor. E esse calor interno é o grande responsável por gerar febres, inflamações, infecções, agitação e também alergias. Claro que podem existir fatores externos que contribuem para que isso também ocorra, o que estou dizendo é que nas crianças isso acontece de forma mais rápida porque elas estão em hiperatividade, desenvolvem este padrão de calor e é este o mecanismo que está por trás de muitas das infecções e alergias pelas quais elas mesmas passam.
É óbvio que tudo deve ser avaliado e estudo por profissionais qualificados, o que proponho hoje é algo que você pode fazer em casa para complementar e neutralizar este processo.
Quando houver a presença de ‘doenças’ de calor, como inflamação, infecção, alergias frequentes, febres ou mesmo muita agitação, é importante que, junto ao tratamento, as crianças comam ao menos 3x na semana, alimentos de NATUREZA FRIA e alimentos de NATUREZA REFRESCANTE. Isso não quer dizer, alimentos gelados (em hipótese alguma) e sim aqueles que acalmam o calor e resfriam naturalmente como a melancia, pera, melão, maçã, limão, abacaxi, caqui, laranja, mamão, manga… Você pode servi-los picados, em forma de salada ou como sucos. Evite misturar com leite e aproveite para deixar estes alimentos com o gosto da fruta, para adquirirem este gosto pela alimentação saudável. Não deixe de colocar nos pratos as saladas e alimentos cozidos também. Tire todo tipo de fritura, café, condimentos, salgadinhos, chocolate (esse vai ser difícil), pimentas, mostarda e ketchup que são alimentos de natureza quente e podem intensificar o calor nos pequeninos.
Claro que fazer as crianças gostarem destes alimentos é um exercício tremendo e nesse sentido eu encorajo você a ser muito criativa. Misture um pouquinho de iogurte, mel ou groselha às frutas, faça brincadeiras e acrescente também eventualmente, o própolis nos suquinhos (na versão sem álcool utilize 10 gotinhas a cada 200 ml). Própolis é um anti-inflamatório natural que ajuda a dispersar o calor e combate inúmeras infecções. Ele é comumente encontrado em casas de produtos naturais ou farmácia de manipulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário