domingo, 20 de dezembro de 2015

medicina chinesa e acnes

Acne é uma doença que atinge 80% dos adolescentes, podendo surgir também na vida adulta. Encontrada principalmente na face, pescoço, costas, peito e ombros, a acne é uma inflamação no folículo da glândula sebácea e, em ocorrências mais graves, pode deixar cicatrizes e marcas.
Na maioria dos casos, a acne ocorre devido a uma predisposição genética e pode ser descrita como um espessamento (hiperqueratinização) no folículo pilo-sebáceo que, associada ao sebo, forma uma massa no interior do folículo. Essa massa gera os terríveis cravos, que podem ser abertos (cravo preto) ou fechados (cravo branco). A inflamação do folículo caracteriza a acne.
Na medicina tradicional Chinesa, a acne tem um tratamento diferenciado. Cada caso é tratado individualmente, dependendo da necessidade do paciente. As principais estratégia referem-se a sedar o calor, secar a mucosidade e retirar o calor do sangue. Há pontos específicos utilizados com a aplicação de agulhas, além das orientações alimentares.

Além da predisposição genética, a acne pode aparecer em decorrência de fatores hormonais, ambientais, emocionais e bacterianos. As bactérias atuam sobre o excesso de sebo, iniciando a inflamação da pele e formando lesões avermelhadas, doloridas e com pus.
Os problemas de pele estão sem dúvida relacionados a uma má qualidade de vida resultando na disfunção do pulmão, baço, coração e fígado
A medicina chinesa considera que cada doença está relacionada com os órgãos internos e se manifestam na superfície do corpo. Então, os problemas de pele estão sem dúvida relacionados aos órgãos internos. A aparição de acne na pele está estreitamente relacionada com a disfunção do pulmão, baço, coração e fígado.
Em primeiro lugar, a disfunção do baço e do estômago: ocorrem quando a pessoa bebe e come sem limites, come muita carne e gordura, bebe muito vinho, como os alimentos crus, frios, ou fritos. Com a finalidade evitar a aparição de acne, em primeiro lugar, o homem deve controlar sua forma de comer e beber.
Em segundo lugar, a disfunção dos pulmões: o pulmão se conecta diretamente com a pele; os resíduos do metabolismo da pele passam pelos poros e saem com o suor. Se os poros se encontram com disfunções, os resíduos se depositam nos poros e aparece a acne. Na forma de vida moderna, as pessoas vivem em moradias com ar condicionado, o que leva a disfunção do pulmão.
Em terceiro lugar, a disfunção do coração: é ele que guia o sangue, o que significa que o coração move o sangue que corre pelas veias para nutrir às funções corporais. Se faltar fornecimento de sangue, o homem ficará pálido. Quando o sangue estanca, o rosto ficará negro e aparecem manchas. As preocupações da vida moderna e a pressão do trabalho fazem que o sangue fique lento e estanque e a acne aparece na pele.
Em quarto lugar, a disfunção hepática: se o qi (energia vital) do fígado não consegue fluir sem problemas, provoca-se uma disfunção hepática, o que conduz a indigestão, disfunção do transporte do baço, desequilíbrio do estômago, e aparecimento de acne.
Portanto, a acne e diversas manifestações superficiais são sinais dos órgãos internos e das funções dos meridianos. De fato, o aparecimento de acne na pele, adverte que as funções do pulmão, baço, fígado e/ou coração ficaram desordenadas, e se deve ajustar as funções dos órgãos internos. Somente desta maneira o homem pode resolver os problemas de pele fundamentalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário