quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

INSÔNIA E MEDICINA CHINESA


Para além do repouso físico e psíquico que o sono proporciona, enquanto dormimos ocorrem processos metabólicos essenciais que contribuem para o crescimento harmonioso do organismo (crianças e adolescentes), para o equilíbrio energético necessário a uma vida saudável e para o desenvolvimento da intuição e criatividade da mente.
A mais antiga literatura de Medicina Chinesa, o Tratado de Medicina Interna do Imperador  Amarelo, 3.000 anos A.C refere já influência de cada tipo de desarmonia, excesso de yin ou de yang, na qualidade do sono e na forma como se manifesta a insônia.
Segundo a Medicina Chinesa, os casos de insônia estão associados a distúrbios energéticos no coração e no fígado.
A energia yin do fígado está ligada às emoções e à nossa atitude perante o mundo, pelo que o stress ou perturbações emocionais afetam a qualidade do sono e provocam insônia.
A energia yang do coração, ligada à razão, quando em excesso entra em conflito com o fígado, perturbando o equilíbrio necessário ao sono.
Cansaço, preocupações e stress podem prejudicar o baço e o pâncreas causando deficiência do sangue e consequente insônia.
Alimentação irregular ou excessiva debilita o baço e provoca umidade e calor no estômago que sobe, perturbando a mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário