sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Terapias alternativas em cães e gatos







Acupuntura, florais e massoterapia promovem bem-estar e qualidade de vida aos pets em tratamento de problemas articulares, musculares e nervosos. 

Pets estressados, portadores de problemas articulares, musculares e nervosos são cada dia mais comuns dentro de casa e, claro, nos consultórios veterinários. Donos em busca de terapias menos invasivas e dolorosas para seus pets, 

É por isso que a medicina veterinária alternativa tem se mostrado a queridinha do momento daqueles que buscam bem-estar e qualidade de vida para seus animais. Massoterapia, florais, reiki, homeopatia e acupuntura são algumas das opções de proprietários para a prevenção de doenças e tratamentos em cães e gatos, atuando como coadjuvantes no tratamento clínico.
“Pessoas que já experimentaram ou tiveram resultados bem-sucedidos na família com estas terapias são as que mais procuram a aplicação da medicina alternativa em pets”, explica o veterinário João Carlos Colombo, do Pet Hotel Dog Life, de São Paulo.
O profissional conta que os métodos alternativos são técnicas milenares que surgiram antes mesmo da própria medicina convencional, mas só foram aprovados pela Organização Mundial de Saúde a partir dos anos 60 para humanos e dos anos 90 para animais. “O tratamento consiste em restaurar o equilíbrio natural do organismo, olhando o ser como um todo e cuidando de todos os sinais apresentados sendo físicos ou emocionais de uma maneira não invasiva.

  

Terapias alternativas para seu Pet

Acupuntura
A acupuntura é uma técnica milenar de origem chinesa e consiste na aplicação de finíssimas agulhas estéreis e descartáveis, na pele dos animais. Estas agulhas causam estímulos no corpo, levando ao controle ou à cura de certas doenças.
Florais
Os florais são feitos a partir do potencial energético das flores que equilibram e harmonizam pessoas e ambientes, emocional e energeticamente. “Os florais podem ser utilizados em conjunto com qualquer medicamento”, esclarece a Dra. Angélica.
Massoterapia
Segundo o Dr. João Carlos a massoterapia também é outra grande aliada para a recuperação de traumatismos e outros problemas articulares. “Ela é aplicada em pequenos animais e ajuda a aliviar a tensão, a ansiedade e o desconforto.”
Homeopatia
A homeopatia tem a função de equilibrar o organismo como um todo, e não só atacar a causa de um mal. Os tratamentos homeopáticos são geralmente procurados em casos crônicos como dermatites, otites resistentes a antibióticos e convulsões.
Reiki
O reiki atua nos aspectos físico, emocional, mental e espiritual do animal, deixando-o relaxado e dócil. Pode ajudar os pets na recuperação após cirurgias, no tratamento de problemas comportamentais, na melhora de idosos com cardiopatias e na elevação da qualidade de vida de animais com dores crônicas.
SHIATSU
Contato alivia as tensões do seu bichano e permite até que você detecte sintomas de algumas doenças -massagem-reforça-vínculos-afetivos entre-dono-e-gato
Procure seu felino em um momento em que esteja quieto e próximo a você, faça carinhos e aos poucos intensifique o toque colocando mais pressão nas mãos, não limitando o tato somente à pele e pelos do gato, e sim procurando sentir seu corpo como um todo.
Fique atento às reações de seu bichinho de estimação, se perceber que o gato não quer continuar recebendo o estímulo, não insista, pois o animal pode estar com alguma dor ou precisar de seções de massagem menos demoradas até ganhar a confiança em seu dono e aproveitar o relaxamento.
Não há porque se preocupar se o gato resistir às massagens, os gatos costumam ter regiões sensíveis, como a barriga, que, até sentirem total segurança, não costumam deixar ser tocadas. Apenas se observar em mais de uma das situações de massagem uma reação muito brusca a uma área específica pressionada, leve ao veterinário para identificar se há algum problema na saúde do felino.
massagem-reforça  vínculos -afetivos-entre gato e dono.
Vínculo afetivo: A massagem mesmo que a princípio com pouca duração – até o animal se sentir livre de ameaças durante o toque; pode ajudar o gato a criar um vínculo de confiança que faz com que associe a presença, o som da voz e o cheiro de seu proprietário às sensações de prazer e se sinta mais à vontade para expressar seu carinho e amizade. Liberação de tensões:O gato, depois que adquirir confiança em seu dono, pode se permitir relaxar com uma massagem durante ou após situações de estresse.
  • Diagnóstico e comunicação facilitados:O dono do gato, durante a massagem, pode perceber sintomas em seu gato, melhorando a comunicação com seu bichinho, que por medo instintivo de demonstrar fraqueza pode estar escondendo alguma  dor.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário