sábado, 19 de dezembro de 2015

Vertigem o que é?

O que é Vertigem:

Vertigem é uma palavra do âmbito da medicina que indica a sensação de perda de equilíbrio.
Relativamente à etimologia, vertigem tem origem no termo em latim vertigo, e por isso, em alguns casos, é chamada de tonteira sendo usada como sinônimo de tontura.
A vertigem ocorre graças a uma alteração temporária no aparelho auditivo(inflamação ou irritação), alteração na pressão dos líquidos que se encontram no ouvido interno.
Um caso em que ocorrem vertigens é quando uma pessoa tem medo de alturas, ficando com tonturas. Neste caso a vertigem tem origem psicológica, mas apesar disso alguns médicos indicam que estes casos devem ser qualificados como tontura e não como vertigem.
A vertigem rotatória pode ocorrer também em viagens de barco ou de avião. O consumo de álcool também pode provocar vertigens.
tratamento da vertigem vai depender da sua causa, podendo ser através de medicamentos que controlem os sintomas ou cirurgias a nível do ouvido interno.
Em sentido figurado, a palavra vertigem pode indicar uma tentação inesperada ou um momento de loucura momentânea
.

Diferença entre vertigem e tontura

Para muitos especialistas, apesar de serem classificadas como sinônimos, existem várias diferenças entre vertigem e tontura.
É verdade que tanto a vertigem como a tontura causam desequilíbrio. No entanto, as causas por trás da vertigem e tontura são distintas.
Enquanto a tontura pode ser causada pela desidratação, hipotensão (pressão arterial baixa) e hipoglicemia (níveis reduzidos de açúcar no sangue), a vertigem ocorre exclusivamente por alguma condição adversa no labirinto (ouvido interno), sendo que são conhecidas aproximadamente 300 afecções no ouvido interno que podem causar vertigens.

Vertigem postural

vertigem postural ou posicional é um vertigem forte causada por algumas alterações no posicionamento da cabeça (quando por exemplo uma pessoa olha para cima, inclinando a cabeça para trás).
A vertigem postural tem curta duração (aproximadamente 30 segundos) e pode aparecer graças a danos no ouvido interno, ou por uma otite média. Além disso, durante uma crise de vertigem postural é comum acontecer o nistagmo, que é uma movimentação irregular e involuntária dos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário